Plano de Aula

Plano de aula: Os esportes de combate

Descrição

No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes compreendam o conceito de esportes de combate, diferenciando-os das lutas e das artes marciais, experimentando adaptações dessas modalidades esportivas e compreendendo sua lógica interna, identificando as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais mais requisitadas durante a prática desses esportes.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Esportes de combate.

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar os esportes de combate usando habilidades técnico-táticas, utilizando estratégias para solucionar os desafios decorrentes dessas práticas.
  • Diferenciar as modalidades esportivas de combate com base nos critérios da lógica interna.
  • Analisar as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática dos esportes de combate.
  • Discutir o conceito de esporte de combate diferenciando-o das lutas e das artes marciais.
  • Compreender o processo de esportivização e midiatização das lutas e a relação com os esportes de combate.
  • Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática dos esportes de combate.

Competências gerais

1.       Conhecimento

3.       Repertório cultural

5.       Cultura digital

8.       Autoconhecimento e autocuidado