Plano de Aula

Plano de aula: Os movimentos das ginásticas em outras práticas corporais

mais ações

Descrição

A proposta desse plano é que os estudantes reconheçam a presença dos elementos constituintes da ginástica geral em outras práticas corporais, adotando procedimentos de segurança e respeitando as possibilidades e os limites do próprio corpo e do corpo dos colegas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica geral.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os movimentos das ginásticas em outras práticas corporais.
  • Planejar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.
  • Identificar diferentes elementos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias).
  • Experimentar diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, de forma individual.
  • Adotar procedimentos de segurança ao realizar os movimentos gímnicos.
  • Respeitar as diferenças individuais e de desempenho corporal, identificando as potencialidades e os limites do corpo.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

A ginástica geral, como objeto de conhecimento da Educação Física, proporciona uma experiência corporal que auxilia no desenvolvimento motor, cognitivo e sociomoral/socioemocional dos estudantes. Além disso, a percepção dos limites e possibilidades do próprio corpo e do corpo do outro propicia o exercício do autocuidado, do respeito e da empatia. Isso porque, ao se observar, o estudante pode desenvolver ferramentas para perceber a si e também o outro, entendendo que cada pessoa se movimenta de uma forma, e todas elas devem ser igualmente validadas.

Os elementos básicos da ginástica geral são constituídos por movimentos estáticos e dinâmicos que envolvem: saltos, giros, rotações, equilíbrios. Além disso, a ginástica geral presume a valorização da participação de todos e todas.

A BNCC (2018, p. 215) propõe a seguinte definição de ginástica geral para a Educação Física:

A ginástica geral, também conhecida como ginástica para todos, reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade. Podem ser constituídas de exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combinam um conjunto bem variado de piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc. Integram também essa prática os denominados jogos de malabar ou malabarismo.

Dessa forma, é fundamental que se entenda o conceito de práticas corporais, para que seja possível relacionar a ginástica geral e outras práticas corporais.

As práticas corporais são manifestações da cultura expressas no movimento humano e estão em constante transformação. Para Neira (2014, p. 16):

Práticas corporais são os produtos da gestualidade sistematizados com características lúdicas, isto é, as brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. Logo, fazem parte da cultura corporal desde as regras da amarelinha até o desenho tático do futebol, passando pelas técnicas do balé, a história do judô e os nomes dos aparelhos de ginástica. Também compõem esse repertório a noção de esporte como meio de ascensão social [...], a utilização da ginástica como aquisição de uma determinada estética corporal, entre tantos outros significados em circulação.        

Por fim, atentamos também para a importância de se estabelecer as regras e combinados para a segurança de todos e todas na realização das práticas corporais, em especial as ginásticas, em que é preciso atenção e engajamento para que todos se sintam aptos e seguros para a realização da tarefa.  

Bibliografia

BRASIL. Comitê Brasileiro de Ginástica (CBG), 2021. Disponível em: https://www.cbginastica.com.br/faq Acesso em: 20 nov. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 nov. 2021.

NEIRA, M. G.? Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA