Plano de Aula
Plano de aula: As danças de salão espalham-se pelo mundo
Por: Anansa Campos
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Descrição
A proposta deste plano é levar os estudantes a refletir sobre como a influência da colonização modificou as tradições das danças de salão e seus elementos constitutivos, e como essa influência possibilitou a criação de novos modos de prática dessas danças.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Danças de salão.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer os elementos constitutivos das danças de salão.
- Identificar as modificações das tradições culturais nas danças de salão.
- Identificar os diversos modos de prática das danças de salão.
Competências gerais
1. Conhecimento
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultural digital
7. Argumentação
10. Responsabilidade e cidadania
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Aula
Materiais sugeridos
- Caderno do estudante.
- Caneta ou lápis e borracha.
- Aparelho para reproduzir música.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a aula fazendo uma roda de conversa com os estudantes e retomando no diálogo algumas características das danças de salão, como, por exemplo, o fato de serem conhecidas também como danças sociais e surgirem sendo praticadas em grandes salões para que os dançarinos pudessem se deslocar pelo espaço livremente, por isso o nome danças de salão.
Os elementos constitutivos da dança de salão eram simples e imitavam os movimentos naturais do ser humano, o ritmo se dava de maneira bem marcada pelos passos das danças e pelas músicas que as acompanhavam, e os espaços eram designados como pessoais e compartilhados com o outro, visto que a ação pessoal está sempre em associação com o espaço do outro, implicando o compartilhamento das ações.
Difundindo-se pelo mundo por meio da colonização, o contato das danças de salão europeias com outras culturas e tipos de danças locais acabou gerando uma grande variação de danças hoje difundidas pelo mundo, como a rumba, original de Cuba, mas com influência africana e espanhola, ou o tango, dança argentina que tem influência de países da região da Boêmia e de Cuba. Nessas variações, os elementos constitutivos passaram a ter gestos e ritmos mais firmes, rápidos e coreografados, espaços mais próximos entre os dançarinos e coreografias com movimentos que exploram as capacidades físicas como flexibilidade e agilidade.
Os modos de prática também se ampliaram e as danças de salão passaram a ser praticadas também como manifestação religiosa, de lazer, cultural, exercício físico para manutenção da saúde ou prática competitiva.
Proponha que irão assistir a um vídeo para identificar os elementos comuns (ritmos, espaços e gestos) e as características da música de uma das danças de salão mais antigas, o minueto. A seguir, irão assistir a um vídeo de uma dança de salão praticada nos dias de hoje. Aqui, sugerimos a rumba, mas você pode utilizar outras danças de acordo com a sua localidade. A rumba é uma dança cubana que se originou de matrizes espanholas e africanas. Após a análise dos vídeos, devem registrar as suas investigações em seus cadernos, conforme modelo a seguir:
Dança | Elementos constitutivos | Música | ||
Ritmo | Espaço | Gestos | ||
Rumba | ||||
Minueto |
Vídeo 1
Vídeo 2
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