Plano de Aula
Plano de aula: Lutas: da localidade para o mundo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
No desenvolvimento do plano, os estudantes irão aprofundar estudos sobre as lutas menos familiares a eles ou que são pouco praticadas no Brasil, iniciando pela sua origem, os motivos de prática, a relação com a cultura de origem, como foi a sua evolução até os dias de hoje e quais as transformações no seu modo de prática.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Lutas do mundo.
Objetivos de aprendizagem
- Pesquisar sobre as lutas do mundo pouco difundidas no Brasil.
- Conhecer as diferentes lutas do mundo e seus principais fundamentos.
- Experimentar as lutas do mundo, no que se refere aos seus aspectos técnicos, táticos, históricos e filosóficos.
- Construir meios para que os estudantes possam adaptar a modalidade de luta às demandas do grupo e à realidade do contexto escolar (escola pública).
- Refletir sobre as transformações históricas que constituem as práticas de lutas, o processo de esportivização e a midiatização das lutas.
- Valorizar e respeitar as culturas de origem das modalidades de lutas do mundo.
Competências gerais
1. Conhecimento
3. Repertório cultural
7. Argumentação
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Materiais sugeridos
- Caderno para registro do estudante.
- Quadro.
- Flip chart (anotações/professor poderá transportar para outros espaços: quadra, pátio etc.).
- Projetor multimídia.
- Quadra poliesportiva, pátio ou jardim/gramado.
- Colchonetes e/ou tatames de EVA.
- Cones e giz para demarcação de espaços.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a aula retomando brevemente o conceito de lutas e apresente os objetivos de aprendizagem do plano aos estudantes.
Liste no quadro e/ou no flip chart as modalidades mais conhecidas ou praticadas entre ou estudantes.
Lutas mais conhecidas ou já praticadas |
Judô |
Karatê |
Capoeira |
Peça aos estudantes para registrarem no caderno.
Em seguida, promova uma reflexão acerca das transformações históricas, do processo de esportivização e da midiatização das lutas, lançando alguns questionamentos:
- Vocês conseguem apontar alguma mudança ou transformação pela qual passaram as lutas? Como as práticas eram organizadas antes e como se apresentam nos dias atuais? (Promover uma discussão acerca das poucas regras e restrições existentes no contexto de origem das lutas, valendo-se quase tudo em um combate; discutir a evolução das modalidades)
- Vocês sabem dizer como ocorreu o processo de esportivização das lutas? Qual o papel das mídias nesse processo?
A ideia é mobilizar o conhecimento, possibilitando aos estudantes entender que toda produção humana é dinâmica, histórica e geograficamente discutida e renovada.
Considerando todo o mapeamento inicial, proponha a vivência de uma modalidade de luta do mundo atual, mas pouco difundida no Brasil. Para este plano sugerimos o sumô. Pode ser que o sumô esteja presente no cotidiano dos seus estudantes, de acordo com a realidade local. Se for o caso, eleja outra modalidade utilizando as estratégias aqui sugeridas.
Promova alguns questionamentos buscando levantar os saberes prévios dos estudantes acerca da modalidade “sumô”: Quem já ouviu falar no sumô? Alguém já praticou? Onde viram essa luta? Conhecem a origem e suas regras?
Apresente aos estudantes, por meio de vídeo, imagens e textos impressos ou exibidos pela tela do celular, a história, origem e principais características do sumô. Segue sugestão de materiais:
- Vídeo:
- Matéria “Como se luta sumô?”, disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-luta-sumo/. Acesso em: 5 dez. 2021.
Verifique se entre os estudantes existe algum que necessite de auxílio para poder compreender o vídeo. Nesse caso, procure formar duplas para que um estudante possa explicar ao outro o que está identificando no vídeo.
Organize os estudantes em pequenos grupos e oriente-os na realização de uma pesquisa sobre o sumô, a ser realizada no laboratório de informática da unidade escolar, na biblioteca ou em outros momentos que julgar conveniente. A pesquisa poderá ser iniciada já nesta primeira aula, podendo se estender às demais aulas sequenciais. Sugira diferentes materiais e fontes, e recomende aos estudantes a construção de um quadro com todas as descobertas realizadas, que poderá ser preenchido pelos respectivos grupos durante todo o desenvolvimento da sequência de aulas previstas.
Quadro lutas do mundo |
Grupo 1 - A história do sumô (surgimento, local de criação, biografia dos seus criadores) |
Grupo 2 - Principais golpes do sumô (fundamentos técnicos e objetivos) |
Grupo 3 - Principais regras de competição, cerimônia e rituais |
Grupo 4 - Vestuário e penteado |
Os estudantes deverão, no decorrer das aulas previstas, preencher o quadro de lutas do mundo e, posteriormente, socializar as suas descobertas com os seus colegas de turma. Poderão utilizar também imagens, vídeos, filmes, fotos e reportagens para complementar e corroborar suas descobertas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO