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Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - O México e as independências americanas: liberdade para todos?

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre O México e as independências americanas: liberdade para todos?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Pereira De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets ou Hangout, Padlet.

Contexto
Envie o objetivo da aula e a imagem e o texto do contexto. Junto com elas, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem as fontes. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Questões para refletirem:
- Quem é a pessoa representada pela imagem? Qual a cor da pele dela? Como são as roupas dela? O que está fazendo? O que carrega nas mãos?
- O que são representam as bandeiras ao fundo da imagem?
- Como é o nome do grupo que publicou o texto? Quando surgiram? Onde?

Questões para responder:
- Quem são os zapatistas ou “neozapatistas”? Quais são as principais reivindicações deles?

Você pode informar os estudantes que os zapatistas ou neozapatistas homenageiam Emiliano Zapata, líder revolucionário mexicano, com o nome adotado pelo grupo, ou pode propor que os alunos pesquisem a origem do nome.
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito ou por meio de áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.

Problematização
Para esta etapa da aula você pode propor que os alunos façam uma visita virtual ao mural de O’Gorman <https://mnh.inah.gob.mx/objeto?obj=2425> ou pode encaminhar um print da imagem para a turma juntamente com o texto da problematização e as questões que nortearão as análises das fontes.
Os alunos podem analisar as fontes individualmente ou agrupados.

Questões para refletir:
     - O que o mural representa? O que o grande número de pessoas representadas na imagem quer mostrar?
     - Quais grupos étnico-sociais estão presentes na obra de O’Gorman?

Questões para responder:
     - O movimento representado no mural parece ter sido pacífico ou agitado? Dê exemplos com representações da imagem que comprovem sua resposta.
     - Qual o interesse de cada grupo na Independência do México segundo o texto?
     - Todos os grupos mencionados no texto tiveram suas reivindicações atendidas? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala, ou por escrito, por e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Após a análise destas duas fontes, você pode encaminhar o meme presente no slide 7 e propor um debate sobre as semelhanças e diferenças entre o processo de independência do Brasil e do México, especialmente em relação aos grupos marginalizados durante a colônia e após a independência, como indígenas e ex-escravizados.

Há também a opção de marcar uma aula síncrona para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, para que você faça correções e retome pontos que achar necessário. Neste caso, você pode propor o debate sobre o meme que aborda a independência do Brasil neste momento.

Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização (uma charge com o tema “Liberdade para quem?), você pode propor que os estudantes trabalhem individualmente ou em conjunto.
Eles podem encaminhar fotografias das produções no grupo da sala ou em um mural no Padlet, por exemplo.
Independentemente da forma que escolher para que eles enviem as produções, incentive-os a compartilharem-nas uns com os outros e a comentarem as produções dos colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_07UND05

(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.


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