Plano de Aula

Plano de aula: Acerte o alvo: os elementos dos esportes de precisão

mais ações

Descrição

Neste plano os estudantes irão identificar os elementos comuns que constituem os esportes de precisão, conhecer e experimentar algumas de suas principais modalidades individuais e coletivas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de precisão

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os elementos comuns aos esportes de precisão (arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento).
  • Reconhecer os materiais (construção e adaptação de materiais alternativos), assim como o ambiente físico (espaço, tempo de duração, condições do clima) com os quais ou onde as modalidades são praticadas.
  • Discutir sobre o ganhar e o perder como características presentes nos esportes.
  • Dialogar sobre a importância do protagonismo e do trabalho coletivo para se atingir os objetivos das práticas, assim como para conseguir solucionar questões do dia a dia.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Esportes

O esporte é sem dúvida uma das manifestações culturais de maior impacto em nossa sociedade. Na escola, ele possibilita um amplo repertório de conhecimentos. Entendemos esporte como:

“[...] uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações esportivas), as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição. No entanto, essas características não possuem um único sentido ou somente um significado entre aqueles que o praticam, especialmente quando o esporte é realizado no contexto do lazer, da educação e da saúde. Como toda prática social, o esporte é passível de recriação por quem se envolve com ele.” (BRASIL, 2017, p. 215)

Esportes de precisão

Dentre as categorias de esportes presentes na BNCC, temos os esportes de precisão que são:

“[...] aqueles cujo objetivo principal é arremessar/bater/lançar um objeto (bocha, bola, bolão, flecha, projétil) procurando acertar um alvo específico fixo ou em movimento. Para ver quem ganhou uma prova nas modalidades deste tipo, leva-se em consideração o número de vezes que um atleta tentou acertar o alvo (leva vantagem na pontuação quem conseguir acertar o alvo no menor número de tentativas), ou então se compara a proximidade do objeto arremessado em relação ao alvo (mais perto/longe do que o adversário). Exemplos: bocha, croquet, curling, golfe, sinuca, tiro com arco, tiro esportivo etc. Entre outras características comuns nestes esportes, destaca-se a importância do controle do movimento do atleta no manejo preciso do objeto. Nestes esportes é muito mais importante ter boa pontaria do que velocidade, força, resistência física, que são capacidades motoras muito importantes em outros tipos de esporte. É provavelmente por isso que a média de idade dos atletas destas modalidades é mais alta do que nos demais tipos de esporte.” (GONZÁLEZ E FRAGA, 2009, p. 72)

Curiosidade

A primeira medalha olímpica conquistada pelo Brasil foi a de bronze num esporte de precisão, a prova de tiro em equipe, disputada na Antuérpia em 1920. (GONZÁLEZ E FRAGA, 2009, p.72).

Ponto de atenção

Uma diferenciação importante entre esportes de precisão e demais que também objetivam um alvo, como, por exemplo, alguns esportes coletivos como basquete (cesta), futebol e handebol (gol), é que no momento da execução da tentativa, não há interferência de um adversário.

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Referencial curricular de Educação Física.  Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Departamento Pedagógico (Org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, v. 2, p. 111-181. Porto Alegre: SE/DP, 2009.

NOVA ESCOLA sobre as categorias dos esportes. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/109/esportes-veja-o-glossario-das-categorias

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA