Plano de aula: Ressonância Nuclear Magnética

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Radiações e suas aplicações na saúde

Sobre esta aula

Para saber mais, acesse: https://hmsportugal.wordpress.com/2011/04/19/ressonancia-magnetica-nuclear-rmn/

Materiais necessários para a aula: Ímãs, isopor, bússolas, pratos rasos ou placas de Petri, água, azeite, mel/creme de leite/leite condensado.

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide para a classe e questione aos alunos sobre conhecimentos prévios que eles tenham a respeito do assunto. Os termos “ressonância”, “nuclear” e “magnética”, avaliados separadamente ou em conjunto, podem servir de base e estímulo para iniciar a discussão e a investigação sobre o método. Estimule os alunos através de perguntas, tais como: “ Vocês já ouviram falar em ressonância magnética”, “vocês saberiam dizer qual a finalidade desta técnica” ou ainda, “qual seria o mecanismo de funcionamento de um dispositivo de ressonância magnética?”. Apesar de parecer, aparentemente, complexo o tema, ele aparece com bastante constância na vida dos estudantes; em filmes, reportagens de TV, e algumas vezes em desenhos animados. Assim, não classifique as respostas dos alunos, apenas escute atentamente suas concepções prévias.