Plano de Aula

Plano de aula: Lutas e brigas

Descrição

No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes se apropriem, a partir de experimentações, explicações, debates e reflexões, as características das lutas no que se refere a regras, respeito ao oponente e sistematização de técnicas de golpes usados, diferenciando-as das brigas. Discutirão sobre a importância do respeito às regras e aos oponentes na prática das lutas, bem como do respeito às diferenças de gosto pessoal em relação às práticas corporais.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer as caraterísticas das lutas e das brigas.
  • Diferenciar brigas e lutas em situações reais e fictícias.
  • Discutir sobre a importância do respeito às regras e aos oponentes na prática das lutas.
  • Respeitar as diferenças de gosto pessoal em relação às práticas de luta.

Competências gerais

        1. Conhecimento

3. Repertório cultural

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Aula

Materiais sugeridos
  •  Giz ou caco de gesso.
  •  Folhas de papel A4.
  • Canetas hidrográficas.
  • Folhas de cartolina.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula apresentando aos estudantes os objetivos de aprendizagem deste plano. Explique que, para retomarmos as aprendizagens acerca das características das lutas, partiremos de uma atividade em que as características das lutas estejam em evidência.  Como sugestão, utilize a atividade “Sumozinho”.

Ao término das participações, sente-se em roda de conversa e peça que digam as características da atividade que acabaram de fazer. Direcione as falas para as características das lutas presentes na atividade praticada. Converse com os estudantes sobre a existência de golpes permitidos e proibidos dentro de uma luta. Pergunte sobre a atividade que fizeram e peça para eles pensarem em algum golpe/movimento que poderia fazer o oponente sair do círculo, mas que o colocaria em risco de lesão (e, por esse motivo, é proibido na atividade). Sobre o respeito ao oponente, pergunte como isso é percebido nas lutas e como foi evidenciado em nossa atividade. Sobre as regras, questione os estudantes sobre a importância delas. Peça que eles apresentem algumas regras existentes em lutas e na própria atividade experimentada e analisem os motivos que levaram à criação e aplicação dessas regras.

Conduza os estudantes para a sala de aula ou outro espaço onde haja quadro para anotações e condições para os estudantes escreverem no caderno.

Peça para os estudantes pegarem o caderno para elaboração de um resumo sobre as características das lutas. Converse com eles retomando as falas anteriores e, juntos, organize o resumo e anote no quadro para que os estudantes o copiem no caderno. É importante que estejam presentes, neste resumo, tanto os aspectos relacionados a movimentos, controle de força na aplicação dos golpes, cuidado com a segurança dos praticantes e as regras, quanto os aspectos relacionados a atitudes presentes nas lutas, como: respeito, perseverança, seriedade e honestidade. Finalizado o resumo, pergunte aos estudantes se todo confronto físico direto com objetivo centrado no corpo do oponente, visando subjugá-lo, é sempre luta ou pode ser outra coisa?

Se necessário, acrescente outras perguntas, como: Todo confronto físico acontece com respeito ao oponente? Todo golpe é dado com objetivo de fazer pontos? Como se chamam os confrontos físicos que acontecem por causa de desentendimentos?

Amplie as considerações perguntando aos estudantes se conhecem algum filme ou desenho de luta. Solicite que escolham um filme ou desenho para fazer uma análise das cenas em que os personagens usam golpes uns nos outros. Para este exemplo, peça que os estudantes expliquem o contexto por trás dos golpes. Questione sobre a existência ou não de regras, sobre o respeito entre os oponentes, se há cumprimento no início e no término do embate. Se há intenção de pontuação sobre o oponente ou se a intenção é causar ferimentos. Quais são os motivos que levaram os personagens a se confrontar? O confronto deve ser chamado de briga ou de luta? 

Lembre-se de que todos estudantes devem ter acesso às informações e sistematizações registradas e, conforme a sua turma, outros recursos podem ser incorporados.