Plano de Aula
Plano de aula: Ginástica em todo lugar
Por: Daniel Martins Braga
Descrição
No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes identifiquem as habilidades motoras presentes na ginástica, comparem essas habilidades com as solicitadas em outras práticas corporais e com situações do cotidiano, respeitando as diferenças de movimento que se manifestam de diversas maneiras de acordo com a diversidade cultural.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Ginástica geral.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as habilidades motoras básicas presentes nas práticas das ginásticas.
- Comparar as habilidades motoras solicitadas nas ginásticas com as de outras práticas corporais e com situações do dia a dia.
- Compreender a importância de aprender e aprimorar as habilidades motoras fundamentais.
Competências gerais
1. Conhecimento
4. Comunicação
5. Cultura digital
Aula
Materiais sugeridos
- Giz.
- Folha de caderno.
- Lápis de cor.
- Apito.
- Bola de meia.
- Bambolês.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Com os estudantes em roda de conversa, apresente os Objetivos de aprendizagens previstos para esta aula.
Com o intuito de estimular a discussão/debate sobre o conteúdo da aula, realize um levantamento acerca do conhecimento prévio dos estudantes perguntando: Em quais momentos do dia a dia você realiza movimentos que envolvem gestos, como arremessar, receber, chutar, agarrar, rebater, andar, correr, saltar e equilibrar?
Após o levantamento dos conhecimentos prévios sobre a compreensão dos estudantes acerca das habilidades motoras fundamentais que eles realizam no dia a dia, explane que existem diferenças entre as habilidades motoras fundamentais e explique quais são, a saber: manipulativas, locomotoras e estabilizadoras. Após esse momento, solicite aos estudantes que mencionem em quais momentos do dia a dia realizam os movimentos listados nas habilidades manipulativas, e estabilizadoras e locomotoras. É importante garantir que todos possam se expressar e também ouvir os colegas. Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta.
Em caso de estudantes portadores de alguma deficiência, como, por exemplo, a não manifestação da fala, pode participar escrevendo em uma folha de caderno seus exemplos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA