Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre planejar os aspectos gerais para a criação de um negócio, desde a identificação de público até a organização financeira para seu funcionamento, contemplando habilidades do componente curricular Matemática.
Comparações entre valores relativos, percentuais e absolutos.
Dados em planilhas.
Planejamento financeiro.
Objetivos de aprendizagem
Utilizar as medidas de tendência central e porcentagem para a montagem de um negócio.
Produzir um texto sobre análise de dados matemáticos para o planejamento de um empreendimento.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para essa aula, é necessário ao professor o conhecimento sobre as competências empreendedoras e de como se pode empreender (veja a seção Para se aprofundar). Deve-se pesquisar sobre características e necessidades do local onde a escola está inserida para saber se é viável oferecer algum comércio, serviço ou a produção de algum produto.
É necessário que os estudantes tenham, antecipadamente, aulas sobre as medidas de tendências centrais, como média, moda e mediana. Também se faz necessário que conheçam gráficos e planilhas, os procedimentos aritméticos e significados de números não-inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, bem como a porcentagem enquanto partes de um todo (isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um todo, bem como 10% equivale a 10/100, ou 0,1). Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes.
Neste plano será necessária uma revisão sobre o uso de calculadoras em cálculos percentuais e das medidas de tendência central. Você pode se inteirar melhor pelos links da seção Para se aprofundar.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Divida a turma em grupos com, no máximo, cinco integrantes, já no início da aula. Nessa etapa, a intenção é mobilizar as percepções dos estudantes acerca de suas interpretações sobre o que é importante fazer ao abrir um negócio. E também fazer a turma relembrar das possibilidades das medidas de tendência central, que devem ter sido pauta de aulas imediatamente anteriores a esta.
O que propor?
Comece a aula apresentando o vídeo “Como elaborar um plano de negócio” para os estudantes:
Peça que cada grupo fale ações importantes a serem realizadas para montar um negócio, conforme as informações trazidas no vídeo. À medida que os estudantes apontem essas ações, anote-as numa tabela que pode ser desenhada num quadro, como:
PLANO DE NEGÓCIO
Espera-se que os estudantes tenham atenção especial às ações de pesquisa e estudo sobre o negócio.
Pergunte:
Para analisar as características de um público, que medidas ou ferramentas matemáticas podemos usar?
Espera-se que os estudantes relembrem das principais medidas de tendência central: média, moda e mediana.
Problematização
Tempo sugerido
30 minutos.
Orientações
Esta aula se propõe a estudar aspectos da abertura de um negócio próprio. Neste sentido, propomos um estudo que considere as medidas de tendência central e porcentagem como nossas ferramentas matemáticas de análise.
O que propor?
Diga que a turma recebeu o desafio de fazer um plano de negócios de uma empresa de alimentos (salgados) para atender estudantes de uma escola de ensino fundamental (anos finais). Nesta primeira etapa, a missão será reconhecer a clientela e algumas preferências. Para isso, entregue aos estudantes a Atividade 1 e solicite que eles leiam as informações presentes na atividade e respondam aos questionamentos. Ao terminarem, organize para que um representante de cada grupo possa compartilhar as respostas e suas justificativas, se possível, escrevendo-as no quadro — você pode ajudar a escrever.
Espera-se que os estudantes identifiquem a moda como a melhor medida de tendência central para esta pesquisa. Ainda que se possa calcular a média de idade dos entrevistados, a moda dá ideia de maioria e, para um negócio, isso pode ser mais importante. Em sua maioria são variáveis qualitativas e a mediana e a média podem ser calculadas, no geral, a partir de variáveis quantitativas. Não se consegue ordenar as escolhas nem medir preferências para identificarmos o elemento central da nossa classificação ou poder aproximar um valor médio, assim fica inviável calcular a mediana e a média.
Por exemplo: se há 60% de pessoas que preferem a cor azul, a moda é o azul, pois configura a maioria das escolhas.
Sistematização
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Aqui é o momento de fazermos a análise dos dados coletados e criarmos um pequeno parágrafo sobre o público que a empresa irá atender.
O que propor?
Com esses dados, peça para os grupos construírem um pequeno parágrafo analisando o perfil de sua clientela. Nesse parágrafo, deve constar o que se identificou como características gerais, alguns comportamentos mais frequentes, o que faria uma pessoa comprar o produto e se os clientes estão longe ou perto da escola.
Pode organizar assim: (exemplo)
Perfil dos clientes
Majoritariamente, o público é de meninas e adolescentes na faixa dos 13 anos.
E depois peça um parágrafo único com tais informações, como forma de analisar seu público.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Nesta etapa, a intenção é saber se conseguiram perceber como a Matemática contribui para a análise de abertura de um negócio, ajudando a interpretar os aspectos necessários à abertura e gestão de um negócio.
O que propor?
Fomente uma pequena reflexão, pedindo que construam um resumo a partir das respostas às seguintes perguntas:
- É possível abrir um negócio sem saber sobre o público que se quer atender?
- Que ferramentas matemáticas podem ajudar a fazer análise desse público? (Espera-se como resposta: às medidas de tendência central e porcentagem.)
O registro de resposta a essas perguntas, que os estudantes realizarão, servirá de evidência de suas aprendizagens.
Esta aula pode ser aplicada no contexto remoto de aulas síncronas com a mesma estrutura. Para um contexto remoto assíncrono, pode-se fazer uma adaptação para o uso de uma sequência didática a ser seguida com a mesma dinâmica da metodologia de sala de aula invertida e os resultados sendo enviados pelo canal institucional conveniente, servindo para um feedback sobre as aprendizagens.
Envie o link do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=V3u2Tu6t1UU proposto na seção Contexto e a proposta da Atividade 1, e peça que elaborem as respostas às perguntas por escrito ou mesmo em vídeo.
Faça a pergunta que consta na seção Sistematização e peça as respostas na forma de imagens ou explicações escritas.
Faça a pergunta que consta na seção Aprendizagem e peça as respostas por escrito.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.