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Plano de aula: Colonialismo na África e a Conferência de Berlim

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao colonialismo

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI14) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: multimídia ou texto impresso, giz, quadro, folhas de sulfite, régua e canetas.

Material complementar:

  • Documento 1: "Ardjoumani e seus filhos, rei de Bondoukou". Imagem extraída da página 185 da obra “Do Níger ao golfo, da Guiné”, de Louis Gustave Binger, de 1892. Bondoukou é uma cidade situada na Costa do Marfim, país que tornou-se independente somente em 1960. O arquivo da foto está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YgkhsveyyJG2pyyVh7Qaj6rBu9Fv4qKXYmmt8mrWVtQtyvvWZmFNBAyKsNdC/his9-14und01-ardjoumani-e-seus-filhos-rei-de-bondoukou.pdf

  • Documento 2: Mapas do continente africano pré e pós colonização do século XX, utilizados para um comparativo quanto ao momento histórico pré e pós colonização europeia. Os dois mapas foram extraídos da obra “História Geral da África: África sob dominação colonial, 1880-1935”, tendo como editor, Albert Adu Boahen.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EWABVQjcC87yA3Yxmpb8V6JhSWc8yx36r9QSKB55WwEgeHrEAXqEZU7yfaCd/his9-14und01-livro-partilha-da-africa.pdf

  • Documento 3: Recortes da “Ata da Conferência de Berlim” redigida em 26 de fevereiro de 1885 entre as potências europeias, com o intuito de organizar a exploração do continente africano e seus recursos. Os países participantes foram: França, a Alemanha, a Áustria-Hungria, a Bélgica, a Dinamarca, a Espanha, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a Itália, os Países Baixos, Portugal, a Rússia, a Suécia, a Noruega e a Turquia.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TWJ7nvRCKSsDGQtFpA7ZrkbfQw8RF2pzwKyMehBpWtGpW4fhyGt4EyGthzcJ/his9-14und01-ata-conferencia.pdf

  • Documento 4: Declaração do rei Wogobo, o Moro Naba (rei dos Mossi) ao capitão Destenave, em 1895, em resposta a oferta de proteção do exército europeu.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w85g8FRk2ZMkaav9atY7n4A23pnF58kZPfQFeGTKgUFebtgW55WBP5XnqFDn/his9-14und01-declaracao-rei-africano.pdf

  • Documento 5: Material para o aluno “Quadro comparativo”. O quadro comparativo foi elaborado com a finalidade de auxiliar no processo de sistematizar as aprendizagens da aula.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9et8xFrAWCju4J3n8rwJ9DZK7GR4c3ahy5aPN2QZgStpt2pNuPQXrqGWaj4/his9-14und01-material-para-o-estudante.pdf

Para você saber mais:

“Ata geral redigida em Berlim em 26 de fevereiro de 1885. Disponível em: https://mamapress.files.wordpress.com/2013/12/conf_berlim.pdf Acesso em 20/02/2019.

ADU BOAHEN, Albert. História Geral da África- VII. África sob dominação colonial, 1880-1935. UNESCO, 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190255POR.pdf Acesso em 20/02/2019.

“Reações africanas ao colonialismo” Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/luarnaut/Reacoes%20africanas.pdf Acesso em 20/20/2019.

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2014.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia para os estudantes o objetivo da aula para que todos possam participar do processo de construção do conhecimento em conjunto. Para essa aula, é importante que a análise dos documentos selecionados sejam utilizados com o intuito de compreender que a colonização do continente africano foi regulamentada de acordo com os interesses dos países europeus que lá chegavam, inclusive antes da Conferência de Berlim, justificada muitas vezes, como um bom propósito do europeu em levar a civilização aos locais não civilizados ou em, classificados por eles, em estado de barbárie.

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