GEO8_11UND01 - Infográfico
Plano de Aula
Plano de aula: Os desafios da Organização dos Estados Americanos no combate ao narcotráfico
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica latino-americana
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.
Nesta aula, será proposto uma análise da organização dos Estados Americanos no combate ao narcotráfico nos países sul-americanos. A turma irá comparar os dados do consumo da cocaína nos países sul-americanos e compará-lo com o Brasil.
Na etapa seguinte, com base em um texto de apoio, fragmentado (como um quebra-cabeça), as duplas terão o desafio de colocá-los de forma organizada, para que depois possa ajudá-los a montar um infográfico sobre o tema da aula.
Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gFrwfGG5eAs2Z8Sdj6ZyWhxCu3xD7xxupBbQ2GH8vU78jTSNtAgRpaVk7Ts5/geo8-11und01-texto-fragmentado-quebra-cabeca.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YqX5famkjWdKefWkZeEaZmJRUFNEmEcKMfNda7su4g7T6jHAJtCnZvSDXGTx/geo8-11und01-fluxos-do-narcotrafico.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NQ76nW6QhRkRys8dWZTKT96PAV2QBPFf7QGPRGZguzjaCv8afE4NJR44ZsUc/geo8-11und01-infografico.pdf
Para você saber mais:
D’ALMEIDA, Denilson Pará é estratégico na rota do narcotráfico. Diário online. 29/01/2017. Disponível em: <http://m.diarioonline.com.br/noticias/policia/noticia-392161-para-e-estrategico-na-rota-do-narcotrafico.html>. Acesso em: 16 jan 2019.
FRANCISCO, Wagner Cerqueira e. Narcotráfico. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/narcotrafico.htm>. Acesso em: 16 jan 2019.
MIRANDA, Boris. Por que a América Latina é a região onde mais cresce o consumo de cocaína no mundo. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-36682622>. Acesso em: 16 jan 2019.
Quem somos? Organização dos Estados Americanos (OEA). Disponível em: <http://www.oas.org/pt/sobre/quem_somos.asp>. Acesso em: 16 jan 2019.
Rotas no Brasil do tráfico de drogas. Disponível em: <http://acaiazedo.blogspot.com/2011/08/rios-do-para-na-rota-do-trafico.html>. Acesso em: 28 jan 2019.
Contextos prévios:
É importante que os alunos saibam, previamente, o que é a OEA e sua finalidade para que assim compreendam os desafios no combate ao narcotráfico nos países sul-americanos.
A Organização dos Estados Americanos (OEA) é uma associação criada em 1948 com o objetivo de garantir a paz, a segurança e promover a democracia no continente Americano. A organização aprovou uma resolução para uma política comum de combate ao narcotráfico.
Vale lembrar que o narcotráfico é caracterizado pela venda de substâncias ilícitas, sendo, portanto, uma atividade ilegal. Um bom exemplo para demonstrar a lucratividade do narcotráfico é a produção da cocaína. Na Colômbia, país responsável por 75% da produção de cocaína mundial, um quilo do produto puro é vendido por 1.500 dólares.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Peça que observem o mapa com o símbolo de “proibido narcotráfico”. Pergunte aos alunos o que sabem sobre o narcotráfico na América do Sul. É esperado que façam associação com o tráfico de drogas, porém vale explicar que não se trata somente do comércio ilegal de drogas e sim, parte da produção e da distribuição e a venda por diversos cartéis.
Aproveite para lembrá-los sobre a finalidade e a importância da Organização dos Estados Americanos (OEA). A OEA é uma associação criada em 1948 com o objetivo de garantir a paz, a segurança e promover a democracia no continente. Conta com 35 estados-membros que, a partir de 1990, definiram como prioridade dos seus trabalhos o fortalecimento da democracia e assuntos relacionados com o comércio e integração econômica, controle de entorpecentes, repressão ao terrorismo e corrupção, lavagem de dinheiro e questões ambientais.
Explique que a sala de aula será dividida em duplas, com a finalidade de analisar mapas, tabelas e notícias sobre os desafios da OEA no combate ao narcotráfico nos países sul-americanos. Na etapa seguinte, com base em um texto fragmentado será proposto a dupla colocá-lo em ordem, como um quebra-cabeça. A partir da montagem do quebra-cabeça as duplas serão desafiadas a construir um infográfico e posteriormente compará-los com os colegas.
Contextualização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Peça a turma que formem duplas. Projete o slide ou imprima a tabela.
Oriente que observem a tabela que apresenta a porcentagem de uso de cocaína na população na América do Sul. Chame atenção para o X que aparece ao lado do país Uruguai. É o primeiro da tabela. Por que será?
Vale ressaltar que a cocaína é muito barata no Uruguai (de US$ 11 a US$ 15 o grama) e costuma estar disponível 24 horas. Há bares em todas as camadas da sociedade onde sempre há traficantes, por isso o consumo é maior. E ainda existe a possibilidade de legalizar seu uso, assim como fizeram com a maconha.
Destaque a posição do Brasil na tabela. Pergunte se ficaram surpresos, ou já esperavam encontrar o Brasil entre os países onde mais se consome cocaína entre os países sul americanos.
Peça que comparem as porcentagens do Brasil com outros países.
De acordo com as informações da tabela em relação ao consumo de cocaína, a Colômbia (país maior produtor de cocaína) aparece na 5º posição da tabela.
Contextualização
Orientações: Por que o Uruguai aparece no topo da tabela? Chame atenção da turma para o fragmento retirado do livro de Guilhermo Garat, “Maconha e outras ervas: proibição, regulação de uso de drogas no Uruguai”.
Possíveis respostas podem ser concluídas com base que a cocaína é muito barata no Uruguai, além de estar disponível para todas as camadas sociais, como apresenta o fragmento acima. Vale ressaltar, que o Uruguai apresenta uma política de drogas, desde 2013, que legaliza a produção, distribuição e venda da maconha. Embora os índices analisados estejam pautados na cocaína e não na maconha, podem aparecem dúvidas por parte dos estudantes em relação ao assunto.
Esclareça-os que a política de regulação de substâncias entorpecentes variam entre os países e também ao longo da história, e que os circuitos de produção, transporte e distribuição da maconha e da cocaína podem coincidir, mas não necessariamente.
Se compararmos com o Brasil, precisamos considerar o índice alto de consumo de derivados da cocaína de baixa qualidade, como o crack e outras substâncias feitas a partir de resíduos da pasta-base. Com a disponibilidade de substâncias de baixa qualidade e preço, o número de consumidores e de viciados sobe.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide ou imprima o mapa dos fluxos do narcotráfico na América e entregue as duplas.
Solicite que observem com atenção as setas vermelhas que indicam a rota da cocaína, bem como as informações contidas da legenda.
Pergunte as duplas:
· Quais são os desafios da OEA no combate ao narcotráfico nos países sul americanos?
É esperado que os alunos apontem, por exemplo, o desafio do Brasil em patrulhar e vigiar as fronteiras da Amazônia, em relação a rota do tráfico. Apontem os países produtores de cocaína e maconha, bem como as dificuldades em reverter economicamente a cultura da plantação da coca, por exemplo, na Bolívia e Colômbia.
Espera-se que relacionem os destinos das drogas para países desenvolvidos como maiores consumidores, bem como os países que se destacam como paraísos financeiros" - como Bahamas, o Panamá, as Ilhas Virgens e o Uruguai - tornaram-se focos cruciais para a legalização ("lavagem") do dinheiro obtido com o narcotráfico.
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro.
Entregue as duplas os fragmentos do texto impresso e recortado.
Explique a dupla terá o desafio de organizar os fragmentos de modo que o texto esteja de acordo com os desafios da OEA no combate ao narcotráfico na América do Sul.
Entregue uma folha sulfite para que as duplas possam colar os fragmentos de acordo com sua interpretação.
Vale orientar a turma que a atividade proposta é quebra-cabeça textual, dessa forma, a maneira como montarem o texto será utilizada para a construção de um infográfico na próxima etapa.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa, entregue a folha impressa para cada dupla e oriente que a partir do texto montado, as duplas irão transferir as informações para o modelo e assim será construído um infográfico.
O infográfico é um tipo de representação visual que une textos breves com figuras e esquemas a fim de explicar um conteúdo para o leitor.
Explique que a partir do modelo apresentado os alunos irão preencher com informações relevantes de forma que apresente relação entre a imagem (mapa), bem como as caixas setas e sua respectiva legenda. Chame atenção dos alunos para a legenda, bem como as caixas e setas de textos que deverão ser preenchidas seguindo a reconstrução do texto fragmentado. Nesse momento recursos como canetas hidrocores, lápis de cor, papéis coloridos (rosa e roxo) podem auxiliar as duplas na montagem das setas.
É esperado que os alunos consigam relacionar os desafios da OEA no combate ao narcotráfico na América do Sul.
Lembre as duplas de dar um título ao infográfico.
Ao término da atividade, reserve pelo menos 02 minutos para as duplas a apresentarem o infográfico para a turma com intuito de comparar e analisar as percepções e interpretações realizadas a partir da montagem do texto. Exponha os trabalhos no mural.
Para você saber mais:
Caso queira aprofundar, vale a leitura do artigo publicado na revista Nova Escola sobre a utilização de infográficos em sala de aula:
MANSANI, Mara. Como trabalhar leitura e escrita de infográficos na Alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/10136/blog-alfabetizacao-leitura-escrita-producao-de-infograficos-sala-de-aula>. Acesso em: 01 mai 2019.
Materiais Complementares
No momento da adaptação, priorize práticas reflexivas e criativas, que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades BNCC. Utilize os planos de aula para planejar sequências didáticas, levando o aluno a desvendar e compreender as dinâmicas relacionadas a diversidade socioespacial e seus processos. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e são fundamentais para operacionalizar suas aulas a distância, mas devem ser utilizadas com sua orientação para garantir uma aprendizagem com rigor científico através de fontes confiáveis. Para associar as etapas dos planos ao uso de ferramentas digitais, lembre-se de que as mesmas não devem ser utilizadas como fim em si mesmas, mas sim como instrumentos que possibilitam a investigação em ambientes virtuais que oportunizam experiências que os alunos não teriam acesso fisicamente. Para isso, você pode se valer de uma infinidade de recursos entre plataformas abertas, sites institucionais, Ongs, fundações, organismos multilaterais, jogos e quizzes, mapas interativos, simuladores e aplicativos de celular.
As propostas devem ser ajustadas a faixa etária dos alunos em atividades com distintos graus de complexidade, seguindo a progressão de conteúdo, projetando as experiências em dimensões maiores, partindo do local até o global. Preparamos para você uma lista de sugestões para incrementar os planos de aula e explorar o que a tecnologia digital traz para ensino de Geografia. Mas atenção, nesse período longe do espaço da escola, é importante aliar o uso de dispositivos a atividades físicas seguras, que promovam nos alunos momentos distantes das telas, estimulando os sentidos, desenvolvendo a criatividade e o movimento. Você pode alternar o uso de dispositivos com propostas mão na massa que propiciem a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Partindo da realidade do aluno, estimule a exploração de seu lugar de vivência, o controle do tempo, a observação sob diferentes pontos de vista, a representação de elementos do cotidiano e reconhecimento das regras de convivência. A seguir, apresentamos propostas de atividades que podem substituir etapas dos planos, sem prejuízo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a eles: São elas, a construção de maquetes com sucatas; elaboração de mapas mentais, croquis e; plantas; registros fotográficos de objetos e paisagens do lugar de vivência; desenhos de observação em diferentes pontos de vista; colagens e representações bidimensionais e tridimensionais; entrevistas com familiares; representação de esquetes e cenas teatrais; jogos corporais; audição de músicas; assistir filmes, documentários e animações; jogos de tabuleiro; cultivar uma horta; fazer uma composteira caseira; ler e comentar notícias de telejornal ou impresso; produção de textos entre outras que você pode inventar. Além das atividades individuais, garanta também a realização de propostas em duplas ou em grupos através de aplicativos de comunicação, para garantir a socialização de opiniões, troca de experiências, produções coletivas e colaborativas. As etapas e resultados podem ser registrados na forma de fotografias, vídeos, podcast, blogs, cadernos digitais ou digitalizados para serem compartilhados com você e os colegas. Não se esqueça de sempre partir dos conhecimentos prévios e estimular o levantamento e testagem de hipóteses garantindo, mesmo que de forma remota, o protagonismo do aluno! Esperamos que a adaptação dos planos de aula de Geografia apara seu uso a distância, facilite o seu trabalho, com a mesma qualidade dos planos presenciais. PLATAFORMAS E SITES: Google Earth Google Maps Earth 3D Relief Map Science Changing The world Estação Espacial Internacional Earth nullschool MeteoEarth Minecraft Education Edition Education.com Recursos geográficos NATIONAL GEOGRAPHIC NA SALA DE AULA Digital Compass WORLD METERS APOLLO 11 ACESSO A MUSEUS VIRTUAIS E VISITAS GUIADAS: COLEÇÃO DE MUSEUS de CARTOGRAFIA MUSEUS VIRTUAIS PELO MUNDO INSTITUIÇÕES E ORGANISMOS MULTILATERAIS IBGE EMBRAPA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INCRA GREENPEACE ONU AGÊNCIA NACIONAL DE AGUAS RIOS VOADORES PNUD CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY APLICATIVOS PARA CELULAR: World Atlas NASA APP Países e capitais do mundo Geografia Mundial Mapa politico Mapa físico Bússola StarTalk APP DE JOGOS DE GEOGRAFIA PARA CELULAR Jogo da Geografia ONDE É ISSO QUIZ GEOGRAFIA Planeta terra Jogos de geografia Geo Jogo JOGOS e QUIZZES ONLINE WORLD GEOGRAPHY GAMES CRIANÇA CIDADÃ DO MUNDO JOGOS GEOGRAFICOS QUIZ GEOGRAFIA CNECNOAS
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Maria
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar o poder dos cartéis nos países sul-americanos, bem como sua rota de distribuição do narcotráfico e de que forma a OEA vem contribuindo no combate ao narcotráfico.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE11) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.
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