Plano de aula: As modalidades circenses e os elementos das ginásticas

Descrição

A proposta desse plano  é que os estudantes conheçam e compreendam as atividades circenses, identificando e experimentando suas modalidades por meio da exploração do equilíbrio, da manipulação de objetos e das acrobacias.

Objeto de conhecimento

Ginástica geral.

Objetivos de aprendizagem

• Experimentar elementos da ginástica geral presentes em modalidades circenses.
  • Conhecer modalidades circenses, como equilibrismo, malabarismo e acrobacias.
  • Comparar movimentos das modalidades circenses com os movimentos da ginásticas.
  • Criar um espetáculo circense para a comunidade escolar.
  • Adotar procedimentos de segurança ao realizar os movimentos gímnicos.
  • Planejar estratégias para a execução de diferentes elementos da ginástica geral.

Competências gerais

1. Conhecimento

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

Materiais sugeridos
  • Folhas de papel A4 ou cartolinas.
  • Lápis e/ou giz.
  • Tintas antialérgicas (se possível).
  • Retalhos de tecido e TNT.
  • Celular e/ou material para registro (se possível).
  • Tatames, colchonetes e/ou colchões.
  • Perna de pau, rola-rola, slackline (se possível).
  • Lata de leite em pó, barbante, martelo e pregos.
  • Retalhos de véu (tule) e/ou sacolinhas plásticas.
  • Cópias em folha de papel A4 das figuras acrobáticas.
  • Cópias em folha de papel A4 da atividade de avaliação.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Pergunte aos estudantes quem deles já viu ou foi a um circo (ao vivo/pela TV/no YouTube/já ouviu falar). Dessa experiência, quais são as características mais marcantes, aquelas de que os estudantes mais gostaram e se lembram. Pode ser que um estudante comente sobre o mágico, outro sobre a tenda e o picadeiro. Faça uma lista no quadro com os elementos listados pelos estudantes, identificando aqueles que poderão ser trabalhados na aula.

Em seguida, propomos que assistam, em conjunto, a trechos de alguns vídeos que demonstram modalidades circenses. Sugerimos algumas possibilidades, mas elas não precisam ser apresentadas uma em seguida da outra. Caso considere pertinente, escolha um desses vídeos como disparador de uma aula e discuta com os estudantes suas impressões e entendimentos sobre o número assistido.

• Malabarismo

Sugerimos que o vídeo seja compartilhado na seguinte minutagem: de 1m10s a 1m30s.

• Acrobacias aéreas

Sugerimos que o vídeo seja compartilhado na seguinte minutagem: de 10 segundos a 50 segundos.

• Palhaços

Sugerimos que o vídeo seja compartilhado na seguinte minutagem: de 1m40s a 2m01s.

• Acrobacias

Sugerimos que o vídeo seja compartilhado na seguinte minutagem: de 53 segundos a 1m13s.

• Equilíbrismos e malabarismos

Sugerimos que o vídeo seja compartilhado na seguinte minutagem: de 1m50s a 2m10s.

Ao assistir a essas proposições, pergunte aos estudantes quais foram os procedimentos de segurança adotados pelos artistas na execução de seus números; ou dialoguem sobre o que é preciso para que esses artistas se sintam seguros na realização de movimentos tão elaborados. Pergunte também quais foram os movimentos que os artistas realizaram e os estudantes já fizeram também, nas aulas de ginástica, por exemplo.

Uma barreira possível para alguns estudantes pode ser a projeção dos vídeos. Para isso, observe a distribuição dos estudantes na sala, assim como também peça para um estudante que seja o narrador para aqueles com algum tipo de deficiência visual.

Compartilhe com os estudantes e suas famílias os links por meio de uma lição de casa, para que cada estudante possa assistir à dinâmica pelo aparelho celular de alguém da família e a posteriori possam retomar o que viram com os demais colegas.

Pergunte aos estudantes sobre os cuidados que devem tomar para não se acidentar durante a experimentação das atividades práticas. Questione-os sobre as possíveis estratégias que podem criar para evitar acidentes, como, por exemplo, a conduta de cada um deles durante a participação nas atividades, ou ainda criar um cartaz com regras e combinados. Utilize a folha de papel A4 para escrever e construir coletivamente com os estudantes o cartaz. Leia para todos e certifique-se de que todos estão de acordo. Fixe-o no local onde a atividade prática irá acontecer.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA