Plano de Aula

Plano de aula: Lutas sem enfrentamento

mais ações

Descrição

Neste plano, os estudantes irão conhecer modalidades de luta sem contato físico, tais como os “katas”, do karate, além de identificar neles as capacidades físicas e habilidades necessárias para suas execuções. Por fim, os estudantes deverão criar posições, movimentos e sequências de luta, valorizando assim o protagonismo e a criatividade.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.  

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer que existem modalidades de luta sem imprevisibilidade e sem contato.
  • Experimentar modalidades de luta sem contato e sem imprevisibilidade.
  • Criar sequências de movimentos oriundos das lutas.
  • Respeitar os colegas e as regras das atividades.
  • Fruir as atividades de luta sem contato e sem imprevisibilidade.

Competências gerais

1. Conhecimento

3. Repertório cultural

8. Autoconhecimento e autocuidado

10. Responsabilidade e cidadania

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Materiais sugeridos
  • Pedaços grandes de TNT.
  • Folhas de papel A4.
  • Um lápis para cada estudante escrever e desenhar.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Em sala de aula, pergunte sobre as características das lutas. Retome, por escrito, as características e anote-as no quadro: Há enfrentamento físico? A prática é regida por regras?- Os objetivos são centrados no corpo do oponente? As ações são imprevisíveis e acontecem simultaneamente?

Observe se algum estudante demonstrou alguma dificuldade de compreensão. Caso perceba alguma insegurança em algum estudante, uma sugestão é pedir para que um colega se voluntarie para anotar as respostas no quadro e explicar novamente. Durante a apresentação dos vídeos a seguir, verifique a necessidade de uma audiodescrição ou de legendas.

Pergunte se todas as atividades ligadas às lutas podem ser descritas com essas características. Existe alguma modalidade de luta em que não há contato? Se eles não responderem katá, kati ou poonsae, explique-lhes que existem esses movimentos coreografados em que chutes, socos e bloqueios são dados no ar, como se houvesse um adversário, e esses movimentos são técnicas treinadas para desenvolver e aprimorar condicionamento físico, equilíbrio, potência, força.

Comente que algumas apresentações coreografadas acontecem de modo encenado, simulando uma luta. Nelas, os lutadores participantes conhecem as sequências que serão apresentadas, portanto, não há imprevisibilidade e o contato é combinado, controlado e esperado.

Apresente os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos no decorrer das aulas deste plano e de acordo com a disponibilidade de espaços e equipamentos audiovisuais, convide os estudantes a assistir aos vídeos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA