Plano de Aula

Plano de aula: Projeto de trabalho e minha saúde financeira

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado em um componente curricular ou de forma interdisciplinar, abrangendo os componentes de Geografia e Matemática, fazendo uso de habilidades complementares. Neste plano discutiremos situações de estudo que demandam uma preparação financeira, prévia ou não. A escolha profissional e o universo do trabalho que será desbravado pelos estudantes abrem portas que permitem compreender a importância de uma preparação financeira para a realização de cursos, formações, investimentos em estudos e instrumentos de trabalho.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Consumo.  
  • Plano de vida.
  • Planejamento de metas.

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver soluções para problemas cotidianos usando diferentes ferramentas, inclusive digitais.
  • Planejar ações futuras que impactem diretamente a formação do indivíduo para o mundo do trabalho.
  • Criar ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

   10. Responsabilidade e cidadania

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Assista aos vídeos 1 e 2 com antecedência. Anote os pontos que acha importante que sejam ressaltados. Baixe os vídeos, se sua escola não dispuser de internet.

O vídeo é uma animação infantil sobre a Cigarra e a Formiga, todo narrado e dublado em português.

 

O vídeo retrata as trocas intertemporais de dois irmãos.

Para se aprofundar

  • Sobre trocas intertemporais, acesse:

https://parceirosdofuturo.com.br/troca-intertemporal-ou-juntar-um-pouco-hoje-para-consumir-amanha/.

https://blog.abac.org.br/educacao-financeira/troca-intertemporal-como-nossas-escolhas-do-presente-refletem-no-futuro.

  • Para mais orientações sobre o uso do vídeo “Filhos da Mama”, acesse:

https://docplayer.com.br/5853218-Guia-de-discussao-serie-eu-e-meu-dinheiro-episodio-filhos-da-mama.html.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Retroprojetor.
  • Notebook.
  • Folhas de papel para cartaz (kraft ou cartolina).
  • Quadro branco e pincel.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO