Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI27, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Contexto:
Adjetivo: Relacionado com o dinheiro, com a moeda em circulação: sistema monetário; valor monetário; pagamento monetário. Disponível em:https://www.dicio.com.br/monetario/ Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Problematização:
Link do texto: Fundo Monetário Internacional
Sistematização:
Observação: Para nortear o trabalho do professor no momento da socialização foi construído um esquema com os trechos retirados do texto trabalhado com os alunos e que tem a função de gabarito.
Link do esquema FMI:
Para você saber mais:
Fundo Monetário Internacional. Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/119-fundo-monetario-internacional Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
FMI - Fundo Monetário Internacional. Disponível em: https://nacoesunidas.org/agencia/fmi/ Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais:
Fundo Monetário Internacional. Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/119-fundo-monetario-internacional Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
FMI - Fundo Monetário Internacional. Disponível em: https://nacoesunidas.org/agencia/fmi/ Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar o aluno para o tema. Para isso inicie a atividade dividindo a sala em trios e solicite aos alunos que pesquisem no dicionário a palavra monetário. Em seguida imprima ou projete a sigla FMI e seu significado. Peça que os alunos levantem hipóteses sobre a função do FMI no Brasil. Peça para que os alunos escrevam no caderno suas hipóteses (mesmo que a classe não tenha informações sobre a função do FMI é importante estimular os alunos a levantarem hipóteses, esta prática mobiliza o repertório sociocultural que o aluno tem como conhecimento). O objetivo nesta etapa da aula é verificar o que a classe conhece sobre o FMI e sua atuação, para que posteriormente seja trabalhado seu contexto histórico e sua relação com o Brasil. Controle o tempo.
Significado de monetário:
Adjetivo: Relacionado com o dinheiro, com a moeda em circulação: sistema monetário; valor monetário; pagamento monetário. Disponível em:https://www.dicio.com.br/monetario/ Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
FMI - Fundo Monetário Internacional. Disponível em: https://nacoesunidas.org/agencia/fmi/ Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Com os alunos divididos em trios, distribua o texto impresso. Projete ou escreva no quadro as orientações da atividade e leia para a classe.
O objetivo desta etapa da aula é a produção de um esquema que defina, com base na análise do texto, a função e a importância do FMI no contexto global. Peça aos alunos para deixar claro cada item do esquema. Enquanto os alunos desenvolvem a atividade circule entre os trios. Pode ser que haja dúvidas, principalmente sobre o texto que servirá de base para a construção do esquema. Controle o tempo.
Link do texto: Fundo Monetário Internacional
Observação: Para nortear o trabalho do professor no momento da socialização foi construído um esquema com os trechos retirados do texto trabalhado com os alunos e que tem a função de gabarito.
Link do esquema FMI:
Para você saber mais:
Fundo Monetário Internacional. Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/119-fundo-monetario-internacional Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isto, selecione um trio para socializar seu esquema. Peça aos alunos que reproduzam o esquema no quadro e em seguida peça que expliquem cada item do esquema. Finalize o tema aproveitando o esquema reproduzido pelos alunos no quadro. Corrigia-o e se necessário acrescente informações. Este método valoriza a produção do aluno e garante que a sala corrija possíveis equívocos ou acrescente informações em seus esquemas.
Observação: Para nortear o trabalho do professor no momento da socialização foi construído um esquema com os trechos retirados do texto trabalhado com os alunos e que tem a função de gabarito.
Link do esquema FMI: