10225
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Fatos básicos da adição e subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para o 2º ano do Fundamental sobre fatos básicos da adição e subtração.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: PRISCILA DA SILVA DE MEDEIROS

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

1-Utilizar o pensamento matemático com a utilização dos fatos básicos;

2-Resolver situação problema  da adição e subtração a partir de registros pessoais.

Conceito-chave:

Fatos básicos da adição e subtração.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Fatos básicos, adição e subtração.

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Caixa e pedrinhas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações:

  • Em um primeiro momento, distribua a cópia da tabela para os alunos, ou projete-a para a turma.
  • Leia a comanda;
  • Realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva;

Durante o momento das discussões coletivas, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.

Propósito: Resolver situação problema utilizando os fatos básicos da adição.

Discuta com a turma:

  • Quantas são as balas de morango que Guilherme ganhou?
  • Em quantos bolsos ele deverá colocá-las?
  • Quantas maneiras diferentes de organizar as balas nos bolsos vocês conseguiram fazer?
  • E se o número de balas fossem 12 balas? Quais seriam as possíveis maneiras de organizá-las?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 9)

Orientações: Comunique aos alunos que farão uma atividade que consiste no "Jogo das pedrinhas”;

Divida-os em duplas. Leia no link abaixo como fazer isso de uma forma mais produtiva.Você encontra as regras e as tabelas para usar durante o jogo na Atividade principal.

Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.

Para saber mais sobre como os Jogos podem auxiliar no aprendizado, clique aqui.

Para saber como agrupar seus alunos de uma forma mais produtiva clique aqui.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 9)

Orientações: Informe aos alunos que farão uma atividade que consiste no "Jogo das pedrinhas”;

Divida-os em duplas. Leia no link abaixo como fazer isso de uma forma mais produtiva. Você encontra as regras e as tabelas para imprimir na Atividade principal. Separe uma caixa e pedrinhas.

Propósito: Apresentar o Jogo das Pedrinhas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 9)

Orientação: Entregue para os alunos por escrito as regras do jogo. Leia com a turma. Pergunte se as regras estão claras.

Neste 1º momento do jogo, você poderá realizar até 5 rodadas, ou seja, chamar 5 duplas. Entregue as regras do jogo e uma tabela para cada dupla. As duplas que jogaram, não precisam registrar suas jogadas, só as dos colegas.

Prepare a tabela e vá registrando você também o nome dos componentes da dupla, o total de pedrinhas que o 1º jogador depositou na caixa e também a quantidade que o 2º jogador depositou na caixa.Peça que os alunos registrem também. A cada jogada, dê um tempo para as duplas calcularem o resultado. Circule pela sala e perceba como resolvem. Faça as perguntas e interfira quando for necessário. Explique que depois de terminado o jogo, eles apresentarão para a turma os resultados, e explicarão as estratégias utilizadas.

Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.

Discuta com a turma:

  • Quantas pedrinhas cada jogador colocou na caixa?
  • Quantas pedrinhas ficaram na caixa?
  • Como vocês fizeram para descobrir?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9)

Orientação: Entregue para os alunos por escrito as regras do jogo. Leia com a turma. Pergunte se as regras estão claras.

Neste 1º momento do jogo, você poderá realizar até 5 rodadas, ou seja, chamar 5 duplas. Entregue as regras do jogo e uma tabela para cada dupla. As duplas que jogaram, não precisam registrar suas jogadas, só as dos colegas.

Prepare a tabela e vá registrando você também o nome dos componentes da dupla, o total de pedrinhas que o 1º jogador depositou na caixa e também a quantidade que o 2º jogador depositou na caixa.Peça que os alunos registrem também. A cada jogada, dê um tempo para as duplas calcularem o resultado. Circule pela sala e perceba como resolvem. Faça as perguntas e interfira quando for necessário.Explique que depois de terminado o jogo, eles apresentarão para a turma os resultados, e explicarão as estratégias utilizadas.

Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.

Discuta com a turma:

  • Quantas pedrinhas cada jogador colocou na caixa?
  • Quantas pedrinhas ficaram na caixa?
  • Como vocês fizeram para descobrir?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9)

Regras do jogo - 2º encaminhamento.

Orientação: Leia com os alunos as regras do jogo (2º procedimento; 2º momento do jogo). Pergunte para a turma se as regras estão claras.

Neste 2º momento do jogo, o professor poderá realizar até 3 rodadas, ou seja, chamar 3 duplas;

Proceda da mesma forma que do 1º momento, porém agora você que dirá quantas pedrinhas o 2º jogador deve retirar da caixa. Vá registrando o nome dos componentes da dupla, o total de pedrinhas que o 1º jogador depositou na caixa e também a quantidade que o 2º jogador retirou da caixa.

Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.

Discuta com a turma:

  • Quantas pedrinhas o jogador depositou na caixa?
  • Quantas foram retiradas?
  • Como fazer para descobrir quantas ficaram na caixa?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9)

Regras do jogo - 2º encaminhamento.

Orientação: Leia com os alunos as regras do jogo (2º procedimento; 2º momento do jogo). Pergunte para a turma se as regras estão claras.

Neste 2º momento do jogo, o professor poderá realizar até 3 rodadas, ou seja, chamar 3 duplas;

Proceda da mesma forma que do 1º momento, porém agora você que dirá quantas pedrinhas o 2º jogador deve retirar da caixa. Vá registrando o nome dos componentes da dupla, o total de pedrinhas que o 1º jogador depositou na caixa e também a quantidade que o 2º jogador retirou da caixa.

Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.

Discuta com a turma:

  • Quantas pedrinhas o jogador depositou na caixa?
  • Quantas foram retiradas?
  • Como fazer para descobrir quantas ficaram na caixa?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 10 a 14)

Orientações: As resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.

É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.

Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 10 a 14)

Orientações: As três resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.

É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.

Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 10 a 14)

Orientações: As três resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.

É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.

Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 10 a 14)

Orientações: As três resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.

É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.

Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 10_14)

Orientações: As três resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.

É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.

Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia e retome o conteúdo relacionando-o com a atividade realizada..

Propósito: Apresentar o conceito da utilização dos fatos básicos da adição e subtração.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que nesta aula eles aprenderam que quando em uma operação empregamos números de um só algarismo, estamos diante de um fato básico, ou seja, são os cálculos de uma operação que devem ser realizados mentalmente. Aos poucos, os alunos devem memorizar estes resultados e serem capazes de aplicá-los em outras situações de cálculo matemático.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do Raio X. Apresente a nova situação e peça que os alunos pintem as operações que o total corresponde ao da coluna do resultado individualmente.

O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos fatos básicos da adição e subtração.

Materiais complementares:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do Raio X. Apresente a nova situação e peça que os alunos pintem as operações que o total corresponde ao da coluna do resultado individualmente.

O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos fatos básicos da adição e subtração.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

1-Utilizar o pensamento matemático com a utilização dos fatos básicos;

2-Resolver situação problema  da adição e subtração a partir de registros pessoais.

Conceito-chave:

Fatos básicos da adição e subtração.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Fatos básicos, adição e subtração.

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Caixa e pedrinhas.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações:

  • Em um primeiro momento, distribua a cópia da tabela para os alunos, ou projete-a para a turma.
  • Leia a comanda;
  • Realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva;

Durante o momento das discussões coletivas, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.

Propósito: Resolver situação problema utilizando os fatos básicos da adição.

Discuta com a turma:

  • Quantas são as balas de morango que Guilherme ganhou?
  • Em quantos bolsos ele deverá colocá-las?
  • Quantas maneiras diferentes de organizar as balas nos bolsos vocês conseguiram fazer?
  • E se o número de balas fossem 12 balas? Quais seriam as possíveis maneiras de organizá-las?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 9)

Orientações: Comunique aos alunos que farão uma atividade que consiste no "Jogo das pedrinhas”;

Divida-os em duplas. Leia no link abaixo como fazer isso de uma forma mais produtiva.Você encontra as regras e as tabelas para usar durante o jogo na Atividade principal.

Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.

Para saber mais sobre como os Jogos podem auxiliar no aprendizado, clique aqui.

Para saber como agrupar seus alunos de uma forma mais produtiva clique aqui.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 9)

Orientações: Informe aos alunos que farão uma atividade que consiste no "Jogo das pedrinhas”;

Divida-os em duplas. Leia no link abaixo como fazer isso de uma forma mais produtiva. Você encontra as regras e as tabelas para imprimir na Atividade principal. Separe uma caixa e pedrinhas.

Propósito: Apresentar o Jogo das Pedrinhas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 9)

Orientação: Entregue para os alunos por escrito as regras do jogo. Leia com a turma. Pergunte se as regras estão claras.

Neste 1º momento do jogo, você poderá realizar até 5 rodadas, ou seja, chamar 5 duplas. Entregue as regras do jogo e uma tabela para cada dupla. As duplas que jogaram, não precisam registrar suas jogadas, só as dos colegas.

Prepare a tabela e vá registrando você também o nome dos componentes da dupla, o total de pedrinhas que o 1º jogador depositou na caixa e também a quantidade que o 2º jogador depositou na caixa.Peça que os alunos registrem também. A cada jogada, dê um tempo para as duplas calcularem o resultado. Circule pela sala e perceba como resolvem. Faça as perguntas e interfira quando for necessário. Explique que depois de terminado o jogo, eles apresentarão para a turma os resultados, e explicarão as estratégias utilizadas.

Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.

Discuta com a turma:

  • Quantas pedrinhas cada jogador colocou na caixa?
  • Quantas pedrinhas ficaram na caixa?
  • Como vocês fizeram para descobrir?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9)

Orientação: Entregue para os alunos por escrito as regras do jogo. Leia com a turma. Pergunte se as regras estão claras.

Neste 1º momento do jogo, você poderá realizar até 5 rodadas, ou seja, chamar 5 duplas. Entregue as regras do jogo e uma tabela para cada dupla. As duplas que jogaram, não precisam registrar suas jogadas, só as dos colegas.

Prepare a tabela e vá registrando você também o nome dos componentes da dupla, o total de pedrinhas que o 1º jogador depositou na caixa e também a quantidade que o 2º jogador depositou na caixa.Peça que os alunos registrem também. A cada jogada, dê um tempo para as duplas calcularem o resultado. Circule pela sala e perceba como resolvem. Faça as perguntas e interfira quando for necessário.Explique que depois de terminado o jogo, eles apresentarão para a turma os resultados, e explicarão as estratégias utilizadas.

Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.

Discuta com a turma:

  • Quantas pedrinhas cada jogador colocou na caixa?
  • Quantas pedrinhas ficaram na caixa?
  • Como vocês fizeram para descobrir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9)

Regras do jogo - 2º encaminhamento.

Orientação: Leia com os alunos as regras do jogo (2º procedimento; 2º momento do jogo). Pergunte para a turma se as regras estão claras.

Neste 2º momento do jogo, o professor poderá realizar até 3 rodadas, ou seja, chamar 3 duplas;

Proceda da mesma forma que do 1º momento, porém agora você que dirá quantas pedrinhas o 2º jogador deve retirar da caixa. Vá registrando o nome dos componentes da dupla, o total de pedrinhas que o 1º jogador depositou na caixa e também a quantidade que o 2º jogador retirou da caixa.

Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.

Discuta com a turma:

  • Quantas pedrinhas o jogador depositou na caixa?
  • Quantas foram retiradas?
  • Como fazer para descobrir quantas ficaram na caixa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9)

Regras do jogo - 2º encaminhamento.

Orientação: Leia com os alunos as regras do jogo (2º procedimento; 2º momento do jogo). Pergunte para a turma se as regras estão claras.

Neste 2º momento do jogo, o professor poderá realizar até 3 rodadas, ou seja, chamar 3 duplas;

Proceda da mesma forma que do 1º momento, porém agora você que dirá quantas pedrinhas o 2º jogador deve retirar da caixa. Vá registrando o nome dos componentes da dupla, o total de pedrinhas que o 1º jogador depositou na caixa e também a quantidade que o 2º jogador retirou da caixa.

Propósito: Pensar na questão dos fatos básicos, utilizando estratégias próprias.

Discuta com a turma:

  • Quantas pedrinhas o jogador depositou na caixa?
  • Quantas foram retiradas?
  • Como fazer para descobrir quantas ficaram na caixa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 10 a 14)

Orientações: As resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.

É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.

Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 10 a 14)

Orientações: As três resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.

É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.

Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 10 a 14)

Orientações: As três resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.

É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.

Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 10 a 14)

Orientações: As três resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.

É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.

Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 10_14)

Orientações: As três resoluções a seguir (slides 11 a 14), são apenas exemplos de possíveis jogadas, porém você deve trabalhar com os números das jogadas reais de seus alunos. Peça que expliquem acerca de cada resolução. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósitos: Incentivar que os alunos expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas.

É esperado que uma atividade assim, os alunos exploram inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e constroem simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias.

Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia e retome o conteúdo relacionando-o com a atividade realizada..

Propósito: Apresentar o conceito da utilização dos fatos básicos da adição e subtração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que nesta aula eles aprenderam que quando em uma operação empregamos números de um só algarismo, estamos diante de um fato básico, ou seja, são os cálculos de uma operação que devem ser realizados mentalmente. Aos poucos, os alunos devem memorizar estes resultados e serem capazes de aplicá-los em outras situações de cálculo matemático.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do Raio X. Apresente a nova situação e peça que os alunos pintem as operações que o total corresponde ao da coluna do resultado individualmente.

O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos fatos básicos da adição e subtração.

Materiais complementares:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do Raio X. Apresente a nova situação e peça que os alunos pintem as operações que o total corresponde ao da coluna do resultado individualmente.

O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos fatos básicos da adição e subtração.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano