Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, essa aula teve sua ação propositiva pensada para a divisão da turma em três grupos de trabalho.
Materiais necessários: Cartolina, tesoura, cola, imagens impressas, envelopes, lápis, lápis de cor.
Material complementar:
Link para as imagens da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/359NCrtBtZrtwfnwsmnj2hgVZ4k9AwH7EqzJFgvs4SepEQHZgJ6cV7dgkw5G/ge03-05und05-acao-propositiva-imagens.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre como os alimentos chegam até a nossa casa, e de onde eles vem, ou seja, sua origem.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Estabeleça a contextualização explicando para os alunos sobre o fato de que os alimentos saem de um determinado local, até chegar à nossa mesa. Nesse momento, não aborde ainda sobre o papel do campo para o ciclo da cadeia produtiva, pois eles deverão chegar a essa conclusão ao final da aula.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Questione aos alunos se eles já se perguntaram de onde vêm os alimentos que consumimos no dia a dia, em nossa casa. Para incentivar ainda mais o diálogo, pergunte sobre três alimentos específicos: o leite, os ovos e o pão. Anote as respostas dos alunos no quadro.
Fonte da Imagem 1: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 17 de fevereiro de 2019.
Fonte da Imagem 2: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 17 de fevereiro de 2019.
Fonte da Imagem 3: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 17 de fevereiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso sinta necessidade, substitua os alimentos abordados no slide, por alimentos regionais ou aqueles que a sua turma tem acesso.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Entregue a cada grupo um envelope contendo imagens que, ao serem unidas, formem a cadeia produtiva dos três alimentos destacadas na problematização - o leite, os ovos e o pão. Além disso, dentro do envelope estarão também imagens de setas, de modo que elas ajudem os alunos a montar uma espécie de “quebra cabeça” da cadeia produtiva dos alimentos escolhidos. As setas servirão de indicação de cada etapa da cadeia. Solicite que em grupo, eles montem o caminho dos alimentos até a casa do consumidor.
Material Complementar:
Link para as imagens da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/359NCrtBtZrtwfnwsmnj2hgVZ4k9AwH7EqzJFgvs4SepEQHZgJ6cV7dgkw5G/ge03-05und05-acao-propositiva-imagens.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Solicite que os grupos apresentem os seus “caminhos dos alimentos” para a turma. Ao final das apresentações, conclua a aula questionando aos alunos qual foi a origem dos alimentos. Nesse momento, chame atenção ao fato de que o pão, o leite e os ovos chegam à nossa mesa graças ao trabalho de inúmeras pessoas, que ajudam a formar as etapas da produção desses alimentos e de tantos outros. Converse também sobre a relação existente entre o campo e cidade, explicando que enquanto o campo contribui com a matéria prima e os animais que fornecem a base para os alimentos que consumimos, as indústrias e o comércio localizados - em sua maioria - na cidade, ajudam a transformar a matéria prima em alimento e vendê-lo para os consumidores, que somos nós.
Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 17 de fevereiro de 2019.