Plano de Aula

Plano de aula: Os movimentos das ginásticas em outras práticas corporais

mais ações

Descrição

A proposta desse plano é que os estudantes reconheçam a presença dos elementos constituintes da ginástica geral em outras práticas corporais, adotando procedimentos de segurança e respeitando as possibilidades e os limites do próprio corpo e do corpo dos colegas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica geral.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os movimentos das ginásticas em outras práticas corporais.
  • Planejar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.
  • Identificar diferentes elementos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias).
  • Experimentar diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, de forma individual.
  • Adotar procedimentos de segurança ao realizar os movimentos gímnicos.
  • Respeitar as diferenças individuais e de desempenho corporal, identificando as potencialidades e os limites do corpo.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Folhas de papel A4 ou cartolina.
  • Lápis e/ou giz.
  • Cola.
  • Tesoura sem ponta.
  • Revistas e jornais que possam ser recortados.
  • Celular e/ou material para registro, se assim for possível.
  • 3 objetos das cores: verde, amarelo e vermelho.
  • Tatames, colchonetes e/ou colchões.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Como mobilização dos saberes prévios e convite à aprendizagem de novas possibilidades, peça aos estudantes para fazer um desenho, em folhas de papel A4 ou em seus próprios cadernos, representando uma atividade já realizada na aula de Educação Física, em que foi preciso saltar (aqui, sugerimos o recorte dos saltos, mas o mesmo procedimento pode ser utilizado para a identificação de qualquer elemento gímnico proposto neste plano).

Em seguida, peça para os estudantes observarem os desenhos dos colegas e, em seguida, pergunte à turma: Os desenhos representam as mesmas atividades ou atividades variadas? Existem muitas maneiras de saltar? Quais você conhece? Em quais atividades, como brincar, dançar, jogar, o salto está presente? O que pode acontecer se não respeitarmos o limite do nosso corpo? Como nosso corpo avisa que você está ultrapassando o limite? Explique como realiza os saltos sem se machucar? Quais cuidados devemos ter ao saltar? Quais são os segmentos corporais mais utilizados quando saltamos? Qual atividade que é necessário saltar você mais gostou de executar?

Convide os estudantes a refletirem sobre os demais movimentos das ginásticas relacionados com outras práticas corporais, entendendo os movimentos corporais como constituintes da experiência. Questione-os sobre onde os equilíbrios, as rotações e até as acrobacias podem aparecer.

Comente que os desenhos produzidos serão expostos nos espaços próximos à sala de aula para que possam analisar e visualizar com mais facilidade.  

Observe as características da turma e, para eliminar possíveis barreiras, combine outras formas de comunicação.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA