Plano de Aula

Plano de aula: Palavras compostas e verbete de enciclopédia

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formação de palavras por composição e emprego do hífen

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é distinguir palavras compostas por aglutinação e por justaposição.

Materiais necessários:

Imprima e prepare com antecedência o material (kit do jogo) disponível para impressão aqui.

Então, leve para a aula: o kit de jogo conforme o número de quartetos formados. Um kit para cada quarteto.

No kit, deverá conter: tabuleiro do jogo impresso em papel A3, envelopes para colocar a carta do inventor, as fichas com as perguntas, três tampas de garrafa pet em cores diferentes e as regras do jogo que deverão ser impressas em papel A4. As fichas com enigmas deverão ser cortadas antes da aula e envelopadas. Se for possível, imprima essas fichas em papel mais resistente.

Notebook e datashow.

Dificuldades antecipadas:

É possível que haja criança que não conheça o jogo da trilha, por isso, na introdução, ensine-os a manipularem o jogo conforme o plano sugere.

Referências sobre o assunto:

SILVA,Maria Cecília Pérez de Sousa e; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. 17ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BACHESCHI, Celso Antônio. Formação de palavras expressivas na norma urbana culta de São Paulo - Projeto NURC/SP. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-09122014-184316/publico/2014_CelsoAntonioBacheschi_VCorr.pdf>. Acesso em: 04 de agosto de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Antes da aula, prepare o material necessário de acordo com a quantidade de quartetos formados. Use o material disponível para impressão no material complementar.
  • Organize material suficiente para que todos possam jogar: tabuleiro, dado, tampas de pet, envelope com os desafios e regras do jogo. Um kit para cada quarteto.
  • Converse com a turma sobre a proposta da aula.