Plano de Aula

Plano de aula: O suicídio de Vargas

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Estudos sobre o Brasil 1946-1964

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.

Material complementar:

Capa de jornal sobre a morte de Vargas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TgpTF5EdbH8Vc2WmfYQANNwNYCJc5DFg69bpfbutcmU8pXeVeuy4aNqsK4pQ/doc01-his9-17und02-capa-jornal.pdf

Por que Getúlio Vargas se matou?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rW8AaHK3MYSUtKeNjXeJnpY5zk4RB3c5pJ4pV4rgqWfu4UT7hE7XTrjEavAT/doc02-his9-17und02-os-19-dias-que-mudaram-o-brasil.pdf

Mataram Getúlio

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ctwbjh5CxzFpYBCkBRjZEth7AGS6HnNqwdEJEQfh3B24w8TYEpbjDGXnTq2A/doc03-his9-17und02-mataram-getulio.pdf

Professor, para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

Carta-testamento de Getúlio Vargas

https://www.historiadobrasil.net/documentos/carta_getulio_vargas.htm

Propaganda e repressão, Rio de Janeiro, 1952

https://www.youtube.com/watch?v=I7UbfINt1_g

Reportagem especial relembra momentos decisivos da morte de Vargas

https://www.youtube.com/watch?v=1XmqMIkMK8M

O Brasil no segundo governo Vargas

https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Para o professor:

A morte do então presidente Getúlio Vargas causou na época bastante comoção entre a população brasileira. Mas também o evento esteve envolto de mudanças e motivações políticas. Já no documento 1 (Capa de jornal) é citada uma suposta frase de Vargas que diz: “Só morto sairei do Catete”. Esta frase já demonstra o momento político que vivera o país semanas/dias antes do suicídio, momentos de tensão e disputas políticas. Assim como a frase: “A sanha dos meus inimigos deixo o legado de minha morte. Levo o pesar de não ter podido fazer pelos humildes tudo aquilo que eu desejava”. Assim, diante das ações realizadas no Estado Novo e a figura construída em torno de Vargas, ele busca se eternizar na memória dos mais humildes, afirmando ter sido impedido de realizar mais por meio da política.

A Carta-Testamento, citada no documento 2 (Por que Getúlio Vargas se matou?), demonstra mais uma vez a força política que Vargas possuíra, assim como o trecho “Multidões saíram às ruas. Enfurecidos, manifestantes depredaram a sede da Tribuna da Imprensa, o jornal de Carlos Lacerda, mais furibundo dos adversários de Getúlio. Uma massa humana de 100 mil pessoas, a maioria em pranto incontrolável, desfilou diante do caixão do presidente, velado no antigo Palácio do Catete, no Rio. A imprensa noticiou que cerca de 3 mil pessoas presentes ao velório, vítimas de desmaios, mal-estares, crises nervosas e problemas de coração, precisaram ser atendidas pelo serviço médico do palácio”.

Assim, mais uma vez, no documento 2 (Por que Getúlio Vargas se matou?) é possível identificar o assassinato do Major da Aeronáutica e o “inimigo” de Vargas ferido no pé como o momento que desfechou o fim da vida de Vargas. A agitação política e as acusações de que Vargas seria o mandante marcam
o tom da oposição e da imprensa contra o presidente. Também “O pistoleiro Alcino José do Nascimento é preso. Há suspeitas de que agiu sob ordens indiretas do filho de Getúlio, Lutero Vargas.” Outro motivo político para alcançar Vargas. E como das últimas ações antes de sua morte, a pressão da Aeronáutica pedindo sua renúncia faz ecoar a célebre frase: “Só morto sairei do Catete”.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados