Plano de Aula
Plano de aula: Ginástica em todo lugar
Por: Daniel Martins Braga
Descrição
No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes identifiquem as habilidades motoras presentes na ginástica, comparem essas habilidades com as solicitadas em outras práticas corporais e com situações do cotidiano, respeitando as diferenças de movimento que se manifestam de diversas maneiras de acordo com a diversidade cultural.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Ginástica geral.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as habilidades motoras básicas presentes nas práticas das ginásticas.
- Comparar as habilidades motoras solicitadas nas ginásticas com as de outras práticas corporais e com situações do dia a dia.
- Compreender a importância de aprender e aprimorar as habilidades motoras fundamentais.
Competências gerais
1. Conhecimento
4. Comunicação
5. Cultura digital
A ginástica geral
Para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ginástica geral, também chamada de ginástica para todos, contempla as práticas corporais que possuem elementos de exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade. Sua constituição se dá a partir de exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), individual ou coletivamente. Existem ainda combinações de variados movimentos, como piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes etc. Integram também essa prática os denominados jogos de malabar ou malabarismo (BRASIL, 2017, p. 217).
A ginastica para todos favorece o coletivo, sem desrespeitar a individualidade do sujeito, buscando a promoção da autossuperação pessoal, sem fatores limitadores para a sua prática, como: quando as possibilidades de execução, sexo, idade, recursos materiais (PARANÁ, 2021).
Habilidades motoras
Conforme Magill (2000), a expressão “habilidades motoras” se relaciona com outras expressões, como: capacidades, padrão de movimento, aprendizagem motora ou desenvolvimento motor. Habilidade é definida pelo autor como uma ação que precisa ser aprendida de forma correta e eficiente. Ressalta ainda que as pessoas são diferentes no ato de aprender e executar habilidades motoras.
Essencialmente as, habilidades motoras fundamentais são classificadas em três, a saber: de locomoção, de estabilidade e de manipulação (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013).
Habilidades motoras básicas manipulativas: contemplam movimentos grossos e finos, como, por exemplo: arremessar, receber, chutar, agarrar e rebater (Gallahue; Donnelly, 2008).
Habilidades motoras básicas locomotoras: relacionam-se com o deslocamento de um objeto/corpo de um local para o outro, como, por exemplo: andar, correr e saltar (Gallahue; Donnelly, 2008).
Habilidades motoras básicas de estabilização: estão relacionadas com o domínio do corpo e equilíbrio (Barbanti, 2003).
Indicação de leitura disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID4210_03102019112948.pdf. Acesso em: 17 dez. 2021. Artigo “Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais na infância”, de Fátima Larissa Santiago e Isabeli Lins Pinheiro. O trabalho traz à tona que as habilidades motoras fundamentais servem de base para o domínio de movimentos mais complexos, que combinam habilidades de locomoção, manipulação e estabilidade para sua execução. O domínio dessas habilidades motoras fundamentais é essencial para ações do cotidiano, como caminhar ou correr.
Bibliografia
BARBANTI V. J. Dicionário da Educação Física e do Esporte. Manole: Barueri, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.
GALLAHUE, D. L.; DONNELLY, F. C. Educação Física Desenvolvimentista para todas as crianças. 4ª ed. São Paulo: Phorte, 2008.
GALLAHUE, D.; OZMUN, J.; GOODWAY, J. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
MAGILL, R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5ª ed. São Paulo: Blucher, 2000.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA