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Plano de Aula
Por: Thiago Domingues
No desenvolvimento deste plano, o estudante terá acesso a aspectos relativos ao conceito de esporte e suas características, além de discutir e refletir com os estudantes a respeito de situações de violência, doping e corrupção ocorridas no esporte, que envolvem atletas, clubes e confederações, torcedores e governos.
Esportes de rede/parede, invasão e de campo/taco.
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
7. Argumentação
O conceito de esporte
O esporte é um dos fenômenos culturais de maior influência em nossa sociedade e que envolve a participação dos atletas representando seus clubes ou países em busca da vitória e da conquista de títulos. Para a BNCC (2017, p. 215), o esporte
caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações esportivas), as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição.
O esporte de rendimento requer dos atletas um envolvimento e uma dedicação, em que passam por um treinamento técnico-tático rigoroso para estarem aptos para obter os melhores resultados nas competições.
O esporte na mídia
Os meios de comunicação de massa como a televisão, o rádio, a imprensa, os meios digitais encontram no esporte um produto muito interessante do ponto de vista comercial. A grande exposição do esporte nas mídias atrai patrocinadores que investem nas equipes e nos atletas. Existem diversas mídias especializadas que transmitem não só os jogos, mas também uma série de informações sobre as equipes, a vida dos atletas, a paixão do torcedor, influenciando uma infinidade de jovens e adolescentes que sonham em se tornar futuros jogadores de alguma das modalidades.
Os problemas relacionados ao esporte (doping, corrupção, violência)
A busca pela vitória a qualquer custo, a valorização do vitorioso, o grande aporte financeiro levam o esporte de rendimento a apresentar uma série de questões problemáticas no que se refere à ética. O doping, a corrupção, a violência, apostas ilegais acompanham o percurso histórico do esporte, especialmente na sua fase moderna.
As transformações históricas do fenômeno esportivo
No que se refere aos objetivos deste plano, o período do esporte moderno é o de maior relevância para se compreender as suas transformações mais importantes. De acordo com Tubino (2010, p. 24)
O Esporte Moderno foi criado pelo inglês Thomas Arnold, diretor do Rugby College, que, a partir de 1820, começou a codificar os jogos existentes com regras e competições. Rapidamente a ideia de Arnold se estendeu por toda a Europa. Com essa ideia surgiram os clubes esportivos, originados no Associacionismo inglês. Esse Associacionismo tornou-se o primeiro suporte para a Ética esportiva.
Um dos maiores incentivos à evolução do esporte moderno foi a retomada dos jogos olímpicos pelo Barão Pierre de Coubertin, em Atenas (1896). Esse movimento trouxe o segundo suporte para a ética esportiva e que até hoje é utilizado por muitas confederações esportivas: o fair play.
O olimpismo era baseado então em três premissas: a ética esportiva, o amadorismo e o associacionismo.
[...] os indivíduos pensarem através do esporte, ou seja, a ideia de associacionismo no esporte é de que através de uma associação de ideias fundamentada na prática esportiva, a criança, o jovem e o adulto cheguem nos princípios do conhecimento e apreendam valores, culturas e ideias. (GODTSFRIEDT, 2010, p. 1)
Esse modelo de olimpismo perdurou até as Olimpíadas de Berlim (1936), quando Hitler utilizou o esporte como forma de divulgar uma suposta supremacia ariana. Após a Segunda Guerra Mundial, a ideia dos princípios olímpicos entra em decadência, pois o mundo dividiu-se politicamente em dois: de um lado o bloco capitalista, com liderança dos Estados Unidos, e do outro um bloco socialista, com a liderança da hoje extinta União Soviética. Em Helsinque (1952), foi a primeira vez que a União Soviética participou de uma Olimpíada. Uma vez que os Estados Unidos obtiveram mais medalhas que o rival, a mídia ocidental começou a utilizar a referência do número de medalhas de um país como uma forma de classificação, utilizando as medalhas de ouro como referência. Era o capitalismo derrotando o socialismo. A partir daí o conceito de amadorismo caiu por terra. Ambos os lados burlavam o código olímpico. Os países capitalistas forneciam ajudas de custo e bolsas aos atletas, e os países socialistas tinham programas de detecção de talentos e proviam os atletas de uma carreira esportiva bancada pelo Estado.
Outros eventos políticos graves também envolveram os jogos olímpicos, como boicotes a determinadas edições e sequestros e mortes de atletas. A Guerra Fria foi marcada pela decadência do esporte com base nos princípios olímpicos:
A ética esportiva, vítima constante dos ilícitos (doping, inclusive), foi se desmanchando, sem força para enfrentar o “chauvinismo da vitória”, isto é, a vitória a qualquer custo. (TUBINO, 2010, p. 26)
Apesar de inúmeros movimentos internacionais terem surgido com o objetivo de resgatar os princípios olímpicos do esporte, a sua popularização como forma de entretenimento e principalmente ascensão na mídia trouxeram um enorme aporte financeiro que, em muitos casos, reforça o princípio da vitória a qualquer custo. A qualquer custo pode ser traduzida por atletas que se envolvem em doping e corrupção, pois os holofotes estão sempre nos vencedores e, além das carreiras esportivas serem relativamente curtas, há o falso mito de que todos recebem salários exorbitantes, e a violência, que ocorre entre jogadores, entre torcidas, entre gêneros, entre países. Além dos atletas, existem outros envolvidos tanto diretamente como indiretamente no esporte. São técnicos, médicos, árbitros, fiscais, dirigentes, presidentes de confederações locais e mundiais que a todo o momento surgem na mídia envolvidos em casos de corrupção ou outras questões ilegais.
O esporte contemporâneo
Com o arrefecimento da Guerra Fria, o esporte gradativamente passou de uma manifestação político-ideológica para uma comercial mercadológica.
Uma das diferenças entre o final do período moderno do esporte, caracterizado pela Guerra Fria, e o período contemporâneo, é a aceitação e exploração universal do profissionalismo a partir dos Jogos de 1988 e 1992, em Seul e Barcelona, respectivamente. O profissionalismo posterior à Segunda Guerra Mundial era mascarado e por isso representa essa transição. Após essas edições olímpicas nota-se a transformação das Olimpíadas num megaespetáculo dirigido pela lógica de mercado e segundo os interesses do mundo dos negócios. (MARQUES, 2009, p. 640)
O esporte então passou a ter uma orientação para a espetacularização e massificação em um mundo cada vez mais globalizado. O modelo do esporte moderno não dava mais conta de suprir as necessidades de prática das pessoas que passaram a atribuir outros sentidos e significados ao esporte: “Uma das facetas do esporte contemporâneo se apresenta na heterogeneidade de suas formas de manifestação. Embora contenha características específicas, esse fenômeno apresenta traços diferentes de acordo com o ambiente em que se insere” (STIGGER, 2002).
O esporte contemporâneo transita, assim, entre o esporte de alto rendimento e um modelo que propõe diferentes formas de manifestação do esporte, que se aproxima mais de um conceito de jogo, conforme propõe o texto da BNCC.
No entanto, essas características [do Esporte] não possuem um único sentido ou somente um significado entre aqueles que o praticam, especialmente quando o esporte é realizado no contexto do lazer, da educação e da saúde. Como toda prática social, o esporte é passível de recriação por quem se envolve com ele. As práticas derivadas dos esportes mantêm, essencialmente, suas características formais de regulação das ações, mas adaptam às demais normas institucionais aos interesses dos participantes, às características do espaço, ao número de jogadores, ao material disponível, etc. (BNCC, 2017, p. 215)
Apesar de não fazer parte do contexto da proposta deste plano, é importante refletir sobre a utilização do conceito de esporte pela BNCC em diferentes contextos, pois pode trazer confusões na sua aplicação. Ao explicar sobre a recriação do esporte em uma diferente manifestação, o texto da BNCC traz a seguinte frase:
Isso permite afirmar, por exemplo, que, em um jogo de dois contra dois em uma cesta de basquetebol, os participantes estão jogando basquetebol, mesmo não sendo obedecidos os 50 artigos que integram o regulamento oficial da modalidade. (BNCC, 2017, p. 215)
Claramente, o texto descreve um jogo e não sobre um esporte. Inclusive utiliza o termo “jogando basquetebol” para explicar a ação dos participantes. Jogo e esporte são manifestações diferentes. A própria BNCC enfatiza essa distinção na proposição da habilidade (EF35EF06):
Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer). (BNCC, 2017, p. 229)
Assim, voltando para o tema deste plano, as transformações históricas do esporte o levaram ao que hoje se chama de esporte contemporâneo. O esporte contemporâneo por um lado busca instituir uma apropriação do esporte pelas pessoas que atribuem a ele um sentido e significado que transcenderia o alto rendimento. Porém, o esporte contemporâneo é claramente regido pelo capitalismo, em que estão presentes a comercialização das marcas, os jogos, materiais, alimentos, eventos numa tentativa de levar as pessoas que não são atletas a consumirem os produtos do esporte. Aqui cabe uma pergunta: As pessoas se apropriam do esporte e atribuem a ele diferentes significados ou são levadas a consumir os produtos do esporte tentando praticá-lo de acordo com as suas possibilidades?
Vemos todos os dias pessoas praticando modalidades esportivas tipificadas procurando se aproximar ao máximo de uma situação de alto rendimento, principalmente no que se refere aos equipamentos. Por exemplo, é comum vermos crianças, jovens e adultos utilizando uniformes de grandes times até em um bate-bola na rua, ciclistas equipados com bicicletas e equipamentos profissionais para uma volta no fim de tarde ou no fim de semana, o mesmo acontece com praticantes de corrida, tênis, basquete ou outras modalidades.
Julgamos importante refletir com os estudantes que o fenômeno esportivo é tão presente em nossa sociedade que, muitas vezes, alguns problemas transcendem o esporte profissional. Para ficar forte como um ídolo, as pessoas fazem uso de anabolizantes ou um jogo de futebol que seria um momento de lazer pode se tornar violento quando o resultado assume uma importância maior do que a prática.
Bibliografia
GODTSFRIEDT, J. Esporte e sua relação com a sociedade: uma síntese bibliográfica. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 14. n. 142. Março de 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd142/esporte-e-sua-relacao-com-a-sociedade.htm. Acesso em: 4 fev. 2022.
MARQUES, R. F. R. Novas configurações socioeconômicas do esporte contemporâneo. R. da Educação Física/UEM Maringá, v. 20, n. 4, p. 637-648, 4. trim. 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4554522/mod_resource/content/1/Texto%205%20-%20Esporte%20contempor%C3%A2neo.pdf. Acesso em: 5 jan. 2022.
STIGGER, M. P. Esporte, lazer e estilos de vida: um estudo etnográfico. Campinas: Autores Associados, 2002.
TUBINO, M. J. G. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Eduem, 2010.
Links sugeridos
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 6 out. 2021.
FAIRBANKS, J. J. Doping: a corrupção dentro do universo esportivo. Monografia apresentada ao curso de Ciências Econômicas, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel do Instituto de Ensino e Pesquisa. Disponível em: https://repositorio.insper.edu.br/beta/bitstream/11224/1869/4/JULIA%20JARDIM%20FAIRBANKS_Trabalho.pdf. Acesso em: 4 fev. 2022.
MEZZADRI. F. M. Esporte e violência. Um estudo realizado com crianças da cidade de Curitiba praticantes de atividades esportivas analisando aspectos da violência física, violência simbólica, utilização de drogas e suas relações com práticas esportivas. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais7/Trabalhos/xEsporte%20e%20violencia.pdf Acesso em: 4 fev. 2022.
Os materiais aqui sugeridos podem ser substituídos ou adaptados de acordo com a sua realidade.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Inicie a aula retomando com os estudantes o conceito de esporte e explique a eles os objetivos de aprendizagem deste plano. Sugerimos a leitura da seção Para saber mais, que apresenta como ocorreu a transformação do esporte em esporte espetáculo.
Sugerimos a utilização de uma reportagem que fale sobre algum dos problemas no esporte. Disponibilizamos algumas a seguir para que as utilize de acordo com a característica da sua turma.
Corrupção
Reportagem sobre a corrupção nas Olimpíadas realizadas no Rio de Janeiro em 2016. Disponível em: https://exame.com/brasil/mais-alto-mais-forte-mais-corrupto-a-lava-jato-nas-olimpiadas/.
Vídeo sobre as suspeitas de corrupção para a escolha das Olimpíadas do Rio de Janeiro:
Violência
Conjunto de reportagens do jornal Gazeta Esportiva sobre atos de violência no esporte no Brasil e no mundo. Disponível em: https://www.gazetaesportiva.com/tag/violencia/.
Vídeo sobre casos de racismo e homofobia no futebol brasileiro.
Observe a necessidade de se dividir os estudantes em duplas ou trios de modo que leiam uns para os outros e tirem as suas conclusões acerca das reportagens. Faça alguns questionamentos:
Qual é o veículo da reportagem? Vídeo de internet, revista eletrônica, site?
Como o veículo apresenta a reportagem? Entrevista envolvidos, apresenta imagens, usa frases dos envolvidos?
Os envolvidos nos problemas são atletas? Se não são atletas, de que modo se envolveram?
As reportagens apresentam os motivos que levam as pessoas a se envolverem nessas questões?
Já presenciaram ou souberam de outros problemas do esporte iguais ou diferentes dos relatados nas reportagens?
As questões ou problemas relatados são um acontecimento específico do esporte de alto nível?
Vocês já ouviram falar de fairpPlay (jogo limpo)? O que significa?
Possibilite que os estudantes verbalizem as suas impressões. Observe como constroem as suas argumentações. No caso de pontos de vista diversos, procure fazer com que utilizem os textos utilizados como suporte para a construção de sua argumentação. Esse diálogo pode prosseguir em um momento posterior, se julgar interessante, dando um tempo maior para os estudantes aprofundarem no tema e defenderem seu ponto de vista.
A seguir, proponha uma atividade com tipificação esportiva. A ideia é que os estudantes vivenciem os elementos competição e valorização do vencedor presentes no esporte de rendimento e, a partir da sua experiência, discutam sobre como esses elementos poderiam desencadear questões negativas referentes a essa prática corporal.
O jogo deve valorizar a competição e a valorização daqueles que vencem.
Antes da atividade dialogue com os estudantes sobre uma situação hipotética. Eles são profissionais de determinada modalidade e irão participar de um campeonato mundial. A vitória atribui ao ganhador uma premiação em dinheiro importante, além de entrevistas na mídia, convite para participação de propagandas nos meios de comunicação, reconhecimento das pessoas nos lugares que frequenta, enfim, questões que estão presentes na vida dos atletas vencedores.
Peça aos estudantes que escolham uma modalidade de esporte individual e uma coletiva para adaptação, de acordo com os materiais e espaços disponíveis.
Aqui sugerimos uma de cada, para auxiliar na orientação aos estudantes.
Atividade 1 - Basquete contra o tempo
A ideia dessa atividade é propor uma adaptação dos torneios de habilidades de basquete, como campeonato de enterrada ou cesta de três pontos. Em um local da quadra, como, por exemplo, a linha central, dois alunos, cada um com uma bola, devem partir simultaneamente quicando a bola até aproximar-se da tabela de basquete e tentar marcar uma cesta. Quando conseguir, voltam até o ponto inicial e realizam a mesma tarefa. Sugerimos que sejam feitas três repetições. Quem conseguir realizar as três cestas primeiro, vence o jogo. Como adaptação, pode-se propor que façam apenas arremessos a uma curta distância e utilizando bolas mais leves.
Defina um critério de classificação. Por exemplo, quem perder a disputa será eliminado. Proponha que se chegue a uma semifinal. Se a sala tiver número ímpar, utilize, em algum momento, eliminatórias por tempo. Vamos supor que, após as rodadas de um contra um, restem cinco alunos. Cada aluno pode ser acompanhado por um colega que irá marcar o seu tempo de realização da tarefa. Os três menores tempos em ordem crescente recebem a medalha de ouro, prata ou bronze.
Atividade 2 - Futebol trio
Divida o espaço disponível em diversas pequenas quadras de futebol. Utilize cones para delimitar os gols. Divida as equipes que devem tentar marcar um gol no adversário. De acordo com o espaço disponível e o tamanho da turma, defina qual será o resultado final. Pode ser por morte súbita, ou seja, qualquer gol marcado elimina a equipe adversária. As equipes vão avançando até chegar à final.
Uma das características do esporte é a divisão das modalidades por gêneros. Proceda da mesma forma com os estudantes nas atividades.
É importante avaliar a sensação dos estudantes durante as práticas.
Como se sentiram ao serem eliminados?
Como se sentiram ao chegarem à final e perderem?
Como se sentiram ao chegar à final e ficarem em terceiro lugar?
Como foi realizar a prática de modo individual e de modo coletivo?
Houve situações de conflitos nas atividades individuais? E nas coletivas?
Ao final dos torneios, qual foi a sensação de saber que as pessoas que venceram teriam prêmios e reconhecimento, enquanto aqueles que perderam seriam desconhecidos. Conforme os estudantes relatam o que sentem, faça registros dos pontos mais importantes levantados por eles e que se conectam com os objetivos desta aula.
Converse com os estudantes sobre a atividade fazendo algumas questões que relacionam o que discutiram e fizeram aos objetivos deste plano.
Inicialmente, comente que devem analisar as práticas ainda na perspectiva profissional. O vencedor é supervalorizado e os perdedores em geral ficam no ostracismo.
Em qual das atividades a frustração da derrota ou eliminação foi maior?
Alguém ficou com um sentimento ruim ao ser derrotado, como raiva, frustração, chateação?
Como foi ser o campeão ou a campeã da modalidade individual?
Qual a sensação de se treinar arduamente durante dias, meses e anos e chegar à competição e ser eliminado, vendo os outros sendo valorizados?
Como acham que os atletas que vivem disso se sentiriam?
Em um momento como esse vocês acham que, se alguém oferecesse um meio da pessoa ganhar as competições utilizando substâncias que melhoram o seu desempenho, elas aceitariam?
Possibilite que os estudantes verbalizem as suas impressões. Talvez seja interessante gravar as respostas dos estudantes e posteriormente ouvir novamente para organizar a sua avaliação.
A seguir, conduza a conversa solicitando aos estudantes, não mais na perspectiva profissional, que respondam:
O que acharam das atividades? Gostaram ou não?
Quais atividades preferem, individuais ou coletivas? Por quê?
De acordo com o que discutiram e vivenciaram, por que acham que os atletas utilizam substâncias ilícitas?
As características do esporte influenciam nisso?
Acreditam que o esporte sempre teve essas características ou foi se transformando ao longo do tempo?
Por que existe a supervalorização da vitória no esporte?
Acreditam que essa supervalorização leva as pessoas a discutirem, brigarem e usarem substâncias ilícitas?
E os torcedores? Se não vivem profissionalmente do esporte, por que usam da violência (xingamentos, agressões físicas e até morte entre as torcidas)?
Vocês já presenciaram ou participaram de algum jogo no qual houve discussão, xingamentos ou agressão física?
Se as pessoas jogam por lazer e o lazer é uma escolha, por que brigam?
Novamente, permita que os estudantes discutam sobre as questões, defendam os seus pontos de vista e respeitem os pontos de vista dos colegas. Observe se conseguem relacionar o que vivenciaram com os problemas do esporte, especialmente no que se refere à competição e valorização da vitória.
Comente com os estudantes que os problemas dos esportes advêm de inúmeros fatores. Diga que nas aulas subsequentes irão aprofundar aprendizagens sobre as transformações históricas do esporte e sobre como isso também trouxe os problemas que hoje existem nessa prática corporal.
Explique aos estudantes que o esporte é um dos fenômenos de maior impacto em nossa sociedade. O crescimento mundial da cobertura esportiva pela mídia e a globalização do esporte ocorrida na TV levam partidas de inúmeras modalidades esportivas simultaneamente a todo o mundo. Isso une telespectadores e consumidores ao mercado de produtos esportivos. O investimento financeiro no esporte é enorme. No que envolve os atletas, eles recebem salários altos e dinheiro dos patrocinadores, desde que figurem entre os vencedores. Além de salários, soma-se o status social, prestígio e poder de influência local, nacional ou até internacional.
Sugerimos dar um exemplo aos estudantes: podemos lembrar de um campeão mundial de surfe, como o brasileiro Gabriel Medina, mas dificilmente conseguiríamos dizer quem foi o segundo ou terceiro colocado, mesmo sabendo que essas posições já seriam de grande valor. Aliás, se o Gabriel Medina fosse o vice-campeão mundial, talvez muito pouco ouvíssemos falar dele.
Retome com os estudantes a atividade: comente que a frustração com a derrota é muito maior nos atletas e muitos sentem-se tentados a utilizar substâncias ilícitas para se destacarem e serem reconhecidos financeira e socialmente.
Peça aos estudantes que respondam algumas questões elaboradas a partir das dimensões do conhecimento da Educação Física propostas na BNCC, relacionadas aos objetivos de aprendizagem deste plano, preenchendo o quadro:
Objetivos da aula:
| ||
Dimensão do conhecimento | Perguntas | Respostas |
Experimentação: conhecimentos que não podem ser acessados sem passar pela vivência corporal. | 1- De que modo a vivência possibilitou reconhecer o conceito de esporte? 2- A adaptação das práticas funcionou para todos? Houve necessidade de adaptação? Se houve, qual o motivo? 3- A vivência das práticas auxiliou na discussão sobre as situações de conflito nos esportes? | |
Construção de valores: vincula-se aos conhecimentos originados em discussões e vivências no contexto da tematização das práticas corporais. | 4- As discussões e a vivência possibilitaram uma maior compreensão dos problemas no esporte? Por quê? | |
Análise: está associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais (saber sobre). | 5- Conhecer o conceito e as características do esporte foi importante para identificar os problemas da prática corporal? Por quê? 6- De que forma a supervalorização da vitória no esporte se relaciona aos problemas de doping? |
Para a correção das respostas, sugerimos um exercício de avaliação por pares. Dois estudantes trocam as respostas e analisam. Fazem perguntas aos colegas procurando complementar as respostas ou tirar dúvidas sobre o que leram. A visão de diferentes pontos de vista sobre um assunto é importante para a construção da própria identidade, da empatia e do respeito à opinião dos outros. Acompanhe o processo circulando pela sala e registrando falas dos estudantes que julga relevantes para compor a avaliação final deste plano.
Observe a necessidade dos registros serem feitos em outras linguagens. De acordo com as características da turma, pode-se propor que as perguntas sejam registradas em áudio e transmitidas para um colega com baixa visão, por exemplo.
Barreiras
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
Para as aulas subsequentes deste plano sugerimos retomar com os estudantes sobre as transformações históricas do esporte. Para isso, utilize o texto do Para saber mais que explica as transformações do esporte moderno até o que chamamos de esporte contemporâneo. Os estudantes podem realizar uma pesquisa por modalidade, apresentando a sua transformação. Um caso típico bastante estudado e ocorrido no Brasil foi em relação à modalidade de voleibol ocorrida na década de 1980. A modalidade, pouco praticada no Brasil, se tornou a segunda maior praticada devido à influência da mídia. Assim, é possível utilizar a reportagem que fala sobre escândalos de corrupção na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
Outro ponto Interessante a ser abordado é sobre como a mídia divulga e promove, muitas vezes, uma imagem de que todos os participantes de uma determinada modalidade esportiva são bem-sucedidos, levando adolescentes e jovens a abdicarem dos estudos para tentar carreira esportiva.
Para contrapor essa questão, sugerimos a leitura da reportagem do link a seguir que mostra o Relatório DRT 2015, feito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O esporte que atrai o maior investimento financeiro no Brasil tinha 82,4% dos jogadores com contrato recebendo até R$ 1.000,00 de salário e 13,68% recebendo por mês entre R$1.001,00 e R$5.000,00.
Para o ensino remoto sugerimos utilizar a mesma estratégia da Conversa inicial apresentando aos estudantes as reportagens que falam sobre os problemas no esporte. Prossiga com os questionamentos junto a eles sobre as características do esporte, a situação dos atletas mediante a supervalorização da vitória, o grande envolvimento financeiro que o esporte traz devido à globalização das modalidades esportivas apresentadas na TV. Veja com os estudantes se é possível realizar uma entrevista com algum atleta praticante ou ex-praticante de uma modalidade esportiva que conhecem ou com quem poderiam entrar em contato pelas redes sociais. Organize com os estudantes o roteiro da entrevista. É importante ater-se aos objetivos de aprendizagem da aula. Peça ao entrevistado que relate a sua história dentro da modalidade, se passou por algum problema relacionado à supervalorização da vitória, se identificou outros problemas durante a sua carreira, o que ele poderia dar de orientação aos estudantes que gostariam de seguir uma carreira esportiva de acordo com a sua experiência.
Como produto, pode-se pedir aos estudantes que gravem um vídeo, individualmente ou em grupo, contando sobre um problema em determinada modalidade esportiva. É importante que os vídeos cubram uma grande variedade de modalidades, incluindo modalidades como lutas, práticas de aventura, individuais ou coletivas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.
Autor: Thiago Domingues
Mentor: Edison de Jesus Manoel
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho
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