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Plano de aula - Consenso de Washington: neoliberalismo na América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender as regras estabelecidas no Consenso de Washington por meio da política neoliberal

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Protagonismo

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender as regras estabelecidas no Consenso de Washington por meio da política neoliberal. A partir da apresentação de dois vídeos, os alunos deverão identificar as principais consequências da implantação dessa política nos países latino-americanos, levantando o que levou aos problemas identificados, que em países da América Latina seriam comuns e, posteriormente, discutir entre eles que soluções seriam adequadas para resolver essas questões. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie o arquivo de contextualização, disponível aqui, para iniciar esta etapa com os alunos. Grave um áudio lendo a legenda da foto, explicando que o local funciona como centro legislativo do governo do país. É o local de reunião do Congresso estadunidense, formado pelo Senado (câmara alta) e pela Câmara dos Representantes (câmara baixa). Depois, pergunte: "Você já ouviu falar no Consenso de Washington?". Incentive-os a enviar áudios ou mensagens pelo WhatsApp. Tempo estimado: 5 minutos.

Problematização
Depois, comente que o Consenso de Washington é uma conjugação de grandes medidas, que se compõe de dez regras básicas, formulado em novembro de 1989 por economistas de instituições financeiras situadas em Washington D.C. Essas normas foram estabelecidas em países em desenvolvimento para consolidar o receituário de caráter neoliberal, principalmente na América Latina. Questione: "E você, saberia dizer o que marca a política econômica neoliberal?". Solicite que eles reflitam sobre o assunto e enviem mensagens pelo WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Solicite que os alunos assistam aos vídeos:
- Vídeo 1: SOARES, Ana P. C. Neoliberalismo, 2012 (4min40seg); disponível aqui;
- Vídeo 2: Neoliberalismo, 2006 (1min39seg); disponível aqui

Divida os alunos em grupos de 3 ou 4 pessoas, e solicite que criem uma lista com as principais consequências da implantação dessa política nos países da América Latina. Eles devem discutir entre eles a questão: "O que levou a esses problemas?". Peça para os grupos criarem subgrupos no WhatsApp, para facilitar a conversa entre os membros. Após finalizarem, solicite que compartilhem suas produções com a turma no momento correto. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Peça aos alunos que comparem os problemas levantados. Promova um debate e discussão do que poderia ser feito para solucionar parte dos problemas levantados, tais como a pobreza, desigualdade social, desemprego etc. É possível que levantem a hipótese de maior intervenção estatal na economia e na regulação do mercado. Também podem sugerir leis mais rígidas e impostos mais altos para as empresas privadas, colaborando para investimentos em benesses sociais. Os movimentos sociais e frentes populares estão adquirindo cada vez mais importância nesse cenário, na busca de direitos e condições mais igualitárias. Partidos políticos, como o Podemos (Espanha) e Syriza (Grécia), o papel do Papa Francisco e a Teologia da Libertação assumem posições decisivas nesse processo de enfrentamento da atual conjuntura político, econômica e social. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo sobre o Consenso de Washington, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_06UND05

(EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.


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