Plano de aula: Tomografia

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Radiações e suas aplicações na saúde

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula que se pauta pela habilidade EF09CI07, que discute o papel do avanço tecnológico na utilização das radiações na medicina diagnóstica. Nesta aula o assunto é a tomografia, a obtenção de imagens planas sucessivas que permitem aos médicos a visualização completa e detalhada das estruturas corporais dos pacientes, permitindo a delimitação topográfica e a análise a partir dos padrões de normalidade. Na aula anterior, abordamos a obtenção de imagens através da utilização de raios X. A tomografia utiliza a mesma radiação usada na obtenção de imagens 2-D. Entretanto, as máquinas de tomografia permitem imagens mais detalhadas e tridimensionais em função de soluções técnicas desenvolvidas.

Materiais necessários para a aula: Uma maçã (ou batata, laranja, mandioca, melancia…) fatiada transversalmente. É interessante que o material seja preparado previamente em casa com o auxílio dos pais dos estudantes.

Título da aula

Orientações: Apresente o slide título da aula para os estudantes. Verifique o conhecimento prévio dos alunos através de perguntas, como: "Vocês ja ouviram falar nessa técnica?", "com qual finalidade ela é aplicada?"... Aproveite o ensejo de discussões prévias do tema radiação para perguntar: "Que tipo de radiação vocês acham que é empregada nesta técnica?", "será que ela é destrutiva ou prejudicial ao homem?", “há algum cuidado necessário adotar na realização deste tipo de exame?”, “há algum risco ao realizar este tipo de exame?”