17255
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - A produção do açúcar no Brasil: as rotas de comércio no passado e no presente

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre A produção do açúcar no Brasil: as rotas de comércio no passado e no presente

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos analisem o processo de produção e comercialização do açúcar no Brasil, do período colonial aos dias de hoje. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que se encontram no Objetivo deste Plano. Siga a sequência de orientações proposta. Você pode optar por fazer essa etapa enviando todo o material (documentos, foto dos documentos) para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise de todo material a ser estudado.
Envie aos alunos o link (disponível aqui), que trata da funcionalidade do engenho de açúcar.

Problematização
Siga as orientações definidas, mas envie, antecipadamente, o arquivos e o links dos vídeos que serão utilizados, para que os alunos possam manipular estes materiais e ter facilidade de participar do debate proposto. Durante o debate, você poderá passar os trechos do vídeo que quer ressaltar ou que sejam os mais importantes para o aprendizado. Envie todo o material (links, documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos.
Se achar interessante, envie os links disponibilizados no "Para você saber mais", para que os alunos agreguem estes conhecimentos aos desenvolvidos nesta aula.

Sistematização
Siga orientações definidas nesta etapa, mas faça esta atividade individualmente, abrindo espaço para quem queira fazer as perguntas. Incentive os alunos a participarem com as perguntas e as respostas, criando um ambiente de colaboração e coleguismo. Envie todo o material do jogo (documentos, foto dos documentos, orientações).

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).

Convite à família
Envolva a família no aprendizado dos filhos, indicando que assistam juntos o vídeo Ciclo da cana-de-açúcar (disponível aqui).
Em outro momento, peça que os alunos comentem sobre o vídeo assistido, no que se refere à produção nos engenhos de açúcar e as vidas dos escravizados.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_07UND02

(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas