Plano de Aula

Plano de aula: Lutas e brigas

Descrição

No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes se apropriem, a partir de experimentações, explicações, debates e reflexões, as características das lutas no que se refere a regras, respeito ao oponente e sistematização de técnicas de golpes usados, diferenciando-as das brigas. Discutirão sobre a importância do respeito às regras e aos oponentes na prática das lutas, bem como do respeito às diferenças de gosto pessoal em relação às práticas corporais.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer as caraterísticas das lutas e das brigas.
  • Diferenciar brigas e lutas em situações reais e fictícias.
  • Discutir sobre a importância do respeito às regras e aos oponentes na prática das lutas.
  • Respeitar as diferenças de gosto pessoal em relação às práticas de luta.

Competências gerais

        1. Conhecimento

3. Repertório cultural

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação