Plano de Aula

Plano de aula: As características das lutas

Descrição

As aprendizagens propostas neste plano possibilitam aos estudantes comparar, a partir de suas experimentações, as características das diferentes lutas,  identificando e listando as capacidades físicas e habilidades motoras presentes nessas lutas. As práticas e as reflexões subsequentes possibilitam-lhes identificar os cuidados necessários para a experimentação segura das lutas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Lutas presentes no contexto comunitário e regional de lutas de matriz indígena e africana

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar diferentes modalidades de lutas.
  • Conhecer diferentes modalidades de lutas.
  • Fruir na experimentação de diferentes modalidades de lutas.
  • Comparar as características das diferentes modalidades de lutas.
  • Identificar os possíveis riscos existentes na prática dos diferentes tipos de lutas.
  • Propor soluções para a manutenção da própria segurança e integridade física, bem como a dos demais estudantes durante as práticas das lutas.  
  • Identificar as capacidades físicas e habilidades motoras presentes nas lutas.

Competências gerais

1. Conhecimento

3. Repertório cultural

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Aula

Materiais sugeridos
  • Pregadores de roupa.
  • Bola de encher.
  • Jornal.
  • Fita adesiva.
  • Papel kraft.
  • Folha de cartolina.
  • Folhas de papel A4.
  • Canetas hidrográficas.
  • Giz.
  • Barbante.
  • Quadrados de tecido ou TNT (30x30 cm).  
  • Equipamento para reprodução de vídeo.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a conversa com os estudantes propondo um desafio: descobrir qual é o tipo de prática corporal que tem as seguintes características:  enfrentamento físico; organizadas por regras; objetivos centrados no corpo do oponente; ações imprevisíveis e que acontecem simultaneamente. Se achar interessante, diga-lhes, por exemplo: Será que é futebol? Será que é natação? Confirme as hipóteses lançadas pelos estudantes sobre a prática corporal proposta para esta aula. Peça-lhes para dizer os nomes de lutas que eles já ouviram falar, assistiram ou praticaram. Em seguida, apresente os objetivos de aprendizagem para as aulas. Explique-lhes que será necessário observar o que as lutas têm de parecido umas com as outras. Esclareça que o mais importante deste tema é perceber que as lutas possuem algumas características, como, por exemplo, o enfrentamento físico direto entre os lutadores,  visando subjugar em um combate com regras muito bem definidas. Observe a necessidade de se utilizar outras estratégias para que todos participem das discussões. Pode-se utilizar perguntas escritas, um vídeo com legendas e audiodescrição, alguma reportagem sobre as lutas em que os estudantes possam ler trechos e explicar para os colegas.  

Prepare previamente uma tabela 1 utilizando uma folha de cartolina ou papel kraft com algumas questões e deixe em local visível para que seja preenchida pelos estudantes. Explique-lhes que essa tabela pode ser preenchida por você ou por eles durante todo período em que for desenvolvido este plano de aulas, inclusive nos vídeos, pois será um material para o registro das aprendizagens.

Deixe sempre espaço para acréscimo de colunas na tabela, pois os estudantes, ao longo das aulas, ampliam seus conhecimentos acerca do assunto e é importante que possam registrar as outras questões não percebidas no início da unidade.  

Peça aos estudantes para completar a Tabela 1 - Característica das Lutas de acordo com as questões que julgarem importantes sobre as características das lutas que eles conhecem. Seguem algumas sugestões de questões: Qual é o nome da luta? Como e onde conheceu? Tem socos e chutes? Tem quedas, puxões e empurrões? Qual é o objetivo dessa luta? Quais são os riscos? O que não pode fazer? 

Lembre-os de que essas e outras perguntas que podem surgir deverão ser respondidas inicialmente com base na análise dos vídeos e das experimentações na parte prática das aulas. Estudantes podem auxiliar os colegas com alguma dificuldade em preencher a tabela 1 transcrevendo as suas falas. Além disso, podem ler para eles as outras questões inseridas na tabela 1 pelos demais colegas.  

Incentive-os a se organizarem no espaço de modo que todos possam assistir aos vídeos, explique-lhes que se referem aos tipos de lutas. Apresente à turma o vídeo 1,  as lutas de domínio, comente que o contato é contínuo na maior parte do tempo, com ações de agarrar, puxar, empurrar, desequilibrar, cair, imobilizar, estrangular e torcer as articulações. Observe a necessidade de se utilizar legendas ou audiodescrição.

 

Em seguida, apresente o vídeo 2, explique-lhes que a luta de percussão acontece com o contato corporal, somente na aplicação de golpes, socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.

Retome as questões sobre a percepção dos estudantes com relação aos objetivos e características das lutas. Anote ou peça-lhes para registrarem as respostas no quadro.

Em seguida, diga-lhes para se organizar em dois grupos. Faça um sorteio para definir os temas: lutas de domínio e lutas de percussão. Esclareça aos estudantes que a partir de agora não importa mais os nomes das lutas, pois irão analisar as ações realizadas nas lutas de domínio e de percussão, considerando as regras, os objetivos, a maneira de ganhar e as proibições.

Pergunte como eles estão se sentindo para a participação nas atividades de luta? Acolha as respostas e reações, forneça a cada um dos estudantes ¼ de folha de papel A4 peça para escreverem o que acham que sentirão quando experimentarem as atividades de luta. Sugestão de perguntas: O que vai acontecer quando eu lutar? O que eu vou sentir quando acontecer isso que eu acho que vai acontecer?

Podem também ser inseridas perguntas coletivas: O que podemos fazer para que todos participem das atividades?

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA