Plano de Aula
Plano de aula: As modalidades circenses e os elementos das ginásticas
Por: Daiana Silva
Descrição
A proposta desse plano é que os estudantes conheçam e compreendam as atividades circenses, identificando e experimentando suas modalidades por meio da exploração do equilíbrio, da manipulação de objetos e das acrobacias.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Ginástica geral.
Objetivos de aprendizagem
- Experimentar elementos da ginástica geral presentes em modalidades circenses.
- Conhecer modalidades circenses, como equilibrismo, malabarismo e acrobacias.
- Comparar movimentos das modalidades circenses com os movimentos da ginásticas.
- Criar um espetáculo circense para a comunidade escolar.
- Adotar procedimentos de segurança ao realizar os movimentos gímnicos.
- Planejar estratégias para a execução de diferentes elementos da ginástica geral.
Competências gerais
1. Conhecimento
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
O universo circense é mágico! Seja na ação do trapezista, do palhaço ou da bailarina, o que parece impossível ganha corpo e forma. O circo é entendido como uma manifestação popular e artística, muitas vezes de caráter itinerante, que, debaixo de sua lona, nos apresenta diferentes manifestações da cultura corporal. Entre os séculos XVIII e XIX, o circo tem sua expressão mais comum a partir de dinâmicas equestres, que foram se remodelando para a formação que vemos hoje em dia. Nessa formação, não há mais espaço para números com animais.
O circo deixa de ser uma manifestação da cultura transmitida apenas entre famílias e passa a compor outros espaços que não só aqueles destinados ao trabalho, mas também ao lazer, à educação e ao entretenimento. Todo esse universo é permeado por surpresa, encantamento e graça, fazendo do circo um ambiente plural e dinâmico.
Assim, o circo incorporou diferentes linguagens e pode ser um tema explorado por diferentes disciplinas e finalidades educacionais. Segundo Duprat e Bortoleto (2007, p. 176), “o circo é uma atividade expressiva, que reúne toda uma série de conhecimentos de alto valor educativo, que lhe dão coerência e justificam sua presença no currículo educativo”.
No circo há a presença do palhaço, da equilibrista, do malabarista, do mágico, da trapezista, entre outros artistas. São diversas modalidades que compõem essa prática corporal e podem ser vivenciadas na escola.
Nos desdobramentos, sugerimos o estudo e a investigação corporal de uma figura fundamental para o circo: o palhaço! A história do palhaço e a história do circo estão fortemente atreladas. Portanto, além das manifestações fundamentais trabalhadas em aula - como o malabarismo, os equilíbrios e as acrobacias -, é importante que os estudantes entrem em contato com a arte do clown.
Para tal, propomos que, a partir de uma proposta interdisciplinar com o componente curricular Arte, os jogos teatrais sejam conteúdos tematizados em aula. A BNCC (2018, p. 196) diz:
O teatro instaura a experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física. Os processos de criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa, por intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações, caracterizados pela interação entre atuantes e espectadores.
Assim, os dois componentes curriculares podem propor um trabalho estruturado sobre essa prática corporal, vivenciando novos elementos das manifestações circenses.
As modalidades circenses
Para Duprat e Bortoleto (2007, p.177), o requisito primordial que o professor de Educação Física pode privilegiar nas suas aulas de atividades circenses é a vivência motora. Ainda para os autores, a possibilidade do desenvolvimento de um “Projeto de pedagogia das atividades circenses” pode ampliar as possibilidades de movimentação, levando em conta a diversidade e “grande variedade de movimentos e ações corporais”. Tomamos como base a tabela de “Classificação das modalidades circenses de acordo com as ações motoras gerais” sugerida por Duprat e Bortoleto (2007, p. 178). Nela, são utilizadas as categorias dos elementos da ginástica e da arte nas linguagens corporais e artísticas
Acrobacias
Aéreas: como as diferentes modalidades de trapézio, tecido, lira, quadrante, corda.
Corpóreas: como as de chão (solo), duplas, trios e grupos, banquinas, mastro chinês, contorcionismo, jogos icários.
Trampolim: trampolim acrobático; mini-tramp; báscula russa; maca russa.
Manipulações
De objetos: Malabares (bolas, claves, devil stick, diabolo, caixas, com fogo), swing (claves e bastões), tranca, contato, ilusionismo, prestidigitação, mágica, faquirismo, fantoches e ventriloquia.
Equilíbrio
De objetos: claves, bastões, antipodismo.
Sobre objetos: perna de pau, monociclo, arame, corda bamba, bicicleta, rolo americano (rola-rola).
Portanto, por ser um conhecimento diverso, sedutor e cativante, o estudo das artes circenses possibilita aos estudantes a aquisição de conhecimentos riquíssimos relacionados ao movimento humano nas quatro categorias acima: acrobacias, manipulação, equilíbrio e encenação.
Tematizar os elementos do circo por meio de diversas atividades circenses convida os estudantes à construção de saberes potentes, ricos em sentido e significado. Dessa forma, a partir de seus conhecimentos prévios e de outros referenciais apresentados pelo professor, os estudantes poderão mergulhar na cultura circense, com seus encantamentos e magia.
Bibliografia
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 nov. 2021.
DUPRAT, R. M.; BORTOLETO, M. A. C. Educação Física Escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/63. Acesso em: 30 jan. 2022.
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