Atividade1.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: O que pensar no momento de montar um negócio?
Por: Fabio Menezes
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre planejar os aspectos gerais para a criação de um negócio, desde a identificação de público até a organização financeira para seu funcionamento, contemplando habilidades do componente curricular Matemática.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora.
- Comparações entre valores relativos, percentuais e absolutos.
- Dados em planilhas.
- Planejamento financeiro.
Objetivos de aprendizagem
- Utilizar as medidas de tendência central e porcentagem para a montagem de um negócio.
- Produzir um texto sobre análise de dados matemáticos para o planejamento de um empreendimento.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para essa aula, é necessário ao professor o conhecimento sobre as competências empreendedoras e de como se pode empreender (veja a seção Para se aprofundar). Deve-se pesquisar sobre características e necessidades do local onde a escola está inserida para saber se é viável oferecer algum comércio, serviço ou a produção de algum produto.
É necessário que os estudantes tenham, antecipadamente, aulas sobre as medidas de tendências centrais, como média, moda e mediana. Também se faz necessário que conheçam gráficos e planilhas, os procedimentos aritméticos e significados de números não-inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, bem como a porcentagem enquanto partes de um todo (isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um todo, bem como 10% equivale a 10/100, ou 0,1). Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes.
Neste plano será necessária uma revisão sobre o uso de calculadoras em cálculos percentuais e das medidas de tendência central. Você pode se inteirar melhor pelos links da seção Para se aprofundar.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre empreender, acesse:
- Riscos de abrir uma empresa. Disponível em: https://conube.com.br/blog/riscos-de-abrir-uma-empresa/. Acesso em 15 Nov. 2021.
- Quero abrir um negócio! Por onde devo começar? Disponível em: https://conube.com.br/blog/abrir-um-negocio/. Acesso em 15 Nov. 2021.
- Passo a passo para abrir um negócio. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/passo-a-passo-para-abrir-um-negocio,29d7f5190e08d510VgnVCM1000004c00210aRCRD Acesso em 15 Nov. 2021.
- Para saber mais sobre planilha digital, acesse:
- Como usar o Google Planilhas. Disponível em: https://support.google.com/docs/answer/6000292?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop. Acesso em 15 Nov. 2021.
- 5 Dicas e truques do Planilhas Google que você precisa saber! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=16xckle0Vus Acesso em 15 Nov. 2021.
- É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando:
- Como calcular porcentagens com calculadora. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/matematica/como-calcular-porcentagens-com-calculadora.htm. Acesso em 15 Nov. 2021.
- Como calcular porcentagem na calculadora comum - Simples e Rápido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mEGqY2FuEX8. Acesso em 15 Nov. 2021.
- É possível trabalhar medidas de tendência central, acessando:
https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/8ano/matematica/sequencia/medidas-de-tendencia-central/1028. Acesso em 05 Dez. 2021.
- Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro Planejando o Trabalho em Grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Calculadora.
- Folhas de papel com ou sem pauta.
- Computador com acesso à internet para uma pesquisa de preço, se possível.
- Atividade 1 impressa (uma para cada grupo).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO