Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado em um componente curricular ou de forma interdisciplinar, abrangendo os componentes de Geografia e Matemática, fazendo uso de habilidades complementares. Neste plano discutiremos situações de estudo que demandam uma preparação financeira, prévia ou não. A escolha profissional e o universo do trabalho que será desbravado pelos estudantes abrem portas que permitem compreender a importância de uma preparação financeira para a realização de cursos, formações, investimentos em estudos e instrumentos de trabalho.
Desenvolver soluções para problemas cotidianos usando diferentes ferramentas, inclusive digitais.
Planejar ações futuras que impactem diretamente a formação do indivíduo para o mundo do trabalho.
Criar ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
10. Responsabilidade e cidadania
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Assista aos vídeos 1 e 2 com antecedência. Anote os pontos que acha importante que sejam ressaltados. Baixe os vídeos, se sua escola não dispuser de internet.
O vídeo é uma animação infantil sobre a Cigarra e a Formiga, todo narrado e dublado em português.
O vídeo retrata as trocas intertemporais de dois irmãos.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Retroprojetor.
Notebook.
Folhas de papel para cartaz (kraft ou cartolina).
Quadro branco e pincel.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
8 minutos.
Orientações
Quem está atento às dicas e interessado nos conhecimentos sobre educação financeira já percebeu que se organizar financeiramente, poupar e aumentar a renda depende de escolhas. Essa questão de escolhas abre caminho para um conceito interessante na Educação Financeira: a troca intertemporal. A expressão “troca intertemporal” está relacionada aos efeitos das escolhas que fazemos hoje (no presente) sobre nossas vidas amanhã (no futuro). Do ponto de vista financeiro, podemos falar que, se você gasta muito dinheiro no presente, poderá ter problemas no futuro, ou, de forma contrária, você pode gastar menos dinheiro hoje para ter mais dinheiro amanhã. Podemos pensar nisso como uma escolha no tempo, daí o nome troca intertemporal. (https://parceirosdofuturo.com.br/troca-intertemporal-ou-juntar-um-pouco-hoje-para-consumir-amanha/)
O que propor?
Mostre o vídeo ou leia a fábula “A cigarra e a formiga” com entusiasmo para a turma. Em seguida, faça as perguntas para os estudantes:
- O que você entendeu da história?
- De acordo com o vídeo e/ou texto, o que seriam trocas temporais?
- Avalia a frase: “As escolhas que fazemos hoje geram consequências no futuro”. De que forma nossas escolhas podem impactar nossas vidas?
Espera-se que respondam que a história fala de uma cigarra que gostava de levar a vida a cantar, sem se preocupar com o futuro, e que também existia uma formiga, que trabalhava para guardar alimento. Enquanto a formiga trabalhava, a cigarra a aconselhava a parar tudo e começar a cantar também. Até que finalmente chegou o inverno. A cigarra não tinha o que comer, enquanto a formiga estava preparada, já que trabalhou o verão inteiro para ter os mantimentos necessários. Lembrando que não existe uma escolha certa ou errada, apenas uma decisão que exige pensar nas consequências, que, no caso, envolvem dinheiro.
Sugestões de adequação
Não sendo possível utilizar o vídeo, faça a leitura da fábula para os estudantes ou até mesmo a impressão. Você pode usar outra fábula ou texto explicativo que mostre como é importante se programar para realizar projetos no longo ou até mesmo no curto prazo.
Problematização
Tempo sugerido
20 minutos.
Orientações
Projete o vídeo “Filhos da Mama” – Série “Eu e meu dinheiro”, que conta a história de dois irmãos, Rafael, que desde pequeno já apresentava um perfil poupador e preferia guardar dinheiro para comprar um videogame melhor, em vez de comprar um mais simples imediatamente, e Gabriel, que se preocupava menos em economizar e, aos 23 anos, compra um carro popular parcelado, usando um empréstimo que terá de pagar ao longo dos próximos cinco anos. Apesar da insistência da mãe (Glória), Rafael prefere não fazer o mesmo e poupar o dinheiro da prestação para comprar um carro mais equipado, à vista. Quando ambos têm 28 anos, a cena se refaz. Após cinco anos, o carro de Gabriel quer acabar de pagar o financiamento de seu carro, que já está desgastado e precisando de reparos, para comprar outro. Rafael, por outro lado, que poupou ao longo do período, pode comprar um carro melhor, com muitos acessórios, e pagar à vista. Gabriel fica impressionado com o poder de compra do irmão, que, com um pouco de planejamento e alguma paciência, adquiriu um carro muito melhor, cujo valor de venda também será maior quando ele desejar trocá-lo por um mais novo.
Use o vídeo para introduzir um trabalho em grupos em que se discuta sobre o planejamento para o investimento na formação dos estudantes e como projetar ações futuras pode auxiliar na resolução de problemas no presente, para ajudá-los a ter um futuro mais promissor.
Como disparador você pode trabalhar a utilização do ônibus pelo irmão que controla seu dinheiro e pensa no futuro.
Discuta com o grupo, tendo como tema disparador as atitudes de Rafael, que andou de ônibus e comprou seu carro à vista. Em seguida, instigue a turma a refletir sobre como projetar ações futuras pode auxiliar na resolução de problemas no presente.
Explique aos estudantes que eles trabalharão em grupos e deverão responder a algumas perguntas relativas aos vídeos.
Divida a turma em grupos com até cinco integrantes e registre os seguintes questionamentos no quadro ou entregue-os de forma impressa:
1. Com qual dos dois irmãos você se identifica mais?
2. Valeu a pena para Gabriel comprar o carro parcelado?
3. Valeu a pena para Rafael esperar cinco anos para comprar o carro à vista?
4. É possível projetar ações futuras para ajudar a resolver problemas do presente? Dê um exemplo, a partir da sua realidade.
5. Pensando na profissão que você pretende seguir, como pode se planejar para tornar o sonho da profissionalização mais próximo da realidade?
Para o trabalho em grupos você pode definir funções para os estudantes:
Organizador: lê as perguntas, retoma o tema e garante a participação de todos.
Escriba: registra todas as considerações do grupo.
Controlador do tempo: acompanha as discussões e controla o tempo da atividade.
Harmonizador: garante que todos participarão das discussĩoes e contribuirão com a atividade.
Repórter: sistematiza as ideias e apresenta as discussões do grupo para toda a turma.
Durante as discussões, circule pela sala, ouça os estudantes e faça novos questionamentos, caso os grupos não conduzam as discussões como esperado. Certifique-se de que os estudantes estão compreendendo que o planejamento para ações futuras é de fundamental importância para a aquisição de bens e ações da vida futura.
Ao final das discussões nos grupos, peça que os estudantes escolham um representante que fará a apresentação das ideias discutidas em cada grupo.
Disponha as carteiras em um grande círculo e convide os estudantes para que apresentem suas conclusẽs acerca dos questionamento propostos. É importante que levem em consideração que tomar uma decisão que envolve dinheiro exige pensar nas consequências. Convide-os a pensar em ações futuras que podem ser geridas de forma mais eficiente quando planejadas.
A roda de conversa permite que sejam discutidos vários pontos de um mesmo tema, auxiliando no processo de construção e desconstrução de conceitos. Além disso, instiga o senso crítico, a participação e a reflexão.
Sugestões de adequação:
Caso você não consiga reproduzir o vídeo, reconte a história para a turma e/ou até mesmo simule uma peça de teatro na qual os estudantes sejam os personagens.
Faça outras divisões para os grupos de trabalho, mas garanta a participação de todos.
Sistematização
Tempo sugerido
12 minutos.
Orientações
Volte ao questionamento do final da problematização e pergunte ao grupo sobre o planejamento para ações relativas ao presente e que não necessariamente envolvem um bem material, mas uma qualificação, como, por exemplo, a preparação para um curso profissionalizante.
Conduza a conversa sobre como se planejar para fazer um curso profissionalizante: se é preciso muito dinheiro, se é possível se preparar com pouco dinheiro (fazendo cursos gratuitos, por exemplo), se há estudantes que pensam em fazer faculdade, se é preciso se organizar para tentar uma bolsa de estudo em uma instituição privada etc. Caso as respostas sigam em direção oposta à dos princípios da educação financeira, alerte os participantes disso.
Aproveite a roda de conversa para registrar as opiniões dos estudantes em um mural ou no quadro. Anote o que foi mais relevante.
O que propor?
Abra o leque de oportunidades aos estudantes ou explique o que são considerados cursos profissionalizantes, tendo em vista que o plano é direcionado a estudantes do 6º ano. Traga exemplos de profissionais que precisam se profissionalizar por meio de faculdades para exercer uma profissão, como, por exemplo, médico ou advogado. Com isso, você pode ter a oportunidade de trabalhar formas de chegar a essas profissões, mesmo que exijam um valor alto para se profissionalizar, com a possibilidade de financiamentos ou bolsas para concluir os estudos.
Disponha as cadeiras em círculo e faça as seguintes indagações:
Quais ações de planejamento são necessárias para fazer um curso profissionalizante ou outro que te qualifique?
É possível se profissionalizar com pouco dinheiro? Quais alternativas você buscaria para se profissionalizar?
Caso as respostas sigam em direção oposta à dos princípios da educação financeira, alerte os participantes disso. Compartilhe as respostas no quadro, fazendo o registro das aprendizagens.
Registre as respostas em um grande cartaz e deixe-as no mural da sala.
Sugestões de adequação
Adapte as perguntas de acordo com a realidade da escola e grupo. Acrescente outras perguntas de interesse de seus estudantes, mas tenha como foco o planejamento para ações futuras.
O que aprendemos?
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
Oriente os estudantes para que respondam à atividade autoavaliativa. Esta atividade deve auxiliar o professor a perceber se os objetivos de aprendizagem que foram determinados foram alcançados, permitindo, ainda, o envolvimento da turma no processo de aprendizagem e avaliação. Reproduza os itens abaixo em uma folha fotocopiada ou escreva-os no quadro. Os estudantes podem fazer uma avaliação por pares, considerando a participação dos mesmos na atividade proposta.
O que propor?
1. Que ensinamentos você acha que o vídeo pode nos dar?
2. De que forma esse tema pode ser relevante para jovens da sua idade? Como ele pode ajudá-lo a tomar decisões?
3. Qual a relação do tema com a continuidade dos seus estudos, como, por exemplo, a faculdade?
Sugestões de adequação
Você pode considerar a realidade de seu grupo e propor outras perguntas que mostrem como estão se preparando para o futuro.
Baixe os vídeos, compartilhe-os com os estudantes e promova o debate no grupo, se for usar o WhatsApp. Se optar pelo uso do quadro interativo (Jamboard), é preciso compartilhar a tela para que os estudantes também tenham acesso pelo link que você mandar. Então, convide-os para que escrevam na lousa suas respostas. Nessa atividade, a ideia é que as palavras não sejam apagadas, pois, dessa forma, é possível armazenar os registros, e todos vão refletindo sobre as respostas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.