17289
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O caminho dos alimentos

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre reconhecer as relações de dependência entre o campo e a cidade, a partir do processo produtivo dos alimentos.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, essa aula teve sua ação propositiva pensada para a divisão da turma em três grupos de trabalho.

Materiais necessários: Cartolina, tesoura, cola, imagens impressas, envelopes, lápis, lápis de cor.

Material complementar:

Link para as imagens da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/359NCrtBtZrtwfnwsmnj2hgVZ4k9AwH7EqzJFgvs4SepEQHZgJ6cV7dgkw5G/ge03-05und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre como os alimentos chegam até a nossa casa, e de onde eles vem, ou seja, sua origem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Estabeleça a contextualização explicando para os alunos sobre o fato de que os alimentos saem de um determinado local, até chegar à nossa mesa. Nesse momento, não aborde ainda sobre o papel do campo para o ciclo da cadeia produtiva, pois eles deverão chegar a essa conclusão ao final da aula.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Questione aos alunos se eles já se perguntaram de onde vêm os alimentos que consumimos no dia a dia, em nossa casa. Para incentivar ainda mais o diálogo, pergunte sobre três alimentos específicos: o leite, os ovos e o pão. Anote as respostas dos alunos no quadro.

Fonte da Imagem 1: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 17 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem 2: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 17 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem 3: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 17 de fevereiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso sinta necessidade, substitua os alimentos abordados no slide, por alimentos regionais ou aqueles que a sua turma tem acesso.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Entregue a cada grupo um envelope contendo imagens que, ao serem unidas, formem a cadeia produtiva dos três alimentos destacadas na problematização - o leite, os ovos e o pão. Além disso, dentro do envelope estarão também imagens de setas, de modo que elas ajudem os alunos a montar uma espécie de “quebra cabeça” da cadeia produtiva dos alimentos escolhidos. As setas servirão de indicação de cada etapa da cadeia. Solicite que em grupo, eles montem o caminho dos alimentos até a casa do consumidor.

Material Complementar:

Link para as imagens da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/359NCrtBtZrtwfnwsmnj2hgVZ4k9AwH7EqzJFgvs4SepEQHZgJ6cV7dgkw5G/ge03-05und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Solicite que os grupos apresentem os seus “caminhos dos alimentos” para a turma. Ao final das apresentações, conclua a aula questionando aos alunos qual foi a origem dos alimentos. Nesse momento, chame atenção ao fato de que o pão, o leite e os ovos chegam à nossa mesa graças ao trabalho de inúmeras pessoas, que ajudam a formar as etapas da produção desses alimentos e de tantos outros. Converse também sobre a relação existente entre o campo e cidade, explicando que enquanto o campo contribui com a matéria prima e os animais que fornecem a base para os alimentos que consumimos, as indústrias e o comércio localizados - em sua maioria - na cidade, ajudam a transformar a matéria prima em alimento e vendê-lo para os consumidores, que somos nós.

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 17 de fevereiro de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, essa aula teve sua ação propositiva pensada para a divisão da turma em três grupos de trabalho.

Materiais necessários: Cartolina, tesoura, cola, imagens impressas, envelopes, lápis, lápis de cor.

Material complementar:

Link para as imagens da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/359NCrtBtZrtwfnwsmnj2hgVZ4k9AwH7EqzJFgvs4SepEQHZgJ6cV7dgkw5G/ge03-05und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre como os alimentos chegam até a nossa casa, e de onde eles vem, ou seja, sua origem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Estabeleça a contextualização explicando para os alunos sobre o fato de que os alimentos saem de um determinado local, até chegar à nossa mesa. Nesse momento, não aborde ainda sobre o papel do campo para o ciclo da cadeia produtiva, pois eles deverão chegar a essa conclusão ao final da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Questione aos alunos se eles já se perguntaram de onde vêm os alimentos que consumimos no dia a dia, em nossa casa. Para incentivar ainda mais o diálogo, pergunte sobre três alimentos específicos: o leite, os ovos e o pão. Anote as respostas dos alunos no quadro.

Fonte da Imagem 1: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 17 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem 2: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 17 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem 3: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 17 de fevereiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso sinta necessidade, substitua os alimentos abordados no slide, por alimentos regionais ou aqueles que a sua turma tem acesso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Entregue a cada grupo um envelope contendo imagens que, ao serem unidas, formem a cadeia produtiva dos três alimentos destacadas na problematização - o leite, os ovos e o pão. Além disso, dentro do envelope estarão também imagens de setas, de modo que elas ajudem os alunos a montar uma espécie de “quebra cabeça” da cadeia produtiva dos alimentos escolhidos. As setas servirão de indicação de cada etapa da cadeia. Solicite que em grupo, eles montem o caminho dos alimentos até a casa do consumidor.

Material Complementar:

Link para as imagens da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/359NCrtBtZrtwfnwsmnj2hgVZ4k9AwH7EqzJFgvs4SepEQHZgJ6cV7dgkw5G/ge03-05und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Solicite que os grupos apresentem os seus “caminhos dos alimentos” para a turma. Ao final das apresentações, conclua a aula questionando aos alunos qual foi a origem dos alimentos. Nesse momento, chame atenção ao fato de que o pão, o leite e os ovos chegam à nossa mesa graças ao trabalho de inúmeras pessoas, que ajudam a formar as etapas da produção desses alimentos e de tantos outros. Converse também sobre a relação existente entre o campo e cidade, explicando que enquanto o campo contribui com a matéria prima e os animais que fornecem a base para os alimentos que consumimos, as indústrias e o comércio localizados - em sua maioria - na cidade, ajudam a transformar a matéria prima em alimento e vendê-lo para os consumidores, que somos nós.

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 17 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano