Plano de aula: Lutas: da localidade para o mundo

Descrição

No desenvolvimento do plano, os estudantes irão aprofundar estudos sobre as lutas menos familiares a eles ou que são pouco praticadas no Brasil, iniciando pela sua origem, os motivos de prática, a relação com a cultura de origem, como foi a sua evolução até os dias de hoje e quais as transformações no seu modo de prática.

Objeto de conhecimento

•  Lutas do mundo.

Objetivos de aprendizagem

• Pesquisar sobre as lutas do mundo pouco difundidas no Brasil.
  • Conhecer as diferentes lutas do mundo e seus principais fundamentos.
  • Experimentar as lutas do mundo, no que se refere aos seus aspectos técnicos, táticos, históricos e filosóficos.
  • Construir meios para que os estudantes possam adaptar a modalidade de luta às demandas do grupo e à realidade do contexto escolar (escola pública).
  • Refletir sobre as transformações históricas que constituem as práticas de lutas, o processo de esportivização e a midiatização das lutas.
  • Valorizar e respeitar as culturas de origem das modalidades de lutas do mundo.

Competências gerais

1. Conhecimento