Plano de Aula
Plano de aula: Projeto de trabalho e minha saúde financeira
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado em um componente curricular ou de forma interdisciplinar, abrangendo os componentes de Geografia e Matemática, fazendo uso de habilidades complementares. Neste plano discutiremos situações de estudo que demandam uma preparação financeira, prévia ou não. A escolha profissional e o universo do trabalho que será desbravado pelos estudantes abrem portas que permitem compreender a importância de uma preparação financeira para a realização de cursos, formações, investimentos em estudos e instrumentos de trabalho.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Consumo.
- Plano de vida.
- Planejamento de metas.
Objetivos de aprendizagem
- Desenvolver soluções para problemas cotidianos usando diferentes ferramentas, inclusive digitais.
- Planejar ações futuras que impactem diretamente a formação do indivíduo para o mundo do trabalho.
- Criar ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Assista aos vídeos 1 e 2 com antecedência. Anote os pontos que acha importante que sejam ressaltados. Baixe os vídeos, se sua escola não dispuser de internet.
O vídeo é uma animação infantil sobre a Cigarra e a Formiga, todo narrado e dublado em português.
O vídeo retrata as trocas intertemporais de dois irmãos.
Para se aprofundar
- Sobre trocas intertemporais, acesse:
https://parceirosdofuturo.com.br/troca-intertemporal-ou-juntar-um-pouco-hoje-para-consumir-amanha/.
- Para mais orientações sobre o uso do vídeo “Filhos da Mama”, acesse:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Retroprojetor.
- Notebook.
- Folhas de papel para cartaz (kraft ou cartolina).
- Quadro branco e pincel.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO