O que são as lutas?
As lutas são, por definição, atividades em que o adversário deve ser subjugado com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão, combinando movimentos de ataque e defesa (BRASIL, 1998, p. 70).
As lutas podem ser classificadas em relação ao tipo de contato como de percussão, de domínio ou mistas. As lutas de percussão são aquelas em que o toque é o objetivo. As técnicas aplicadas são os chutes, socos, cotoveladas e joelhadas. As lutas de domínio são aquelas em que os objetivos são agarrar, puxar, desequilibrar, derrubar e imobilizar. As lutas mistas são aquelas em que há aplicação de técnicas das lutas de domínio e de percussão.
As características das lutas
Nas lutas há sempre o enfrentamento físico direto. Um lutador se coloca como oponente do outro e tem no corpo do outro seu objetivo central. Em oposição direta, ambos buscam subjugar o outro em um combate com regras muito bem definidas. As ações têm caráter imprevisível e simultâneo.
Aspectos motores: habilidades motoras e capacidades físicas
As atividades de luta possibilitam uma gama enorme de movimentos em que são evidenciadas muitas capacidades físicas e uma infinidade de habilidades motoras. As capacidades físicas são qualidades predominantes ao realizar os movimentos. Essas capacidades, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.
As habilidades motoras presentes nas lutas são constituídas pelo emprego dos golpes, socos, chutes e pontapés. Sobre as habilidades motoras nas lutas, temos, de acordo com as características, esquivar, socar, chutar, deslocar-se para todos os lados, bloquear, saltar, rolar, equilibrar-se e desequilibrar, agarrar, segurar, puxar, empurrar, defender, deslizar, entre outras, sendo que muitas dessas habilidades, na grande maioria das vezes, são executadas de forma combinada.
As capacidades físicas presentes quando realizamos os movimentos podem ser: resistência muscular e aeróbica, força muscular, flexibilidade, agilidade, potência muscular, velocidade, entre outras.
Nas lutas de domínio, as capacidades de força, potência e resistência muscular são requeridas de maneira constante como raras outras atividades possibilitam. Já as lutas de percussão, necessitam de velocidade de reação, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora em altos níveis.
Sobre a luta, Ferreira (2006, p. 39-40) explica que:
[...] esta prática pode trazer inúmeros benefícios ao usuário, destacando-se o desenvolvimento motor, o cognitivo e o afetivo-social. No aspecto motor, observamos o desenvolvimento da lateralidade, o controle do tônus muscular, a melhora do equilíbrio e da coordenação global, o aprimoramento da ideia de tempo e espaço, bem como da noção de corpo. No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, o raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. No que se refere ao aspecto afetivo e social, pode-se observar em estudantes alguns aspectos importantes, como a reação a determinadas atitudes, a postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação.
Os cuidados com o outro: os possíveis riscos existentes na prática dos diferentes tipos de luta
Na prática das lutas de percussão, há possibilidades de lesões nos momentos dos impactos. Neste caso, os pés e as mãos, por serem os pontos de impacto, precisam ser posicionados corretamente, com atenção, no caso das mãos, para os dedos e os punhos, e, no caso dos pés, para a angulação dos tornozelos e também dos dedos. O uso de implementos como luvas e protetores de pés fundamentais é fundamental em muitas lutas de percussão; em outras, o controle sobre as distâncias e os impactos são as variáveis que impedem as lesões.
Um detalhe importante em relação aos dedos das mãos é que a mão fechada, nas lutas de percussão, além de ter a função de aumentar o impacto, também é uma forma de proteger a integridade dos olhos de quem recebe o golpe. Há casos de lesões graves nos olhos por causa de golpes não intencionais com as pontas dos dedos.
Para ambos os tipos de lutas, deve-se ter cuidado com os momentos dos deslocamentos, nos giros apoiados em um pé apenas, por exemplo, ou quando um atleta recua ou avança. Há risco, nessas situações, de pisar de maneira instável e isso pode gerar uma torção na articulação do tornozelo ou joelho. Para evitar essas lesões, é muito importante que se invista tempo de treino nas movimentações laterais, diagonais, de avanço e recuo, bem como nos movimentos de giro sobre os pés com as técnicas apropriadas.
Especificamente sobre as lutas de domínio, as quedas são os elementos que, de maneira geral, demandam maior preocupação entre os iniciantes. Nesses casos é fundamental que as primeiras aulas sejam voltadas para o aprendizado das técnicas que ensinam como cair. É importante também o tipo de solo onde as práticas acontecem. Os tatames, feitos atualmente de EVA, são macios o suficiente para amortecer as quedas e firmes o bastante para evitar que os pés fiquem presos e haja torção de tornozelos e joelhos. Outro cuidado nas lutas de domínio está no entendimento e respeito às regras de rendição em situação de estrangulamento (golpes de constrição visando o pescoço do oponente) e de chave em articulação (em que as articulações dos ombros, cotovelos, joelhos e tornozelos são forçadas além do limite). Nesses casos é obrigatório que aquele que aplica o golpe compreenda os gestos do oponente para parar e aquele que sofre o golpe saiba que precisa se render a tempo de não desmaiar ou ter uma lesão em uma articulação.
Os aspectos atitudinais nas lutas
Todas as sensações que a vivência da oposição corporal provoca precisam ser acolhidas em um espaço de trocas em que os estudantes possam compartilhar suas impressões sabendo que não há comentários certos nem errados, e que todas as opiniões serão escutadas com atenção e respeito.
É fundamental que sejam proporcionados momentos para que eles reflitam e compartilhem todas as sensações originadas nesta unidade temática. Alguns estudantes podem reclamar do fato de não conseguirem ganhar nunca; outros podem falar que não gostam da sensação de serem agarrados; outros podem dizer que não gostam de violência. Tais colocações são um prato cheio para que se reflita sobre a competência 9. Escute atentamente as respostas e não tente, no primeiro momento, convencer os estudantes de que, por exemplo, eles vão gostar das lutas. Ao longo das atividades e reflexões, essas colocações iniciais serão um marco importantíssimo para que todos percebam as mudanças nas opiniões e sensações. As vivências, juntamente com as reflexões, dão significado às aprendizagens. E as mudanças advindas dessas aprendizagens precisam ser verbalizadas e compartilhadas para que sejam evidenciadas.
Nas lutas, os estudantes vão mudando a percepção de algumas situações chamadas inicialmente de problemas para um olhar de desafios. E, quanto maior o desafio, maior pode ser o crescimento.