16916
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O ser humano transforma a paisagem

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre perceber as alterações nas paisagens, provocadas pela ação antrópica.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, a turma deve ser dividida em quatro grupos, especialmente no momento da ação propositiva.

Materiais necessários: Enigmas impressos, projetor multimídia, computador, caixa ou embalagem para realizar o sorteio.

Material Complementar:

Link para a sugestão de enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gvQJhcuDCtJtTzTrq28F4ZgKmHJGYErHMJRFnUSFWNncHzyXBacs5JTAwYrC/geo3-04und04-enigmas-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais: Sobre as transformações das paisagens, Beringuer (1991, s.p) afirma que “[...] a paisagem que vemos hoje não será a que veremos amanhã e nem tão pouco é a que foi vista ontem, pois a paisagem é produzida e reproduzida no decorrer do tempo, através da ação do homem e da sociedade sobre o território, levando-se em conta que cada ator social tem seu tempo próprio no espaço”.

Dessa forma, é importante compreender que as paisagens são alteradas mediante o tempo e a necessidade de cada tipo de sociedade que habita uma porção do espaço.

A fim de aprofundar o conhecimento sobre essa temática, deixamos como indicação o caderno de Produções Didático Pedagógicas, criado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. O link para acesso é:

FRANCISQUINHO, Célia Aparecida. Transformação da paisagem natural do município de Jacarezinho ao longo do tempo. Jacarezinho, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uenp_geo_pdp_celia_aparecida_francisquinho.pdf>. Acesso em: 22 fev 2019.

Contextos prévios: Este plano de aula foi pensado e elaborado para turmas que já tenham tido contato com aulas sobre conceitos como Paisagem e Elementos da Paisagem, tendo em vista que reconhecer as paisagens naturais e antrópicas prevê que os alunos saibam o que é uma paisagem, e quais elementos as compõem.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre as transformações das paisagens provocadas pelo ser humano, quando este precisa suprir alguma necessidade, seja ela de moradia, lazer, segurança, saúde, transporte, etc. Você pode explorar a imagem do slide, provocando nos alunos quais transformações dessa paisagem foram promovidas pela ação humana, e com qual finalidade. Por exemplo: Qual a função dessa ponte na cidade de São Paulo? É possível que os alunos respondam que a ponte tem a função de melhorar a travessia das pessoas e dos automóveis, o que está correto. Outras respostas podem surgir relacionadas à necessidade de locomoção, economia de tempo, etc.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Contextualize o assunto da aula dando como exemplo a imagem do slide. Caso não possa projetar, imprima ou desenhe no quadro algo que possa ser semelhante à paisagem retratada na imagem. Explique para os alunos que apesar das fotos constantes na imagem não serem referentes ao mesmo lugar, elas demonstram como uma paisagem natural pode sofrer alterações antrópicas, com a finalidade de atender necessidades humanas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete ou imprima a imagem do recorte espacial da cidade do Rio de Janeiro, e apresente aos alunos. Inicialmente pergunte se eles conhecem essa paisagem, seja pessoalmente ou pela televisão. Em caso negativo, explique para os alunos a qual lugar pertence essa paisagem.

Em seguida, estabeleça a problematização a partir das seguintes questões:

1) Como essa paisagem foi alterada pelas pessoas?

2) Por que as alterações foram feitas?

Você pode registrar no quadro as respostas dos alunos, ou promover um debate rápido entre eles, caso discordem em algum momento.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma dividida em quatro grupos, faça um sorteio com os enigmas, de modo que todos possam participar da atividade. Cada grupo receberá um enigma por vez. Por isso, somente faça o sorteio para o grupo dois, quando o primeiro tiver conseguido responder a situação problema colocada. Caso nenhum aluno do grupo consiga resolver o enigma proposto, solicite a ajuda de outros alunos da turma que saibam a resposta. É importante ressaltar que a atividade não consiste em uma competição entre grupos, mas um exercício colaborativo.

Link para a sugestão de enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gvQJhcuDCtJtTzTrq28F4ZgKmHJGYErHMJRFnUSFWNncHzyXBacs5JTAwYrC/geo3-04und04-enigmas-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Ao final do jogo dos enigmas, reúna a turma em um círculo para que possam conversar sobre as perguntas que acabaram de responder, decifrando as charadas. Como forma de sistematizar, questione aos alunos: “Nos enigmas que resolvemos, foi possível atender às necessidades humanas apenas com o uso dos elementos naturais? Por que?” Eles responderão oralmente, na roda de conversa.

A expectativa de respostas é que os alunos percebam que, apesar de nos enigmas existirem elementos naturais presentes nas paisagens descritas, em todas elas foi necessária a construção ou criação de algum elemento antrópico, ou seja, uma construção humana, como uma ponte, um viaduto, um túnel, uma estrada pavimentada, etc. Dessa forma, eles perceberão que as paisagens transformadas podem conservar elementos naturais em sua composição, mas que são modificadas para atender a algum tipo de necessidade humana, seja ela econômica ou ligada ao conforto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, a turma deve ser dividida em quatro grupos, especialmente no momento da ação propositiva.

Materiais necessários: Enigmas impressos, projetor multimídia, computador, caixa ou embalagem para realizar o sorteio.

Material Complementar:

Link para a sugestão de enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gvQJhcuDCtJtTzTrq28F4ZgKmHJGYErHMJRFnUSFWNncHzyXBacs5JTAwYrC/geo3-04und04-enigmas-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais: Sobre as transformações das paisagens, Beringuer (1991, s.p) afirma que “[...] a paisagem que vemos hoje não será a que veremos amanhã e nem tão pouco é a que foi vista ontem, pois a paisagem é produzida e reproduzida no decorrer do tempo, através da ação do homem e da sociedade sobre o território, levando-se em conta que cada ator social tem seu tempo próprio no espaço”.

Dessa forma, é importante compreender que as paisagens são alteradas mediante o tempo e a necessidade de cada tipo de sociedade que habita uma porção do espaço.

A fim de aprofundar o conhecimento sobre essa temática, deixamos como indicação o caderno de Produções Didático Pedagógicas, criado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. O link para acesso é:

FRANCISQUINHO, Célia Aparecida. Transformação da paisagem natural do município de Jacarezinho ao longo do tempo. Jacarezinho, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uenp_geo_pdp_celia_aparecida_francisquinho.pdf>. Acesso em: 22 fev 2019.

Contextos prévios: Este plano de aula foi pensado e elaborado para turmas que já tenham tido contato com aulas sobre conceitos como Paisagem e Elementos da Paisagem, tendo em vista que reconhecer as paisagens naturais e antrópicas prevê que os alunos saibam o que é uma paisagem, e quais elementos as compõem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre as transformações das paisagens provocadas pelo ser humano, quando este precisa suprir alguma necessidade, seja ela de moradia, lazer, segurança, saúde, transporte, etc. Você pode explorar a imagem do slide, provocando nos alunos quais transformações dessa paisagem foram promovidas pela ação humana, e com qual finalidade. Por exemplo: Qual a função dessa ponte na cidade de São Paulo? É possível que os alunos respondam que a ponte tem a função de melhorar a travessia das pessoas e dos automóveis, o que está correto. Outras respostas podem surgir relacionadas à necessidade de locomoção, economia de tempo, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Contextualize o assunto da aula dando como exemplo a imagem do slide. Caso não possa projetar, imprima ou desenhe no quadro algo que possa ser semelhante à paisagem retratada na imagem. Explique para os alunos que apesar das fotos constantes na imagem não serem referentes ao mesmo lugar, elas demonstram como uma paisagem natural pode sofrer alterações antrópicas, com a finalidade de atender necessidades humanas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete ou imprima a imagem do recorte espacial da cidade do Rio de Janeiro, e apresente aos alunos. Inicialmente pergunte se eles conhecem essa paisagem, seja pessoalmente ou pela televisão. Em caso negativo, explique para os alunos a qual lugar pertence essa paisagem.

Em seguida, estabeleça a problematização a partir das seguintes questões:

1) Como essa paisagem foi alterada pelas pessoas?

2) Por que as alterações foram feitas?

Você pode registrar no quadro as respostas dos alunos, ou promover um debate rápido entre eles, caso discordem em algum momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma dividida em quatro grupos, faça um sorteio com os enigmas, de modo que todos possam participar da atividade. Cada grupo receberá um enigma por vez. Por isso, somente faça o sorteio para o grupo dois, quando o primeiro tiver conseguido responder a situação problema colocada. Caso nenhum aluno do grupo consiga resolver o enigma proposto, solicite a ajuda de outros alunos da turma que saibam a resposta. É importante ressaltar que a atividade não consiste em uma competição entre grupos, mas um exercício colaborativo.

Link para a sugestão de enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gvQJhcuDCtJtTzTrq28F4ZgKmHJGYErHMJRFnUSFWNncHzyXBacs5JTAwYrC/geo3-04und04-enigmas-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Ao final do jogo dos enigmas, reúna a turma em um círculo para que possam conversar sobre as perguntas que acabaram de responder, decifrando as charadas. Como forma de sistematizar, questione aos alunos: “Nos enigmas que resolvemos, foi possível atender às necessidades humanas apenas com o uso dos elementos naturais? Por que?” Eles responderão oralmente, na roda de conversa.

A expectativa de respostas é que os alunos percebam que, apesar de nos enigmas existirem elementos naturais presentes nas paisagens descritas, em todas elas foi necessária a construção ou criação de algum elemento antrópico, ou seja, uma construção humana, como uma ponte, um viaduto, um túnel, uma estrada pavimentada, etc. Dessa forma, eles perceberão que as paisagens transformadas podem conservar elementos naturais em sua composição, mas que são modificadas para atender a algum tipo de necessidade humana, seja ela econômica ou ligada ao conforto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano