FALAS-GANDHI
Plano de Aula
Plano de aula: Gandhi e os movimentos de resistência na Ásia
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao colonialismo
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI14, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Multimídia ou material impresso, quadro, giz, lápis preto, folhas de sulfite.
Material complementar:
Documento 1: GANDHI, Mahatma. A única revolução possível é dentro de nós. eBooks.
O e-Book traz uma compilação de pensamentos de Mahatma Gandhi e nos ajuda a esclarecer alguns de seus posicionamentos sobre o satyagraha, o amor, a educação e também nos mostra que a não violência é por ele entendida como a única forma de lutar contra impérios e restaurar a honra de uma nação.
Documento 2: Charge: Lorg Willingdon’s dilemma
A charge, datada dos anos 30 do século XX, mostra que mesmo prendendo o líder do movimento de luta pela independência do domínio britânico na Índia, não se conseguiria de fato prender todos que apoiavam, ou ainda que, mesmo com a prisão de Gandhi, o movimento continuava, pois a sua influência já havia feito muitos homens e mulheres estar prontos a entregar a própria vida em nome da independência de sua nação.
Documento 3: Síntese sobre a Marcha do Sal
A Marcha do Sal foi uma caminhada de mais de 300 km em 1930. A marcha tinha o intuito de resistir ao comando britânico que impedia a exploração do próprio sal, como era costume dos indianos. O texto contribui com a exemplificação do que foi e como Gandhi realmente praticava a não violência, disponibilizando, ainda, muitas imagens que podem ser apreciadas de alguma outra forma em sala de aula.
Para você saber mais:
GANDHI- Documentário. Arquivo N. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=coCxmnvIX30 Acesso em 21/2/2019.
BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2938561/mod_resource/content/1/BOBBIO.%20Dicion%C3%A1rio%20de%20pol%C3%ADtica..pdf Acesso em: 21/2/2019.
GANDHI, Mahatma. A única revolução possível é dentro de nós. eBook. 2004. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/gandhi.pdf Acesso em: 21/2/2019.
Texto informativo: ONEILL, Tom. Seguindo as pisadas de Gandhi. Disponível em: https://nationalgeographic.sapo.pt/historia/grandes-reportagens/478-legado-gandhi?showall=1 Acesso em: 21/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia, projete ou transcreva o objetivo da aula para toda a turma. Para que haja uma participação ativa e com características protagonistas dos estudantes em sua aprendizagem, é primordial que eles conheçam o que irão estudar e qual a finalidade.
Ao fazer a leitura do objetivo não é esperado que se antecipem as respostas para a aula, pois espera-se que a aprendizagem seja construída por meio da análise crítica dos documentos elencados para a aula. Então, espera-se que os estudantes consigam reconhecer o conceito de não violência utilizado por Gandhi em sua luta e resistência à colonização britânica na Índia.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Nesta aula iremos trabalhar com a aprendizagem colaborativa, onde cada estudante seja potencialmente protagonista no seu aprendizado e colabore de maneira positiva na aprendizagem dos demais alunos, principalmente por meio de trocas e auxílio durante o processo de aprendizagem.
Desta forma, organize a sala em grupos de quatro ou cinco estudantes, levando em conta as competências e as habilidades que poderão ser valorizadas durante as atividades. Pense em qual arranjo os estudantes conseguirão trabalhar apoiando-se nos amigos de sala. Caso os estudantes tenham problemas em se organizar em grupos, faça a divisão você mesmo e explique o motivo de tal fato.
Depois de organizados em grupos, disponibilize duas folhas sulfite para o grupo, informe a eles que uma folha será para que anotem as primeiras conclusões e discussões do Contexto da aula e a outra deverá ser guardada para o último momento da aula, que será uma atividade em grupo para a Sistematização. Caso não tenha folhas de sulfite em mãos, peça para que os estudantes utilizem folhas de seu próprio caderno
Depois disso, projete, imprima ou transcreva no quadro a questões expostas no slide como forma de levantar dúvidas e instigar pensamentos sobre como ser uma força de resistência sem o uso da violência, ou o uso de armas? Isso porque intentamos ofertar aos estudantes uma oportunidade de expor seus conhecimentos previamente acumulados, ou, ainda, deixar com que a criatividade e a sensibilidade sejam aguçadas mediante tais questionamentos.
Caso algum estudante diga que sabe como resistir sem usar a violência, ou, ainda, citar o conceito de não violência ou desobediência civil, peça para que compartilhe com a sala o que sabe e no final da aula retorne ao mesmo estudante e veja se seus conhecimentos se modificaram, ampliaram ou se continuam exatamente os mesmos. A ideia é que o estudante perceba que seus conhecimentos foram modificados e até enriquecidos com a aula e, que ele possa compartilhar isso com a turma.
Após a análise das questões propostas no Contexto, peça para que o grupo registre suas primeiras conclusões e seus conhecimentos prévios. Se for necessário, eles podem separar espaços na folha para que as respostas diferentes sejam consideradas e anotadas.
Para embasar as discussões sobre o “Gandhismo” e sua teoria de resistência pela não violência, utilizamos o verbete “Gandhismo” e o verbete “não violência”, ambos do Dicionário de Política (BOBBIO, 1998). Nele, tem-se as definições do satyagraha (termo criado por Gandhi para caracterizar seu modo de vida, pensamento religioso e ideias políticas que sustentaram a luta por meio da não violência) e seus seis princípios, indispensáveis ao homem forte e que luta pela força da verdade, nas concepções de Gandhi. Os verbetes poderão ser utilizados para conhecimento do professor. De início, não há necessidade de apresentá-los aos estudantes.
Para você saber mais:
Verbete: Gandhismo (p.535-538); Não violência (p.814-817). (BOBBIO, 1998). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2938561/mod_resource/content/1/BOBBIO.%20Dicion%C3%A1rio%20de%20pol%C3%ADtica..pdf Acesso em: 21/2/2019.
BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2938561/mod_resource/content/1/BOBBIO.%20Dicion%C3%A1rio%20de%20pol%C3%ADtica..pdf Acesso em: 21/2/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações:
No momento de Problematização da aula, propomos que, ainda em grupos, os estudantes façam a leitura compartilhada e a análise dos excertos do eBook “A única revolução possível é dentro de nós”, pois, neles, pode-se perceber de forma muito clara o que Gandhi compreendia pela satyagraha e seu método de resistência guiado pela não violência.
Para isso, o texto poderá ser projetado ou entregue impresso para os grupos. O arquivo com os pensamentos de Gandhi estão disponíveis aqui:
A leitura deverá ser feita por todos os integrantes do grupo, em um único momento, e, em seguida, indague com as seguintes pontuações:
- De acordo com os pensamentos de Gandhi qual a sua missão com a Índia?
- No segundo excerto, de que império Gandhi estaria falando?
- Qual o método utilizado por Gandhi para lutar contra os impérios injustos?
As conclusões do grupo poderão ser anotadas na folha de sulfite que já receberam no começo da aula. Logo após o término da atividade, escolha dois estudantes de grupos diferentes para falar para toda a sala sobre as considerações de seu grupo e, assim que terminarem, pergunte ao restante dos estudantes se alguém gostaria de falar sobre algo que não foi dito ou completar alguma linha de raciocínio.
No momento em que os estudantes farão a leitura de suas anotações e conclusões em grupo, é importante que você atente para as respostas e, se necessário, faça intervenções no final da leitura para pontuar algo que eles possam não ter compreendido, ou somente enriquecer com algo que não tenham notado. De acordo com as pontuações acima descritas, a expectativa é que:
- Os estudantes consigam compreender que, para Gandhi, sua missão não era somente lutar pela Independência da Índia, mas, sim, com ela, conseguir a fraternidade entre os homens sem que uma nação se sobreponha ou explore outras. Neste momento, o professor pode interferir nos posicionamentos do grupo e levá-los a pensar sobre os motivos que levaram Gandhi a escrever sobre isso. Neste caso, a grande exploração do império britânico sobre os povos indianos.
- Os estudantes identifiquem que o “império” descrito por Gandhi é, na verdade, o império britânico, que colonizou grande parte da Ásia, África, América e Oceania; isso entre os séculos XIV-XX.
- Gandhi praticava sua luta e resistência pela satyagraha, ou o método da não violência. De acordo com Gandhi a não violência não é a submissão ao malfeitor, é, ao contrário, um ato de coragem e doação de si em prol de uma luta maior.
Com os estudantes ainda em grupos, projete ou imprima a caricatura de Gandhi para que seja analisada pelo grupo mediante os seguintes tópicos:
- O que mostra a charge?
- Como Gandhi é retratado na charge?
- De acordo com a charge, qual seria o dilema de Lord Willingdon?
O arquivo com a charge está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xf7fewtvRVF2c8bWDswxXeYF7z8WefYmQzQGGXGAqkZZ8Z8gM9SF57zVbJ22/his9-14und03-gandhi.pdf
A expectativa é que, ao analisarem, os estudantes identifiquem que a caricatura mostra Gandhi sendo preso por um um homem. Neste caso, Lord Willingdon e uma multidão de pessoas com a mesma fisionomia de Gandhi acompanhando a prisão. Isso porque, ao ser retratado no rosto de todos presente na cena, pode-se entender que Gandhi é defendido e, mesmo preso, seus ideais continuam soltos e replicados por seus seguidores. Ou seja, o dilema do Lord seria: como prender tantos “Gandhis” ? Assim, espera-se que os estudantes consigam perceber que a crítica principal é quanto à prisão de Gandhi e, mesmo que ele seja preso, seus ideais já haviam sido replicados por muitos. Nesse caso, seria impossível prender a todos.
Para a finalização da atividade, peça para o grupo que use a outra folha de sulfite entregue ainda no começo da aula. Oriente para que façam ao menos o esboço de uma caricatura aos moldes da caricatura analisada, ou seja, nela deve conter um posicionamento crítico sobre Gandhi e o conceito de não violência, mesmo que os traços e os desenhos não sejam finalizados, a crítica e o humor devem ser. Para fazer a atividade, eles poderão utilizar as cores preto e branco para facilitar e uniformizar as atividades. Oriente-os ainda que, para o observador entender do que se trata uma caricatura, é importante que caprichem no título.
Converse com os estudantes sobre como elaborar uma caricatura em grupo e indique que, para se pensar em uma caricatura, primeiro deve-se ter em mente as características físicas da pessoa, ou, ainda, os dados do fato observado, ou as características do objeto a ser caricaturado. Os traços e os comportamentos devem ser exagerados e carregados de sentido cômico. O título da caricatura também tem muita importância, pois é a partir dele que o leitor buscará referências para melhor entender o humor da caricatura e o seu tema.
Há mais dois slides reservados para a Problematização da aula; um é a apresentação da charge que será analisada pelo grupo, e o outro é uma foto de Gandhi. Ambas são importantes para facilitar o processo de análise em grupo e de visibilidade do que deverá ser feito, ampliando com isso as informações necessárias para a elaboração da charge, proposta como atividade.
Com todas as dúvidas sanadas, terminadas as leituras dos dois alunos e as contribuições que puderam surgir, prepare-os para continuar a aula com a atividade de Sistematização.
Para você saber mais:
E-Book: “A única revolução possível é dentro de nós”
http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/gandhi.pdf Acesso em: 21/2/2019.
Problematização
Orientações: Apresente a charge para os estudantes, cuja as orientações estão descritas no slide anterior. Mas, de qualquer forma, a Problematização é esta:
Com os estudantes ainda em grupos, projete ou imprima a caricatura de Gandhi para que seja analisada pelo grupo mediante os seguintes tópicos:
- O que mostra a caricatura?
- Como Gandhi é retratado na caricatura?
- De acordo com a caricatura, qual seria o dilema de Lord Willingdon?
Caso não consiga projetá-lo, pode-se fazer a impressão da charge e entregá-la para cada grupo analisá-la. O arquivo com a charge é este: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xf7fewtvRVF2c8bWDswxXeYF7z8WefYmQzQGGXGAqkZZ8Z8gM9SF57zVbJ22/his9-14und03-gandhi.pdf
Problematização
Orientações:
Esse slide servirá para que os estudantes consigam visualizar de maneira mais nítida os traços da fisionomia de Gandhi, o que poderá facilitar a elaboração da charge em grupo. Por isso, projete-o em um local de visibilidade para todos, ou, caso tenha dificuldades em projetá-lo, entregue-o impresso. Esta foto está no arquivo com o texto dos pensamentos de Gandhi, utilizados para análise da proposta de Problematização e o link é este:
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Assim que terminarem a elaboração da charge, reserve um espaço na sala para afixarem suas produções e, conjuntamente, analisar as produções dos demais grupos. Neste momento, o professor deve acompanhar as trocas e intermediar em casos de críticas mal elaboradas ou até mesmo críticas negativas ou vexatórias.
A análise do trabalho pode ser conduzida de acordo com as seguintes indagações:
- Há charges parecidas?
- Há alguma charge muito diferente?
- Quais foram as motivações do grupo para ilustrar Gandhi de tal forma?
Escolha dois grupos para falar sobre o processo de elaboração da charge, seguindo as indagações propostas acima. Neste momento de fechamento da aula, é importante que você aproprie-se de todos os posicionamentos dos grupos escolhidos para apresentar seu trabalho e, ainda, ao terminarem, pergunte se mais algum grupo, ou estudante, gostaria de comentar, comparar ou completar algum comentário ou discussão.
Se durante a análise das fontes você perceber que seus estudantes necessitam de uma exemplificação do que foi de fato um ato de resistência e luta sem o uso da violência, você poderá utilizar a síntese do texto informativo sobre a “Marcha do Sal”, disponível aqui:
Para finalizar a aula indique a todos os estudantes como a não violência foi importante para os movimentos de independência da Índia, mas também como movimentou outros grupos de resistência, como Martin Luther King e sua luta pelo fim da segregação racial nos EUA durante a segunda metade do século XX.
Como adequar à sua realidade:
Caso tenha um tempo maior disponível para esta temática, vale a pena considerar o uso do documentário sobre a vida de Gandhi. O link é este: https://www.youtube.com/watch?v=coCxmnvIX30
Para você saber mais:
https://nationalgeographic.sapo.pt/historia/grandes-reportagens/478-legado-gandhi?showall=1
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe os questionamentos propostos na etapa. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
- Seria possível?
- Conseguir resistir e lutar sem violência?
- Vencer uma grande luta sem o uso de armas?
Dê um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos no próprio grupo da sala, por escrito, áudio ou vídeo. Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos intermediando a discussão entre eles.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar agrupados ou trabalhar individualmente.
Encaminhe os documentos com a imagem com falas de Gandhi e a charge. Envie-os junto com os questionamentos e as orientações para a produção da charge ou tirinha.
- De acordo com os pensamentos de Gandhi, qual a missão dele com a Índia?
- No segundo excerto, de que império Gandhi estaria falando?
- Qual o método utilizado por Gandhi para lutar contra os impérios injustos?
- O que mostra a caricatura?
- Como Gandhi é retratado na caricatura?
- De acordo com a caricatura, qual seria o dilema de Lord Willingdon?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder as questões, fazendo as ou charges ou tirinhas. Eles podem fazer as charges em papel e enviar fotos delas, ou podem fazê-las em um documento do Google Docs ou Google Apresentações compartilhado, de modo que todos possam editar o arquivo em conjunto. Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Sistematização
Nesta etapa, os grupos são convidados a compartilharem as charges com os colegas e a responderem:
- Há charges parecidas?
- Há alguma charge muito diferente?
- Quais foram as motivações do grupo para ilustrar Gandhi de tal forma?
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem as charges ou tirinhas, ou eles podem enviá-las por e-mail, Whatsapp, Facebook etc. O importante é que possam ver as charges produzidas pelos colegas e refletir sobre em que elas se parecem e se diferem.
Os alunos também podem postar as charges nas redes sociais, criando uma hashtag para todos usarem.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem saber um pouco sobre a biografia de Rui Knopfli, poeta de origem moçambicana e autor da poesia “Naturalidade” no link (disponível aqui), e ler algumas de suas poesias (disponível aqui).
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a Índia na matéria da Revista Aventuras na História (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar):disponível aqui.
Google Apresentações (como usar):disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Zacheu
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Totalitarismos e conflitos mundiais.
Objeto(s) de conhecimento: O colonialismo na África. As guerras mundiais, a crise do colonialismo e o advento dos nacionalismos africano e asiático.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI14 Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.
Palavras-chave: Gandhi. Índia. Não violência.