Plano de Aula

Plano de aula: Acerte o alvo: os elementos dos esportes de precisão

mais ações

Descrição

Neste plano os estudantes irão identificar os elementos comuns que constituem os esportes de precisão, conhecer e experimentar algumas de suas principais modalidades individuais e coletivas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de precisão

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os elementos comuns aos esportes de precisão (arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento).
  • Reconhecer os materiais (construção e adaptação de materiais alternativos), assim como o ambiente físico (espaço, tempo de duração, condições do clima) com os quais ou onde as modalidades são praticadas.
  • Discutir sobre o ganhar e o perder como características presentes nos esportes.
  • Dialogar sobre a importância do protagonismo e do trabalho coletivo para se atingir os objetivos das práticas, assim como para conseguir solucionar questões do dia a dia.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Projeção ou impressão de material.
  • Fitas adesivas ou giz para delimitação de espaço.
  • Folhas de papel reciclado ou jornal.
  • Meias.
  • Cones.
  • Arcos.
  • Cordas.
  • Materiais recicláveis, como: latas, caixas de leite, garrafas pet etc.
  • Bolas de borracha de frescobol ou bola de tênis (na ausência, adaptar com bolas de meia, fita crepe, dentre outros materiais recicláveis).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Para introduzir os objetivos deste plano, compartilhe com os estudantes a imagem 1. Desafie a turma a descobrir se essa imagem é uma foto recente ou mais antiga.

EDF1_06ESP01-IMAGEM1

Também estimule os estudantes a identificar o que está acontecendo nessa foto.

É uma foto antiga ou nova? Como vocês chegaram nessa conclusão? Quantos jogadores vocês reconhecem nessa foto? O que eles estão jogando?

A foto é antiga. Tem mais de 100 anos. Há bastante tempo, nós humanos brincamos e jogamos utilizando práticas corporais variadas. Na imagem, trata-se de crianças jogando bolinha de gude.

Explique aos estudantes que nesse jogo cada participante deve deixar a maior quantidade de bolinhas dentro do alvo desenhado no chão. Para isso, ele pode utilizar as suas bolinhas para acertar as bolinhas do seu amigo, retirando as bolas dele do círculo. Essas informações podem ser utilizadas para confirmar e/ou complementar a fala dos estudantes.

Estimule os estudantes a descreverem o que seria um alvo, em quais outras práticas corporais eles identificam a presença de alvos. Incentive-os por meio de perguntas norteadoras. Vocês se lembram de outras brincadeiras ou esportes que têm um alvo? Explique que esse alvo pode ser um buraco ou um objeto a ser atingido.

Compartilhe com os estudantes, por meio de projeção ou material previamente impresso, as imagens:

Boliche:

EDF1_06ESP01-IMAGEM2

Golfe:

EDF1_06ESP01-IMAGEM3

Tiro com arco:

EDF1_06ESP01-IMAGEM4

Curling:

EDF1_06ESP01-IMAGEM5

Bocha:

EDF1_06ESP01-IMAGEM6

Críquete:

EDF1_06ESP01-IMAGEM8

Prepare e apresente aos estudantes um quadro que pode ser feito em folhas de cartolina ou papel kraft e deverá acompanhar a turma durante todo período em que for desenvolvido este plano de aulas, pois será material para o registro das aprendizagens.  

Nesse quadro, peça aos estudantes que anotem as características de cada um dos esportes de precisão que conhecem. Diga a eles que é necessário observar quais são os alvos de cada esporte e quais são os equipamentos que cada um dos esportes utiliza, como auxílio para atingir os alvos.

Deixe sempre espaço para acréscimo de colunas no quadro, pois os estudantes, ao longo das aulas, ampliam seus conhecimentos acerca do assunto e é importante que possam registrar as outras questões não percebidas no início da unidade.  

Incentive os estudantes a refletirem sobre quais habilidades motoras precisamos utilizar quando estamos diante do desafio de atingir um alvo, utilizando alguma habilidade motora, como o arremesso ou o lançamento, ou tendo auxílio de um equipamento, como um taco ou um arco.

Para auxiliar os estudantes nessa reflexão mais abstrata, utilize as seguintes perguntas: Agora que conhecemos vários esportes em que precisamos atingir um alvo, será que é necessária uma boa pontaria para conseguirmos o nosso objetivo? O que precisamos para ter uma boa pontaria? Permita que os estudantes reflitam a respeito. Como sugestão, distribua a turma em pequenos grupos de até três estudantes, para que eles possam conversar entre si a respeito dessa pergunta.

Pontos importantes a serem observados na pontaria:

  • Concentração.
  • Controle da respiração.
  • Coordenação motora (controlar o nível de força, grau de amplitude dos membros superiores e inferiores, nível de velocidade de execução do movimento).

Considerando o vocabulário deles, é importante que os estudantes tenham identificado os elementos cognitivos, emocionais e físicos presentes na execução de uma prática corporal que exige precisão.

**Obs.: Professor(a), é provável que os estudantes tenham maior dificuldade em reconhecer os esportes curling e críquete, por não serem práticas corporais presentes na cultura sul-americana, devido a fatores climáticos e de colonização do país. Esteja preparado para instrumentalizar os estudantes com informações sobre a prática do curling e do críquete. Para o críquete, sugere-se a aproximação com o jogo de taco, ou bets, prática corporal bem presente na cultura brasileira.

Caso seja possível, a fim de explorar os recursos tecnológicos da sua unidade de ensino, sugere-se a utilização da gamificação:

Esportes de precisão 1° ano do Ensino Fundamental. WordWall. Disponível em: <https://wordwall.net/pt/resource/4806074/esportes-de-precis%C3%A3o-1%C2%BA-ano-ensino-fundamental>. Acesso em 18 out. 2021.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA