10649
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Resolução de problemas: área de quadriláteros notáveis

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Resolver problemas utilizando expressões para o cálculo da área dos quadriláteros notáveis, principalmente retângulos, quadrados e trapézios que são formatos comuns para terrenos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonardo Anselmo Perez

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_21GRM03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
Use como apoio nas orientações.

Atividade principal
Encaminhe para os alunos a Atividade principal na versão impressa (você pode incluir na mesma atividade outras questões das atividades complementares ou do Raio X, por exemplo). Grave um áudio, vídeo curto ou orientação escrita para os alunos e solicite que eles deem um retorno da realização da atividade para discussão posterior. Para a produção de um vídeo você pode usar https://myhomestudio.com.br/ (que permite o trabalho com slides e é gratuito por um tempo). Use o WhatsApp para encaminhar os documentos e orientações. Mantenha esse canal de comunicação aberto para esclarecer dúvidas e dar dicas.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de área e perímetro. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-area-and-perimeter 

Discussão das soluções
Use as informações dos slides de discussão e das respostas dos alunos para fazer uma reflexão e dar um feedback à turma considerando estratégias, acertos e erros. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por fazer a discussão em tempo real (ver sugestões de plataformas abaixo). Solicite, posteriormente que os alunos resolvam o Raio X e as atividades complementares para ampliação das aprendizagens.
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
xxxxx

Encerramento
xxxx

Raio X
Solicite que os alunos resolvam posteriormente o Raio X, juntamente com as atividades complementares. Não esqueça de fazer a retomada das discussões.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para discutir sobre área dos cômodos da casa, por exemplo.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_21GRM03

(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 8º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo e suas aplicações (unidades de medida de capacidade e volume), círculo e circunferência, área de triângulos e quadriláteros e suas aplicações.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas