16692
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - História: Formas de registro

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre História: Formas de registro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Maria Lopes Moura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou Link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts.

Contexto
Os objetivos desta aula são compreender a importância dos registros históricos para o entendimento sobre o passado e também o quanto eles são diversos. Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando, por meio do Whatsapp ou email, os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula estimulando os alunos com perguntas, como:
- Se olharmos os seus pertences, é possível obtermos algumas informações sobre você? (Exemplos: seus gostos, costumes, tempo em que vive).

Em seguida, compartilhe as imagens e texto sugeridos no plano. Incentive-os a analisar os materiais e responder aos questionamentos que lá estão. Os alunos poderão elaborar mensagens de texto, áudio ou vídeo curto, para compartilhar as percepções. Ao fim desta etapa, devem compreender que. a partir de diferentes registros dos seres humanos, é possível obter informações sobre eles.

Problematização
Disponibilize aos alunos o texto referente aos registros textuais e não textuais. Solicite que respondam ao questionário proposto. Os estudantes poderão elaborar hipóteses e conclusões, e interagir com o grupo dando retorno via mensagem (texto, áudio ou vídeo curto) ou ao vivo, pelo Hangouts.

Sistematização
Os alunos poderão desenvolver o desafio proposto por meio de troca de mensagens no Whatsapp, utilizando apenas combinações de emojis, figurinhas e gifs. Podem, também, prosseguir o desafio com outras ideias de informações a serem passadas.

Convite às famílias
Convide as famílias a fazer visitas virtuais a Museus, procurando descobrir diferentes registros históricos. Sugira que acessem o site do projeto Era Virtual, o qual disponibiliza visitas pela internet com visualização 360º dos museus brasileiros e seus acervos (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_02UND02

(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas