No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes compreendam o conceito de esportes de combate, diferenciando-os das lutas e das artes marciais, experimentando adaptações dessas modalidades esportivas e compreendendo sua lógica interna, identificando as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais mais requisitadas durante a prática desses esportes.
Experimentar os esportes de combate usando habilidades técnico-táticas, utilizando estratégias para solucionar os desafios decorrentes dessas práticas.
Diferenciar as modalidades esportivas de combate com base nos critérios da lógica interna.
Analisar as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática dos esportes de combate.
Discutir o conceito de esporte de combate diferenciando-o das lutas e das artes marciais.
Compreender o processo de esportivização e midiatização das lutas e a relação com os esportes de combate.
Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática dos esportes de combate.
Competências gerais
1. Conhecimento
3. Repertório cultural
5. Cultura digital
8. Autoconhecimento e autocuidado
Esportes de combate
Entre as categorias de esportes apresentados na BNCC (BRASIL, 2017), estão os esportes de combate que reu?nem modalidades caracterizadas como
disputas nas quais o oponente deve ser subjugado, com te?cnicas, ta?ticas e estrate?gias de desequili?brio, contusa?o, imobilizac?a?o ou exclusa?o de um determinado espac?o, por meio de combinac?o?es de ac?o?es de ataque e defesa (judo?, boxe, esgrima, taekwondo etc.).
González e Bracht (2012) destacam que para se ter êxito nesses esportes e? preciso atingir o corpo do adversa?rio ou conseguir algum grau de controle sobre ele.
É importante que os estudantes se apropriem dos conceitos e compreendam as diferenças entre lutas, artes marciais e esportes de combate, possibilitando discutir o processo de esportivização e midiatização das lutas, os aspectos históricos e culturais das artes marciais e a relação existente dessas práticas com os esportes de combate, enquanto categoria de esportes proposta pela BNCC (BRASIL, 2017) e tematizada nas aulas de Educação Física.
Nesse sentido, apresentamos os conceitos e características de lutas, artes marciais e esportes de combate:
Conceitos de lutas, artes marciais e esportes de combate
Correia e Franchini (2010, p. 1) indicam que
O termo “luta” de forma recorrente e dinâmica implica um investimento diversificado de representações e significados, o que por sua vez, lhe confere uma dimensão polissêmica. Como exemplificação, temos as noções de lutas de classe, dos trabalhadores, pelos direitos da mulher, pela vida e outros mais. No sentido lato, temos a situação em que o referido termo se circunscreve no contexto dos embates físicos/corporais por intenções de subjugações entre os sujeitos a partir de conflitos interpessoais e, invariavelmente, por conteúdos humanos contraditórios e ambivalentes.
As lutas podem ser consideradas como o grande grupo que contempla as artes marciais e os esportes de combate. As práticas corporais, que têm como base a oposição, ou seja, o combate direto entre oponentes e que permitem a eles agirem com controle de sua conduta e respeito durante o confronto, estão dentro desse grande conjunto.
Já o termo “arte marcial”, de acordo com Correia e Franchini (2010, p. 1),
faz referência a um conjunto de práticas corporais que são configuradas a partir de uma noção aqui denominada de “metáfora da guerra”, uma vez que essas práticas derivam de técnicas de guerra como denota o nome, isto é, marcial (de Marte, deus romano da guerra; Ares para os gregos).
Antes da criação das armas de fogo, as artes marciais eram utilizadas pelos povos orientais de antigamente para defesa e combate.
Implica uma configuração das práticas de lutas, das artes marciais e dos sistemas de combate sistematizados em manifestações culturais modernas, orientadas a partir das decodificações propostas pelas instituições esportivas. Aspectos e conceitos como competição, mensuração, aplicação de conceitos científicos, comparação de resultados, regras e normas codificadas e institucionalizadas, maximização do rendimento corporal e espetacularização da expressão corporal são alguns exemplos dessa transposição moderna de práticas seculares de “combate” (CORREIA; FRANCHINI, 2010)
Para ampliar os conhecimentos sobre os esportes de combate, sugerimos o seguinte vídeo:
Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 out. 2021.
CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz. Rio Claro, v. 16, n. 1, p. 01–09, 2010.
GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.
Materiais sugeridos
Caderno ou outros materiais que possibilitem o registro dos estudantes.
Cones.
Giz ou fita adesiva.
Folhas de papel para avaliação.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Reúna os estudantes e explique que a aula será sobre os esportes de combate, uma das categorias de esportes propostas pela BNCC que tem relação com as lutas e com as artes marciais. Por ser a primeira vez que os esportes de combate são tematizados este ano, verifique os conhecimentos prévios dos estudantes solicitando que, em grupos, simulem ou relatem como ocorre a prática de lutas e artes marciais que conheçam. A seguir, peça que anotem no caderno o que fizeram e o que observaram dos outros grupos sobre essas práticas. O formato de registro em caderno pode tomar a tabela abaixo como exemplo.
Práticas
corporais
Lutas
Artes
marciais
Esportes de combate
Quem já praticou?
Cite exemplos.
Conseguem citar algumas características dessas práticas?
Essas práticas aparecem na televisão?
Todas as pessoas podem realizar essas práticas?
O que é necessário garantir para que todas as pessoas participem?
Utilizando a tabela como referência, pergunte aos estudantes após a prática inicial: Quem já praticou lutas? Quem já praticou artes marciais? Quem já praticou esportes de combate? Quantifique as respostas marcando um X nas alternativas. Após as respostas, solicite que os estudantes deem exemplos para as práticas corporais apresentadas na tabela, considerando a prática realizada e as aprendizagens mobilizadas anteriormente na unidade temática de lutas. Em seguida, peça que analisem a composição das respostas, verificando a coerência entre uma prática estar em uma ou mais colunas, assim como a possibilidade de não estar em nenhuma delas. Promova uma discussão mais ampla, questionando-os: As lutas, as artes marciais e os esportes de combate são sinônimos e se referem às mesmas práticas corporais?
Explique brevemente como se deu o processo de esportivização das lutas e a influência da mídia (midiatização) nesse processo, perguntando quais dessas práticas aparecem mais na televisão. Incentive a participação de todos, utilizando diferentes meios de comunicação, estimulando a expressão e reflexão, análise crítica e argumentação sobre os questionamentos, perguntando se já conseguem diferenciar lutas, artes marciais e esportes de combate. Se julgar necessário, utilize o Para saber mais como suporte para a sua explicação.
Peça que observem a coluna elencada com os esportes de combate na tabela (provavelmente apareça judô, karatê, sumô, taekwondo, boxe, esgrima, jiu-jítsu, MMA), e respondam no caderno ou utilizando outros tipos de registros, como áudio, vídeo, desenho ou maquete.
Quais são as principais características dos esportes de combate?
Que habilidades motoras são necessárias para praticar esses esportes?
Quais capacidades físicas são exigidas nessas modalidades?
Quais estruturas corporais dos esportistas são requisitadas nesses esportes?
Essas modalidades são individuais ou coletivas?
As ações de ataque e defesa são combinadas?
Os esportes de combate seguem os regulamentos e as regras de instituições esportivas?
Existem locais disponíveis na sua comunidade para a prática desses esportes?
Todas as pessoas podem praticar esportes de combate? São necessárias adaptações ou flexibilizações de regras?
Em roda de conversa, solicite que os estudantes apresentem suas respostas utilizando múltiplas linguagens (oral, escrita ou gestual), destacando o que entenderam sobre os esportes de combate. É importante que identifiquem a lógica interna desses esportes, percebendo quais são os elementos comuns e os princípios que regem essas modalidades.
Atividade
Para o desenvolvimento da atividade prática, relacionada aos esportes de combate, visando ampliar a compreensão dos estudantes sobre a lógica interna dessas modalidades, sugerimos a experimentação adaptada do sumô, pois envolve o uso de habilidades motoras (como empurrar, desequilibrar e puxar), capacidades físicas (como força e agilidade), exige interação com o adversário (relação de oposição) na utilização de estratégias táticas e combinações de ações de ataque e defesa para subjugá-lo, sempre obedecendo a regras preestabelecidas (não sendo permitidos socos e chutes, por exemplo).
Atividade prática (sumô)
Na atividade prática, solicite que os estudantes se dividam em duplas de forma aleatória e peça que demarquem a área de combate (utilizando giz, cones ou fitas adesivas) no formato de um círculo com aproximadamente três metros de diâmetro.
Solicite que os estudantes estabeleçam algumas regras (ex. demarcar os espaços de disputa, saudar o oponente antes e após a disputa, determinar o tempo de duração de cada combate, não dar socos, chutes ou tentar derrubar o colega) para a realização da prática e para resguardar a integridade física de todos os participantes. Essas regras devem ser lidas oralmente e escritas em um painel ou quadro e ficarem visíveis perto do local da aula. É importante registrarem os combinados nos seus cadernos. Em duplas e na área de disputa, cada componente deverá colocar as mãos no corpo do colega e, simultaneamente, um tentará empurrar o outro para fora do círculo. Alterne as duplas para que os estudantes vivenciem a prática com colegas de estruturas corporais diferentes. Caso seja necessário, forme trios ou quartetos para que um estudante apoie o movimento do outro ou para que vivenciem a prática do sumô sentados, ampliando suas possibilidades de experimentação.
Após algumas rodadas, pergunte aos estudantes se o peso e o tamanho do seu oponente podem influenciar no resultado da disputa. Questione-os se essas diferenças na estrutura corporal do oponente exigem a utilização de habilidades motoras e capacidades físicas específicas para tentar subjugá-lo? Quais estratégias podem utilizar para resolver esses desafios? As respostas devem ser registradas pelos estudantes.
Sugira que os estudantes se dividam por categorias, considerando alguns aspectos, como o peso corporal, a estatura, a idade, o sexo, se já é atleta de algum tipo de luta etc. Eles devem criar nomes para essas categorias e fazer a classificação, produzindo uma tabela (exemplo abaixo) com essas informações, anotando no caderno os critérios elencados e em qual categoria se posicionaram.
Estudantes
Critérios
Categoria
Estudante A
Sexo: Feminino
Peso: 50 kg
Estatura: 154 cm
Leve
Estudante B
Sexo: Masculino
Peso: 61 kg
Estatura: 162 cm
Médio
Depois das reflexões e da classificação, promova outra rodada de experimentação, agora por categoria, e observe se as disputas ficaram mais equilibradas, se os estudantes já utilizam técnicas que melhorem seu desempenho nas disputas, se propõem novas estratégias táticas para tomar decisões durante o combate e se otimizam as capacidades físicas identificadas como fundamentais, utilizando-as para excluir o oponente da área de combate, e assim vencer a disputa.
Momento da reflexao
Promova a reflexão e um diálogo com os estudantes sobre os conceitos e as experiências vivenciadas na aula, questionando-os:
Conseguem conceituar os esportes de combate e diferenciá-los das lutas e das artes marciais?
Compreendem o processo de esportivização das lutas e a transformação dessas práticas em esportes de combate?
Quais esportes de combate são mais veiculados na mídia?
Conseguem diferenciar os esportes de combate com base nos critérios da lógica interna?
Reconhecem as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática dos esportes de combate?
A classificação por categorias tornou a disputa mais equilibrada?
Identificam locais disponíveis na comunidade para a prática dos esportes de combate?
Caso seja necessário, utilize recursos adicionais (textos, imagens ou áudios) para que todos os estudantes sejam incluídos nas discussões.
Sistematizacao do conhecimento
Proponha que os estudantes preencham uma lista de verificação no caderno para sistematizar o que aprenderam na aula, o que não conseguiram aprender e o que ainda têm dúvidas. Faça a leitura oral das perguntas para os estudantes que não consigam copiá-las.
Conhecimentos sobre os esportes de combate
Sim
Não
Ainda tenho dúvidas
Consigo diferenciar lutas, artes marciais e esportes de combate.
Consigo formular um conceito para esportes de combate.
Consigo compreender o processo de esportivização das lutas.
Consigo perceber que a mídia pode evidenciar determinados esportes de combate em detrimento de outros.
Consigo diferenciar os esportes de combate com base nos critérios da lógica interna.
Consigo reconhecer as principais habilidades motoras solicitadas nos esportes de combate.
Consigo reconhecer as capacidades físicas fundamentais nos esportes de combate.
Consigo identificar as estruturas corporais mais requisitadas nos esportes de combate.
Consigo identificar locais disponíveis na minha comunidade para a prática dos esportes de combate.
Registro e avaliacao
Para efetivar o registro das atividades desenvolvidas ao longo da aula, considere as anotações realizadas pelos estudantes no caderno e solicite que apresentem a lista de verificação. Sugerimos a utilização de uma atividade avaliativa a ser preenchida pelos estudantes ao final da aula, ou como tarefa de casa, para compor o processo avaliativo. Caso algum estudante não consiga fazer o registro escrito, utilize outro instrumento para realizar a avaliação (produção de podcast, leitura oral, relato de experiência etc.).
Atividade avaliativa - Esportes de combate
Nome:
Turma:
Data:
01) Assinale a alternativa que não apresenta um esporte de combate olímpico:
Boxe
Judô
Artes marciais mistas (MMA)
Esgrima
02) A partir das experiências vivenciadas na aula, formule um conceito para os esportes de combate.
03) Se o sumô fosse esportivizado e virasse um esporte de combate, como seria essa nova prática?
04) Na sua opinião, a midiatização das lutas e a transformação em esportes de combate estão mais relacionadas a qual aspecto:
Cultural
Econômico
Religioso
Esportivo
05) Na prática do sumô, quais habilidades motoras foram mais solicitadas:
Correr e saltar
Empurrar e puxar
Chutar e golpear
Quicar e arremessar
06) Nos esportes de combate de modo geral, qual capacidade física é fundamental para os atletas?
Velocidade
Flexibilidade
Força
Resistência aeróbia
07) Nas competições oficiais de esportes de combate, a estrutura corporal dos atletas é um dos critérios adotados para categorizá-los. A medida corporal mais utilizada é:
Envergadura
Peso
Estatura
Diâmetros
08) Existem locais disponíveis na sua comunidade para a prática dos esportes de combate?
Sim
Não
É possível adaptar
Ainda não verifiquei
Após avaliar o que responderam, dê um feedback utilizando uma nota, um conceito ou um parecer por escrito, possibilitando aos estudantes refletir sobre o seu preenchimento. Caso julgue necessário, insira outras perguntas ou questões para ampliar e aprofundar as aprendizagens mobilizadas na aula.
Barreiras
Barreiras
Exigir movimentos técnicos específicos dos esportes de combate.
Não adaptar ou flexibilizar as regras e os espaços para que os estudantes experimentem as atividades propostas.
Disponibilizar apenas um instrumento avaliativo para verificar a aprendizagem dos estudantes.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
Incentivar os estudantes a utilizar os movimentos que lhes são possíveis.
Fazer adaptações nas regras e nos espaços para incluir todos nas atividades.
Variar os instrumentos avaliativos para verificar a aprendizagem dos estudantes.
Desdobramentos
Como opções para o desdobramento das próximas aulas, sugerimos que os estudantes:
Experimentem outros esportes de combate (judô ou karatê, por exemplo), observando as diferenças e semelhanças entre o sumô e esses esportes, ampliando os conceitos da lógica interna dessas modalidades.
Discutam e registrem quais as habilidades motoras e capacidades físicas são mais evidenciadas nos esportes de combate.
Pesquisem sobre histórico, regras, espaços e equipamentos utilizados pelos atletas de esportes de combate, socializando os resultados da pesquisa com os colegas e professores.
Pesquisem quais são os esportes de combate que fazem parte do programa olímpico e paralímpico.
Diferenciem as modalidades de combate pesquisadas baseando-se nos critérios da lógica interna (cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação).
Produzam textos sobre a esportivização da cultura das lutas e as transformações em esportes de combate.
Desenvolvam os esportes de combate tematizados na escola em momentos e espaços que utilizam no lazer e compartilhem as experiências com os colegas e o professor.
Comece a aula utilizando os processos da Conversa inicial com as devidas adaptações. Transmita aos estudantes o objetivo da aula, busque extrair os conhecimentos prévios deles. Para isso, pode-se utilizar a tabela sugerida na Conversa inicial, com os questionamentos sobre luta, artes marciais e esportes de combate. Solicitem que eles respondam individualmente. Após a realização desta atividade, explore as reflexões por meio dos questionamentos pertinentes para levar ao estudante a clareza na diferenciação entre lutas, artes marciais e esportes de combate. Solicite aos estudantes que respondam as perguntas norteadoras em seus respectivos cadernos.
Peça para apresentarem suas respostas, destacando o que entenderam sobre os esportes de combate. É importante que identifiquem a lógica interna desses esportes, percebendo quais são os elementos comuns e os princípios que regem essas modalidades.
Relembrando o que já foi citado anteriormente, a luta é caracterizada pelo confronto corporal, no qual os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Sendo assim, a realização da vivência das atividades de lutas fica comprometida sem a devida supervisão do professor presencialmente. Recomendamos, portanto, que sua experimentação seja realizada quando retornarem as aulas presenciais, porém, podemos realizar algumas atividades relacionadas às lutas.
Se achar necessário, pode-se passar para os estudantes o vídeo sobre esporte de combate que está indicado no Para saber mais deste plano como mais uma estratégia para elucidar conhecimentos sobre esporte de combate.
Autor: Ricardo Alexandre R. Santa Cruz
Coautor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Edison de Jesus Manoel
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho