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Plano de aula: As danças de salão espalham-se pelo mundo

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Descrição

A proposta deste plano é levar os estudantes a refletir sobre como a influência da colonização modificou as tradições das danças de salão e seus elementos constitutivos, e como essa influência possibilitou a criação de novos modos de prática dessas danças.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Danças de salão.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer os elementos constitutivos das danças de salão.
  • Identificar as modificações das tradições culturais nas danças de salão.
  • Identificar os diversos modos de prática das danças de salão.

Competências gerais

1. Conhecimento

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultural digital

7. Argumentação

10. Responsabilidade e cidadania

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Materiais sugeridos
  • Caderno do estudante.
  • Caneta ou lápis e borracha.
  • Aparelho para reproduzir música.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a aula fazendo uma roda de conversa com os estudantes e retomando no diálogo algumas características das danças de salão, como, por exemplo, o fato de serem conhecidas também como danças sociais e surgirem sendo praticadas em grandes salões para que os dançarinos pudessem se deslocar pelo espaço livremente, por isso o nome danças de salão.

Os elementos constitutivos da dança de salão eram simples e imitavam os movimentos naturais do ser humano, o ritmo se dava de maneira bem marcada pelos passos das danças e pelas músicas que as acompanhavam, e os espaços eram designados como pessoais e compartilhados com o outro, visto que a ação pessoal está sempre em associação com o espaço do outro, implicando o compartilhamento das ações.

Difundindo-se pelo mundo por meio da colonização, o contato das danças de salão europeias com outras culturas e tipos de danças locais acabou gerando uma grande variação de danças hoje difundidas pelo mundo, como a rumba, original de Cuba, mas com influência africana e espanhola, ou o tango, dança argentina que tem influência de países da região da Boêmia e de Cuba. Nessas variações, os elementos constitutivos passaram a ter gestos e ritmos mais firmes, rápidos e coreografados, espaços mais próximos entre os dançarinos e coreografias com movimentos que exploram as capacidades físicas como flexibilidade e agilidade.

Os modos de prática também se ampliaram e as danças de salão passaram a ser praticadas também como manifestação religiosa, de lazer, cultural, exercício físico para manutenção da saúde ou prática competitiva.

Proponha que irão assistir a um vídeo para identificar os elementos comuns (ritmos, espaços e gestos) e as características da música de uma das danças de salão mais antigas, o minueto. A seguir, irão assistir a um vídeo de uma dança de salão praticada nos dias de hoje. Aqui, sugerimos a rumba, mas você pode utilizar outras danças de acordo com a sua localidade. A rumba é uma dança cubana que se originou de matrizes espanholas e africanas. Após a análise dos vídeos, devem registrar as suas investigações em seus cadernos, conforme modelo a seguir:

Dança

Elementos constitutivos

Música

Ritmo

Espaço

Gestos

Rumba

Minueto

Vídeo 1

Vídeo 2

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