Plano de Aula
Plano de aula: Os movimentos das ginásticas em outras práticas corporais
Por: Daiana Silva
Descrição
A proposta desse plano é que os estudantes reconheçam a presença dos elementos constituintes da ginástica geral em outras práticas corporais, adotando procedimentos de segurança e respeitando as possibilidades e os limites do próprio corpo e do corpo dos colegas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Ginástica geral.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os movimentos das ginásticas em outras práticas corporais.
- Planejar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.
- Identificar diferentes elementos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias).
- Experimentar diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, de forma individual.
- Adotar procedimentos de segurança ao realizar os movimentos gímnicos.
- Respeitar as diferenças individuais e de desempenho corporal, identificando as potencialidades e os limites do corpo.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
A ginástica geral, como objeto de conhecimento da Educação Física, proporciona uma experiência corporal que auxilia no desenvolvimento motor, cognitivo e sociomoral/socioemocional dos estudantes. Além disso, a percepção dos limites e possibilidades do próprio corpo e do corpo do outro propicia o exercício do autocuidado, do respeito e da empatia. Isso porque, ao se observar, o estudante pode desenvolver ferramentas para perceber a si e também o outro, entendendo que cada pessoa se movimenta de uma forma, e todas elas devem ser igualmente validadas.
Os elementos básicos da ginástica geral são constituídos por movimentos estáticos e dinâmicos que envolvem: saltos, giros, rotações, equilíbrios. Além disso, a ginástica geral presume a valorização da participação de todos e todas.
A BNCC (2018, p. 215) propõe a seguinte definição de ginástica geral para a Educação Física:
A ginástica geral, também conhecida como ginástica para todos, reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade. Podem ser constituídas de exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combinam um conjunto bem variado de piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc. Integram também essa prática os denominados jogos de malabar ou malabarismo.
Dessa forma, é fundamental que se entenda o conceito de práticas corporais, para que seja possível relacionar a ginástica geral e outras práticas corporais.
As práticas corporais são manifestações da cultura expressas no movimento humano e estão em constante transformação. Para Neira (2014, p. 16):
Práticas corporais são os produtos da gestualidade sistematizados com características lúdicas, isto é, as brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. Logo, fazem parte da cultura corporal desde as regras da amarelinha até o desenho tático do futebol, passando pelas técnicas do balé, a história do judô e os nomes dos aparelhos de ginástica. Também compõem esse repertório a noção de esporte como meio de ascensão social [...], a utilização da ginástica como aquisição de uma determinada estética corporal, entre tantos outros significados em circulação.
Por fim, atentamos também para a importância de se estabelecer as regras e combinados para a segurança de todos e todas na realização das práticas corporais, em especial as ginásticas, em que é preciso atenção e engajamento para que todos se sintam aptos e seguros para a realização da tarefa.
Bibliografia
BRASIL. Comitê Brasileiro de Ginástica (CBG), 2021. Disponível em: https://www.cbginastica.com.br/faq Acesso em: 20 nov. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 nov. 2021.
NEIRA, M. G.? Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA