Plano de Aula

Plano de aula: Ginástica em todo lugar

mais ações

Descrição

No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes identifiquem as habilidades motoras presentes na ginástica, comparem essas habilidades com as solicitadas em outras práticas corporais e com situações do cotidiano, respeitando as diferenças de movimento que se manifestam de diversas maneiras de acordo com a diversidade cultural.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica geral.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as habilidades motoras básicas presentes nas práticas das ginásticas.
  • Comparar as habilidades motoras solicitadas nas ginásticas com as de outras práticas corporais e com situações do dia a dia.
  • Compreender a importância de aprender e aprimorar as habilidades motoras fundamentais.

Competências gerais

1. Conhecimento

4. Comunicação

5. Cultura digital

Aula

Materiais sugeridos
  • Giz.
  • Folha de caderno.
  • Lápis de cor.
  • Apito.
  • Bola de meia.
  • Bambolês.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Com os estudantes em roda de conversa, apresente os Objetivos de aprendizagens previstos para esta aula.

Com o intuito de estimular a discussão/debate sobre o conteúdo da aula, realize um levantamento acerca do conhecimento prévio dos estudantes perguntando: Em quais momentos do dia a dia você realiza movimentos que envolvem gestos, como arremessar, receber, chutar, agarrar, rebater, andar, correr, saltar e equilibrar?

Após o levantamento dos conhecimentos prévios sobre a compreensão dos estudantes acerca das habilidades motoras fundamentais que eles realizam no dia a dia, explane que existem diferenças entre as habilidades motoras fundamentais e explique quais são, a saber: manipulativas, locomotoras e estabilizadoras. Após esse momento, solicite aos estudantes que mencionem em quais momentos do dia a dia realizam os movimentos listados nas habilidades manipulativas, e estabilizadoras e locomotoras. É importante garantir que todos possam se expressar e também ouvir os colegas. Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta.

Em caso de estudantes portadores de alguma deficiência, como, por exemplo, a não manifestação da fala, pode participar escrevendo em uma folha de caderno seus exemplos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA