Plano de aula: Práticas corporais de lutas, artes marciais e esportes de combate

Descrição

No desenvolvimento deste plano, os estudantes irão identificar e distinguir os conceitos de artes marciais, lutas e esportes de combate, buscando analisar o percurso histórico dessas práticas corporais e como são vistas no mundo de hoje. Deverão analisar também o impacto dessas práticas na sociedade, avaliando os princípios que guiam os praticantes dos esportes de combate, das artes marciais e das lutas.

Objeto de conhecimento

• Esportes de invasão e combate.
  • Lutas do mundo.

Objetivos de aprendizagem

• Identificar e compreender os conceitos de artes marciais, lutas e esportes de combate, buscando analisar o percurso histórico dessas práticas corporais na contemporaneidade.
  • Analisar o fenômeno esporte em nossa sociedade.
  • Avaliar os princípios que guiam os praticantes dos esportes de combate, das artes marciais e das lutas.
  • Conhecer e experimentar modalidades de lutas, no que se refere aos seus aspectos técnicos, históricos e filosóficos.
  • Construir coletivamente formas de adaptar a modalidade tematizada de lutas do mundo às demandas do grupo e à realidade do contexto escolar (escola pública).

Competências gerais

1. Conhecimento