Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Habilidades
Plano 3 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Interaction
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é o terceiro de uma sequência de 3 planos que trabalha a competência oral, com foco na interação em sala de aula, através de brincadeiras e jogos. A escolha é sua: Você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará de um pote ou vasilha e de tiras de papel para escrever as habilidades (o arquivo para impressão ou cópia a mão das habilidades está disponível aqui). Após escrevê-las, dobre os papéis e coloque-os dentro do pote.
Context
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Como introdução ao tema abilities, mostre o printscreen do site Bulbapedia.net aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:
- Do you know any of these Pokémon from the list? Which one (s)? (esta pergunta serve para ativar o conhecimento prévio sobre Pokémon e aumentar o interesse dos alunos na aula que se inicia).
Em seguida, chame a atenção dos alunos para as diferenças existentes entre os Pokémon:
- Does Bulbasaur have the same characteristics as Charizard? Take a look at columns ‘ability 1’ and ‘hidden’ before answering (espera-se que eles consigam identificar que Bulbassauro e Charizard possuem habilidades diferentes: overgrow e chlorophyll; blaze e solar power, respectivamente).
- So, am I right if I say that there are some things Bulbasaur can do that Charizard can’t? (espera-se que os alunos digam que sim). Neste momento, recuperamos os significados de can e can’t com os alunos).
- After our comments on the list of Pokémon presented, are you able to complete the slide’s/image’s title? (espera-se que os alunos digam que sim e respondam abilities).
Após a descoberta do título, faça perguntas à turma que explorem o conceito de ability:
- What are your abilities? (resposta pessoal)
- What can you do that you think your friend next to you can’t? (resposta pessoal)
Fonte da imagem: https://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/List_of_Pok%C3%A9mon_by_Ability
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO