Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando com diferentes unidades de medida
Por: Lucas Henrique Viana
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações-problemas que contemplem o uso das quatro operações com diferentes unidades de medida
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)
Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...
Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.
Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)
Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...
Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.
Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)
Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...
Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.
Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)
Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...
Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.
Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta atividade, pretende-se levar os alunos a resolverem situações-problemas que contemplem o uso das quatro operações com diferentes unidades de medida.
Peça inicialmente que os alunos tentem resolvê-la individualmente, por aproximadamente 8 minutos. No tempo restante, peça que compartilhem com seus colegas suas dúvidas e estratégias de resolução.
Propósito: Mobilizar os alunos a explorarem os dados do enunciado de um problema e a utilizar estratégias de resolução de problemas que contemplem o uso das operações com diferentes unidades de medida.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 8 a 10)
Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.
Caso você perceba que algum aluno ainda não desenvolveu com esta atividade os objetivos da aula, ou você perceba que ele precisa aprofundar seus conhecimentos sobre a temática estudada, solicite que ele responda as atividades complementares.
Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
- Os dados fornecidos no texto foram úteis?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 8 a 10)
Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.
Caso você perceba que algum aluno ainda não desenvolveu com esta atividade os objetivos da aula, ou você perceba que ele precisa aprofundar seus conhecimentos sobre a temática estudada, solicite que ele responda as atividades complementares.
Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
- Os dados fornecidos no texto foram úteis?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 8 a 10)
Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.
Caso você perceba que algum aluno ainda não desenvolveu com esta atividade os objetivos da aula, ou você perceba que ele precisa aprofundar seus conhecimentos sobre a temática estudada, solicite que ele responda as atividades complementares.
Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
- Os dados fornecidos no texto foram úteis?
Encerramento
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 11 e 12)
Orientação: Encerre a aula retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre como operar com diferentes unidades de medida. Destaque também as principais aprendizagens da aula, conforme os slides 11 e 12.
Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.
Encerramento
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 11 e 12)
Orientação: Encerre a aula retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre como operar com diferentes unidades de medida. Destaque também as principais aprendizagens da aula, conforme os slides 11 e 12.
Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, dessa forma, você pode aproveitar esse momento para identificar as estratégias de resoluções e dúvidas de cada aluno.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Resolver situações-problemas que contemplem o uso das quatro operações com diferentes unidades de medida
Conceito-chave
Utilização das quatro operações com diferentes unidades de medida
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;