Plano de aula: Brincando com personagens

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Faz de conta

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Selecione previamente livros conhecidos das crianças, que tenham seus personagens preferidos e os organize em um espaço da sala, de forma que fique confortável e convidativo. Crie com as crianças espaços como este para brincar na sala, disponibilizando fantasias e outros objetos que ampliem as brincadeiras.

Materiais:

Separe: livros, fantasias disponíveis na instituição; colchonetes, almofadas ou tatamis, objetos e materiais que possam compor cenários para brincadeiras de faz de conta.

Espaços:

A brincadeira poderá ser realizada em espaço externo. Leve para este ambiente colchonetes, almofadas ou tatamise disponha os livros que foram selecionados previamente.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 01 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças acolhem a proposta da brincadeira e quais critérios usam para a escolha dos personagens para brincar?

2. De que forma as crianças criam e imitam sons e movimentos dos personagens? Criam diálogos ou reproduzem os dos personagens escolhidos? Que narrativas elas produzem?

3. O grupo cria em conjunto, ou de forma individual, algum novo personagem e novos enredos? De que forma é possível perceber isso?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Observe se a quantidade de livros contempla todas as crianças. Estimule as crianças a acolherem umas às outras durante a brincadeira. Faça mediações se algumas se interessarem pela mesma história e não conseguirem resolver sozinhas a questão.

O que fazer durante?

1

Na sala de atividades, compartilhe com as crianças em roda, no grande grupo, o propósito de brincar a partir da escolha de personagens que estão nas histórias dos livros. Explique que você preparou um espaço para esta brincadeira e as convide para ir até o ambiente externo.Em seguida, sente-se com as crianças e converse sobre como podem escolher os personagens para brincar. Assegure-se que as crianças se apropriaram da proposta. Deixe que elas manipulem os livros no intuito de lembrar dos seus personagens favoritos. Enquanto relembram as histórias dos livros, dialogue com elas questionando: por que gostou tanto desse? Como ele é? Observe suas escolhas e proponha o início da brincadeira.

Possíveis falas do professor: Que tal termos um tempo para brincar de ser este personagem? Como vocês querem organizar a brincadeira?

2

Ao perceber que as crianças já encontraram seu personagem favorito, sugira que formem pequenos grupos para brincar e compor novas histórias a partir dos personagens que escolheram. Observe como elas selecionam os personagens e seus pares e como compartilham e modificam o uso do espaço durante a brincadeira. Intervenha quando necessário, dialogando com elas para entrarem em consenso sobre alguma questão.

Por meio de suas observações, perceba se as crianças precisam de algum suporte para a brincadeira e coloque-se à disposição para brincar com elas. As crianças podem sugerir, por exemplo, que você também seja um personagem.

3

Observe a dinâmica dos grupos: que narrativas emergiram durante as brincadeiras? Que materiais eles usaram? Como foi o processo criativo para imaginar espaços, objetos etc.? Fique atento se reproduziram falas dos personagens, imitaram seus gestos, criaram novos movimentos, inventaram novas falas para eles ou criaram personagens com características parecidas das existentes nos livros que exploraram. Algumas crianças apresentaram outros interesses? Este é um momento para documentar por meio de registros fotográficos e filmagens.

Para finalizar:

Observe o ritmo apresentado pelas crianças e converse com elas sobre o momento de finalizar. Peça que todos ajudem a organizar o ambiente. Você pode combinar com elas o espaço onde os objetos ficarão guardados para uso posterior. Algumas crianças podem encerrar a brincadeira antes do tempo previsto. Por isso, deixe disponível alguns fantoches ou jogos de encaixe para uso livre e sugira que brinquem também nos cantos temáticos que são fixos na sua sala. Feche com uma roda, pedindo para as crianças contarem sobre as brincadeiras e histórias orais que elas criaram. Faça registros escritos sobre este momento para planejar outras situações com as crianças.