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Plano de aula: Os esportes de combate

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Descrição

No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes compreendam o conceito de esportes de combate, diferenciando-os das lutas e das artes marciais, experimentando adaptações dessas modalidades esportivas e compreendendo sua lógica interna, identificando as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais mais requisitadas durante a prática desses esportes.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Esportes de combate.

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar os esportes de combate usando habilidades técnico-táticas, utilizando estratégias para solucionar os desafios decorrentes dessas práticas.
  • Diferenciar as modalidades esportivas de combate com base nos critérios da lógica interna.
  • Analisar as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática dos esportes de combate.
  • Discutir o conceito de esporte de combate diferenciando-o das lutas e das artes marciais.
  • Compreender o processo de esportivização e midiatização das lutas e a relação com os esportes de combate.
  • Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática dos esportes de combate.

Competências gerais

1.       Conhecimento

3.       Repertório cultural

5.       Cultura digital

8.       Autoconhecimento e autocuidado

Esportes de combate

Entre as categorias de esportes apresentados na BNCC (BRASIL, 2017), estão os esportes de combate que reu?nem modalidades caracterizadas como

disputas nas quais o oponente deve ser subjugado, com te?cnicas, ta?ticas e estrate?gias de desequili?brio, contusa?o, imobilizac?a?o ou exclusa?o de um determinado espac?o, por meio de combinac?o?es de ac?o?es de ataque e defesa (judo?, boxe, esgrima, taekwondo etc.).

González e Bracht (2012) destacam que para se ter êxito nesses esportes e? preciso atingir o corpo do adversa?rio ou conseguir algum grau de controle sobre ele.

É importante que os estudantes se apropriem dos conceitos e compreendam as diferenças entre lutas, artes marciais e esportes de combate, possibilitando discutir o processo de esportivização e midiatização das lutas, os aspectos históricos e culturais das artes marciais e a relação existente dessas práticas com os esportes de combate, enquanto categoria de esportes proposta pela BNCC (BRASIL, 2017) e tematizada nas aulas de Educação Física.

Nesse sentido, apresentamos os conceitos e características de lutas, artes marciais e esportes de combate:

Conceitos de lutas, artes marciais e esportes de combate

Correia e Franchini (2010, p. 1) indicam que

O termo “luta” de forma recorrente e dinâmica implica um investimento diversificado de representações e significados, o que por sua vez, lhe confere uma dimensão polissêmica. Como exemplificação, temos as noções de lutas de classe, dos trabalhadores, pelos direitos da mulher, pela vida e outros mais. No sentido lato, temos a situação em que o referido termo se circunscreve no contexto dos embates físicos/corporais por intenções de subjugações entre os sujeitos a partir de conflitos interpessoais e, invariavelmente, por conteúdos humanos contraditórios e ambivalentes.

As lutas podem ser consideradas como o grande grupo que contempla as artes marciais e os esportes de combate. As práticas corporais, que têm como base a oposição, ou seja, o combate direto entre oponentes e que permitem a eles agirem com controle de sua conduta e respeito durante o confronto, estão dentro desse grande conjunto.

Já o termo “arte marcial”, de acordo com Correia e Franchini (2010, p. 1),

faz referência a um conjunto de práticas corporais que são configuradas a partir de uma noção aqui denominada de “metáfora da guerra”, uma vez que essas práticas derivam de técnicas de guerra como denota o nome, isto é, marcial (de Marte, deus romano da guerra; Ares para os gregos).

Antes da criação das armas de fogo, as artes marciais eram utilizadas pelos povos orientais de antigamente para defesa e combate.

Implica uma configuração das práticas de lutas, das artes marciais e dos sistemas de combate sistematizados em manifestações culturais modernas, orientadas a partir das decodificações propostas pelas instituições esportivas. Aspectos e conceitos como competição, mensuração, aplicação de conceitos científicos, comparação de resultados, regras e normas codificadas e institucionalizadas, maximização do rendimento corporal e espetacularização da expressão corporal são alguns exemplos dessa transposição moderna de práticas seculares de “combate” (CORREIA; FRANCHINI, 2010)

Para ampliar os conhecimentos sobre os esportes de combate, sugerimos o seguinte vídeo:

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 out. 2021.

CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz. Rio Claro, v. 16, n. 1, p. 01–09, 2010.

GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.

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