16277
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - Diferentes formas de contar o tempo

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Diferentes formas de contar o tempo

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Maria Lopes Moura

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina, durex, pincéis coloridos e cópia impressa das notícias.

Material complementar:

Notícia 1 (16/2/2018)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7VZsxw4MATdsxaDTXcDhVhfw6u6NRwW7P48Zv6qMdYvHbA285WAJSPmzdRDx/his6-01und02-noticia-01.pdf

A notícia 1 trata da comemoração do Ano Novo segundo o calendário chinês.

Notícia 2 (8/9/2010)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NfV9eWbnFPz3sk8KwVeSypBerydxm8GKts8GF3SqEc4V4wWvxG8zG4TTZRqF/his6-01und02-noticia-02.pdf

A notícia 2 trata da comemoração do Ano Novo segundo o calendário judeu.

Linha do tempo segundo os calendários cristão, judeu e muçulmano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DuBBfZ3ePDdvgZDhjgf9AV3xyf4f4DCacKF8jPdd7XGadatVxDRunmAF5PnN/his6-01und02-linha-do-tempo-segundo-o-calendario-judeu-cristao-e-muculmano.pdf

Linhas que apresentam alguns eventos que assinalaram a história de judeus, cristãos e muçulmanos.

Modelo do mapa mental.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DfpF2P7aYSQ4x8ZA5dhz3tEEZbzFjnNvbUSWWsTHWHnvSYWePYdjkdu43cx4/his6-01und02-modelo-de-mapa-mental.pdf

Modelo simples de mapa mental.

Para você saber mais:

Notícias completas:

Agência EFE. Disponível em : http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/chineses-celebram-chegada-do-ano-4716-sem-foguetes-e-fogos-de. Acesso em: 3/11/2018.

Agência Estado. Disponível em : https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/israel-comemora-a-chegada-do-ano-5771-41ogsur2r35hj6002kpo1y91q/.
Acesso em: 3/11/2018.

SILVA, Rodrigo. História dos judeus completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-PtXgOkrLQI. Acesso em: 24/11/201.8

DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/.
Acesso em: 25/11/2018.

COGGIOLA, Osvaldo. Islã histórico e islamismo político. Disponível em: https://www.icarabe.org/sites/default/files/pdfs/o_mundo_arabe_contemporaneo_-_aula_6_anexo_2.pdf. Acesso em: 26/11/2018

FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF. Acesso em: 26/11/2018.

Cm Editor. Conheça as diferenças entre os calendários solares, lunares e lunisolares. Disponível em : https://www.consumidormoderno.com.br/2015/12/08/conhece-as-diferencas-entre-os-calendarios-solares-lunares-e-lunisolares/. Acesso em: 1º/12/2018.

CASAS, Renato Las. Calendários. Disponível em : http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm. Acesso em: 1º/12/2018.

ALENCAR, Lucas. Oito tipos de calendários usados pelo mundo. Disponível em : https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html. Acesso em: 1º/12/2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, apresente o tema para os alunos escrevendo-o no quadro. Se preferir projete o tema. A apresentação deve ser simples e direta, evite muitas explicações para que a temática a ser estudada não seja antecipada. Você pode fazer a leitura do objetivo ou solicitar para a turma que, em conjunto, a faça. Nesta aula espera-se que os alunos identifiquem e compreendam como diferentes sociedades contam o tempo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, distribua as duas notícias e faça a pergunta indicada. Caso não seja possível imprimir as notícias, elas podem ser projetadas ou mesmo escritas. Notícias disponíveis aqui :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7VZsxw4MATdsxaDTXcDhVhfw6u6NRwW7P48Zv6qMdYvHbA285WAJSPmzdRDx/his6-01und02-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NfV9eWbnFPz3sk8KwVeSypBerydxm8GKts8GF3SqEc4V4wWvxG8zG4TTZRqF/his6-01und02-noticia-02.pdf

É imprescindível garantir o protagonismo do aluno para que por meio do próprio raciocínio ele perceba que as sociedades fazem a contagem do tempo de maneira diferente. Por isso, deixe que todos leiam a notícia e que discutam entre si. Caminhe pela sala para auxiliar os grupos que solicitarem sua presença.

A expectativa é que a classe se surpreenda com o fato de os chineses estarem comemorando o ano 4.716 e os israelenses o ano 5.771, datações tão diferentes e distantes do ano em que eles estão vivendo. Espera-se também que surja uma curiosidade, na qual os alunos queiram saber o porquê da diferença.

Caso os alunos não fiquem curiosos, pergunte por que os povos citados nas notícias não estão contando o tempo da mesma forma ou mesmo relacione ao nosso tempo e indague por que estamos vivendo um ano diferente do deles. Ouça as explicações dos alunos, porém não forneça respostas. A intenção é apenas aguçar a curiosidade, pois a temática será discutida na próxima etapa do plano.

Notícias completas:

Agência EFE. Disponível em : http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/chineses-celebram-chegada-do-ano-4716-sem-foguetes-e-fogos-de. Acesso em: 3/11/2018.

Agência Estado. Disponível em : https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/israel-comemora-a-chegada-do-ano-5771-41ogsur2r35hj6002kpo1y91q/.
Acesso em: 3/11/2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, distribua as duas notícias e faça a pergunta indicada. Caso não seja possível imprimir as notícias, elas podem ser projetadas ou mesmo escritas. Notícias disponíveis aqui :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7VZsxw4MATdsxaDTXcDhVhfw6u6NRwW7P48Zv6qMdYvHbA285WAJSPmzdRDx/his6-01und02-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NfV9eWbnFPz3sk8KwVeSypBerydxm8GKts8GF3SqEc4V4wWvxG8zG4TTZRqF/his6-01und02-noticia-02.pdf

É imprescindível garantir o protagonismo do aluno para que por meio do próprio raciocínio ele perceba que as sociedades fazem a contagem do tempo de maneiras diferentes. Por isso, deixe que todos leiam a notícia e que discutam entre si. Caminhe pela sala para auxiliar os grupos que solicitarem sua presença.

A expectativa é que a classe se surpreenda com o fato dos chineses estarem comemorando o ano 4.716 e os israelenses o ano 5.771, datações tão diferentes e distantes do ano em que eles estão vivendo. Espera-se também que surja uma curiosidade, na qual os alunos queiram saber o porquê da diferença.

Caso os alunos não fiquem curiosos, pergunte por que os povos citados nas notícias não estão contando o tempo da mesma forma ou mesmo relacione ao nosso tempo e indague por que estamos vivendo um ano diferente do deles. Ouça as explicações dos alunos, porém não forneça respostas. A intenção é apenas aguçar a curiosidade, pois a temática será discutida na próxima etapa do plano.

Notícias completas:

Agência EFE. Disponível em : http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/chineses-celebram-chegada-do-ano-4716-sem-foguetes-e-fogos-de. Acesso em: 3/11/2018.

Agência Estado. Disponível em : https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/israel-comemora-a-chegada-do-ano-5771-41ogsur2r35hj6002kpo1y91q/.
Acesso em: 3/11/2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Sem desfazer os trios, entregue as linhas do tempo segundo os calendários judeu, cristão e muçulmano. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo desenhadas no quadro. Linhas disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DuBBfZ3ePDdvgZDhjgf9AV3xyf4f4DCacKF8jPdd7XGadatVxDRunmAF5PnN/his6-01und02-linha-do-tempo-segundo-o-calendario-judeu-cristao-e-muculmano.pdf

Solicite aos trios que façam a leitura das datas e informações contidas nas linhas. (Se optar por projetar as linhas peça para que um aluno faça a leitura delas para a turma.)

Após a leitura, inicie o momento das perguntas. É muito importante fazê-las passo a passo, conforme descrito abaixo, para assegurar o protagonismo do aluno. As perguntas podem ser escritas no quadro ou mesmo projetadas.

Os estudantes devem discutir, em equipe, as diferenças que perceberam entre as linhas. Em seguida, solicite que registrem no caderno.

A discussão das notícias deve ser retomada. Assim, eles responderão a segunda pergunta indicada. (Com base na informação da linha do tempo judaica por que eles estariam, segundo a notícia lida anteriormente, comemorando o ano 5771?)

A expectativa é que os alunos consigam relacionar que os judeus passam a contar o ano 1 a partir da criação do mundo. Segundo este marco da cultura deles estariam, portanto, comemorando o ano 5771. Caso não cheguem a esta conclusão, peça que observem a linha do calendário judaico e pergunte aos alunos: A partir de qual evento os judeus começam a contar o tempo? Qual é o ano “1” do calendário judaico?

Seguindo para a última pergunta, espera-se que os alunos respondam que começamos a contar o tempo a partir do nascimento de Cristo e os muçulmanos a partir da fuga de Maomé para Medina. Se não chegarem a este entendimento, prossiga realizando o questionamento: A partir de qual evento os muçulmanos começaram a contar o tempo? Qual é o ano “1” para os muçulmanos?

Desta forma eles compreenderão que cada povo conta o tempo de acordo com marcos de sua cultura.

É provável que algum aluno questione sobre os chineses, porque segundo a notícia estariam comemorando o ano 4716. Você não precisa fornecer a resposta. Aproveite a curiosidade e peça para que os alunos pesquisem a resposta, que pode ser entregue em uma próxima aula.

Caso não surja este questionamento, então, você mesmo pode perguntar para eles. A intenção é levantar a curiosidade e incentivá-los na busca por esta informação.

Como adequar à sua realidade: Se em sua localidade houver centros de cultura judaica, islâmica, cristã ou chinesa, em uma próxima aula os alunos poderiam realizar uma visitação a fim de conhecer um pouco mais sobre a história e cultura destes povos.

Para você saber mais:

Os calendários judeu, cristão e muçulmano foram formulados a partir de eventos que marcaram sua cultura. Convencionou-se, assim, marcos de contagem que fizeram com que cada povo construísse o seu próprio calendário. Segue uma sugestão de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão desta temática.

SILVA, Rodrigo. História dos judeus completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-PtXgOkrLQI. Acesso em: 24/11/2018.

DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/.
Acesso em: 25/11/2018.

COGGIOLA, Osvaldo. Islã histórico e islamismo político. Disponível em: https://www.icarabe.org/sites/default/files/pdfs/o_mundo_arabe_contemporaneo_-_aula_6_anexo_2.pdf. Acesso em: 26/11/2018.

FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF. Acesso em: 26/11/2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sem desfazer os trios, entregue as linhas do tempo segundo os calendários judeu, cristão e muçulmano. (Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo desenhadas no quadro.) Linhas disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DuBBfZ3ePDdvgZDhjgf9AV3xyf4f4DCacKF8jPdd7XGadatVxDRunmAF5PnN/his6-01und02-linha-do-tempo-segundo-o-calendario-judeu-cristao-e-muculmano.pdf

Solicite aos trios que façam a leitura das datas e informações contidas nas linhas. (Se optar por projetar as linhas, peça para que um aluno faça a leitura delas para a turma.)

Após a leitura, inicie o momento das perguntas. É muito importante fazê-las passo a passo, conforme descrito abaixo, para assegurar o protagonismo do aluno. As perguntas podem ser escritas no quadro ou mesmo projetadas.

Os estudantes devem discutir, em equipe, as diferenças que perceberam entre as linhas. Em seguida, solicite que registrem no caderno.

A discussão das notícias deve ser retomada. Assim, eles responderão a segunda pergunta indicada. (Com base na informação da linha do tempo judaica, por que eles estariam, segundo a notícia lida anteriormente, comemorando o ano 5771?)

A expectativa é que, neste momento, os alunos consigam relacionar que os judeus passam a contar o ano 1 a partir da criação do mundo. Segundo este marco da cultura deles, estariam, portanto, comemorando o ano 5771. Caso não cheguem a esta conclusão, peça que observem a linha do calendário judaico e pergunte aos alunos: A partir de qual evento os judeus começam a contar o tempo? Qual é o ano “1” do calendário judaico?

Seguindo para a última pergunta, espera-se que os alunos respondam que começamos a contar o tempo a partir do nascimento de Cristo e os muçulmanos a partir da fuga de Maomé para Medina. Se não chegarem a este entendimento, prossiga realizando o questionamento: A partir de qual evento os muçulmanos começaram a contar o tempo? Qual é o ano “1” para os muçulmanos?

Desta forma eles compreenderão que cada povo conta o tempo de acordo com marcos de sua cultura.

É provável que algum aluno questione sobre os chineses, porque segundo a notícia estariam comemorando o ano 4716. Você não precisa fornecer resposta. Aproveite a curiosidade e peça para que os alunos pesquisem a resposta, que pode ser entregue em uma próxima aula.

Caso não surja este questionamento, então, você mesmo pode perguntar para eles. A intenção é levantar a curiosidade e incentivá-los na busca por essa informação.

Como adequar à sua realidade: Se em sua localidade houver centros de cultura judaica, islâmica, cristã ou chinesa, em uma próxima aula, os alunos poderiam realizar uma visitação a fim de conhecer um pouco mais sobre a história e cultura destes povos.

Para você saber mais:

Os calendários judeu, cristão e muçulmano foram formulados a partir de eventos que marcaram sua cultura. Convencionou-se, assim, marcos de contagem que fizeram com que cada povo construísse o seu próprio calendário. Segue uma sugestão de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão desta temática.

SILVA, Rodrigo. História dos judeus completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-PtXgOkrLQI. Acesso em: 24/11/2018.

DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/.
Acesso em: 25/11/2018.

COGGIOLA, Osvaldo. Islã histórico e islamismo político. Disponível em: https://www.icarabe.org/sites/default/files/pdfs/o_mundo_arabe_contemporaneo_-_aula_6_anexo_2.pdf. Acesso em: 26/11/2018.

FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF. Acesso em: 26/11/2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Os alunos construirão um simples mapa mental. Exemplo de mapa mental disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DfpF2P7aYSQ4x8ZA5dhz3tEEZbzFjnNvbUSWWsTHWHnvSYWePYdjkdu43cx4/his6-01und02-modelo-de-mapa-mental.pdf

Não é necessário desfazer os trios. Escreva no centro do quadro ou se desejar projete em letras de destaque (caixa alta) a palavra CALENDÁRIO. Você também pode optar por escrever em um papel pardo, 40kg ou cartolina.

Peça para que um representante de cada trio escreva uma palavra, uma frase ou mesmo faça um desenho ao redor do círculo principal que expresse o que aprendeu.

Professor, o mapa mental exposto neste plano pode ser adaptado por você, ele é apenas um exemplo. Você deve anexar mais espaços para que todos os representantes dos trios participem. Se você dispor de pincéis coloridos, os alunos podem fazer uso deles para que o mapa se torne mais atrativo.

A expectativa é que eles registrem, de forma resumida, a que conclusões chegaram como, por exemplo, que o tempo é contado de forma diferente pelas sociedades.

Outros, talvez, registrarão os motivos dessa contagem. Desta forma, eles irão construir um mapa mental que será visualizado por toda turma.

Finalize pedindo para que um aluno faça a leitura do mapa construído por eles e pergunte se eles imaginavam que o tempo era contado de maneira tão diferente. Ouça suas respostas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina, durex, pincéis coloridos e cópia impressa das notícias.

Material complementar:

Notícia 1 (16/2/2018)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7VZsxw4MATdsxaDTXcDhVhfw6u6NRwW7P48Zv6qMdYvHbA285WAJSPmzdRDx/his6-01und02-noticia-01.pdf

A notícia 1 trata da comemoração do Ano Novo segundo o calendário chinês.

Notícia 2 (8/9/2010)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NfV9eWbnFPz3sk8KwVeSypBerydxm8GKts8GF3SqEc4V4wWvxG8zG4TTZRqF/his6-01und02-noticia-02.pdf

A notícia 2 trata da comemoração do Ano Novo segundo o calendário judeu.

Linha do tempo segundo os calendários cristão, judeu e muçulmano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DuBBfZ3ePDdvgZDhjgf9AV3xyf4f4DCacKF8jPdd7XGadatVxDRunmAF5PnN/his6-01und02-linha-do-tempo-segundo-o-calendario-judeu-cristao-e-muculmano.pdf

Linhas que apresentam alguns eventos que assinalaram a história de judeus, cristãos e muçulmanos.

Modelo do mapa mental.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DfpF2P7aYSQ4x8ZA5dhz3tEEZbzFjnNvbUSWWsTHWHnvSYWePYdjkdu43cx4/his6-01und02-modelo-de-mapa-mental.pdf

Modelo simples de mapa mental.

Para você saber mais:

Notícias completas:

Agência EFE. Disponível em : http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/chineses-celebram-chegada-do-ano-4716-sem-foguetes-e-fogos-de. Acesso em: 3/11/2018.

Agência Estado. Disponível em : https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/israel-comemora-a-chegada-do-ano-5771-41ogsur2r35hj6002kpo1y91q/.
Acesso em: 3/11/2018.

SILVA, Rodrigo. História dos judeus completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-PtXgOkrLQI. Acesso em: 24/11/201.8

DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/.
Acesso em: 25/11/2018.

COGGIOLA, Osvaldo. Islã histórico e islamismo político. Disponível em: https://www.icarabe.org/sites/default/files/pdfs/o_mundo_arabe_contemporaneo_-_aula_6_anexo_2.pdf. Acesso em: 26/11/2018

FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF. Acesso em: 26/11/2018.

Cm Editor. Conheça as diferenças entre os calendários solares, lunares e lunisolares. Disponível em : https://www.consumidormoderno.com.br/2015/12/08/conhece-as-diferencas-entre-os-calendarios-solares-lunares-e-lunisolares/. Acesso em: 1º/12/2018.

CASAS, Renato Las. Calendários. Disponível em : http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm. Acesso em: 1º/12/2018.

ALENCAR, Lucas. Oito tipos de calendários usados pelo mundo. Disponível em : https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html. Acesso em: 1º/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, apresente o tema para os alunos escrevendo-o no quadro. Se preferir projete o tema. A apresentação deve ser simples e direta, evite muitas explicações para que a temática a ser estudada não seja antecipada. Você pode fazer a leitura do objetivo ou solicitar para a turma que, em conjunto, a faça. Nesta aula espera-se que os alunos identifiquem e compreendam como diferentes sociedades contam o tempo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, distribua as duas notícias e faça a pergunta indicada. Caso não seja possível imprimir as notícias, elas podem ser projetadas ou mesmo escritas. Notícias disponíveis aqui :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7VZsxw4MATdsxaDTXcDhVhfw6u6NRwW7P48Zv6qMdYvHbA285WAJSPmzdRDx/his6-01und02-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NfV9eWbnFPz3sk8KwVeSypBerydxm8GKts8GF3SqEc4V4wWvxG8zG4TTZRqF/his6-01und02-noticia-02.pdf

É imprescindível garantir o protagonismo do aluno para que por meio do próprio raciocínio ele perceba que as sociedades fazem a contagem do tempo de maneira diferente. Por isso, deixe que todos leiam a notícia e que discutam entre si. Caminhe pela sala para auxiliar os grupos que solicitarem sua presença.

A expectativa é que a classe se surpreenda com o fato de os chineses estarem comemorando o ano 4.716 e os israelenses o ano 5.771, datações tão diferentes e distantes do ano em que eles estão vivendo. Espera-se também que surja uma curiosidade, na qual os alunos queiram saber o porquê da diferença.

Caso os alunos não fiquem curiosos, pergunte por que os povos citados nas notícias não estão contando o tempo da mesma forma ou mesmo relacione ao nosso tempo e indague por que estamos vivendo um ano diferente do deles. Ouça as explicações dos alunos, porém não forneça respostas. A intenção é apenas aguçar a curiosidade, pois a temática será discutida na próxima etapa do plano.

Notícias completas:

Agência EFE. Disponível em : http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/chineses-celebram-chegada-do-ano-4716-sem-foguetes-e-fogos-de. Acesso em: 3/11/2018.

Agência Estado. Disponível em : https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/israel-comemora-a-chegada-do-ano-5771-41ogsur2r35hj6002kpo1y91q/.
Acesso em: 3/11/2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, distribua as duas notícias e faça a pergunta indicada. Caso não seja possível imprimir as notícias, elas podem ser projetadas ou mesmo escritas. Notícias disponíveis aqui :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7VZsxw4MATdsxaDTXcDhVhfw6u6NRwW7P48Zv6qMdYvHbA285WAJSPmzdRDx/his6-01und02-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NfV9eWbnFPz3sk8KwVeSypBerydxm8GKts8GF3SqEc4V4wWvxG8zG4TTZRqF/his6-01und02-noticia-02.pdf

É imprescindível garantir o protagonismo do aluno para que por meio do próprio raciocínio ele perceba que as sociedades fazem a contagem do tempo de maneiras diferentes. Por isso, deixe que todos leiam a notícia e que discutam entre si. Caminhe pela sala para auxiliar os grupos que solicitarem sua presença.

A expectativa é que a classe se surpreenda com o fato dos chineses estarem comemorando o ano 4.716 e os israelenses o ano 5.771, datações tão diferentes e distantes do ano em que eles estão vivendo. Espera-se também que surja uma curiosidade, na qual os alunos queiram saber o porquê da diferença.

Caso os alunos não fiquem curiosos, pergunte por que os povos citados nas notícias não estão contando o tempo da mesma forma ou mesmo relacione ao nosso tempo e indague por que estamos vivendo um ano diferente do deles. Ouça as explicações dos alunos, porém não forneça respostas. A intenção é apenas aguçar a curiosidade, pois a temática será discutida na próxima etapa do plano.

Notícias completas:

Agência EFE. Disponível em : http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/chineses-celebram-chegada-do-ano-4716-sem-foguetes-e-fogos-de. Acesso em: 3/11/2018.

Agência Estado. Disponível em : https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/israel-comemora-a-chegada-do-ano-5771-41ogsur2r35hj6002kpo1y91q/.
Acesso em: 3/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Sem desfazer os trios, entregue as linhas do tempo segundo os calendários judeu, cristão e muçulmano. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo desenhadas no quadro. Linhas disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DuBBfZ3ePDdvgZDhjgf9AV3xyf4f4DCacKF8jPdd7XGadatVxDRunmAF5PnN/his6-01und02-linha-do-tempo-segundo-o-calendario-judeu-cristao-e-muculmano.pdf

Solicite aos trios que façam a leitura das datas e informações contidas nas linhas. (Se optar por projetar as linhas peça para que um aluno faça a leitura delas para a turma.)

Após a leitura, inicie o momento das perguntas. É muito importante fazê-las passo a passo, conforme descrito abaixo, para assegurar o protagonismo do aluno. As perguntas podem ser escritas no quadro ou mesmo projetadas.

Os estudantes devem discutir, em equipe, as diferenças que perceberam entre as linhas. Em seguida, solicite que registrem no caderno.

A discussão das notícias deve ser retomada. Assim, eles responderão a segunda pergunta indicada. (Com base na informação da linha do tempo judaica por que eles estariam, segundo a notícia lida anteriormente, comemorando o ano 5771?)

A expectativa é que os alunos consigam relacionar que os judeus passam a contar o ano 1 a partir da criação do mundo. Segundo este marco da cultura deles estariam, portanto, comemorando o ano 5771. Caso não cheguem a esta conclusão, peça que observem a linha do calendário judaico e pergunte aos alunos: A partir de qual evento os judeus começam a contar o tempo? Qual é o ano “1” do calendário judaico?

Seguindo para a última pergunta, espera-se que os alunos respondam que começamos a contar o tempo a partir do nascimento de Cristo e os muçulmanos a partir da fuga de Maomé para Medina. Se não chegarem a este entendimento, prossiga realizando o questionamento: A partir de qual evento os muçulmanos começaram a contar o tempo? Qual é o ano “1” para os muçulmanos?

Desta forma eles compreenderão que cada povo conta o tempo de acordo com marcos de sua cultura.

É provável que algum aluno questione sobre os chineses, porque segundo a notícia estariam comemorando o ano 4716. Você não precisa fornecer a resposta. Aproveite a curiosidade e peça para que os alunos pesquisem a resposta, que pode ser entregue em uma próxima aula.

Caso não surja este questionamento, então, você mesmo pode perguntar para eles. A intenção é levantar a curiosidade e incentivá-los na busca por esta informação.

Como adequar à sua realidade: Se em sua localidade houver centros de cultura judaica, islâmica, cristã ou chinesa, em uma próxima aula os alunos poderiam realizar uma visitação a fim de conhecer um pouco mais sobre a história e cultura destes povos.

Para você saber mais:

Os calendários judeu, cristão e muçulmano foram formulados a partir de eventos que marcaram sua cultura. Convencionou-se, assim, marcos de contagem que fizeram com que cada povo construísse o seu próprio calendário. Segue uma sugestão de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão desta temática.

SILVA, Rodrigo. História dos judeus completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-PtXgOkrLQI. Acesso em: 24/11/2018.

DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/.
Acesso em: 25/11/2018.

COGGIOLA, Osvaldo. Islã histórico e islamismo político. Disponível em: https://www.icarabe.org/sites/default/files/pdfs/o_mundo_arabe_contemporaneo_-_aula_6_anexo_2.pdf. Acesso em: 26/11/2018.

FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF. Acesso em: 26/11/2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Sem desfazer os trios, entregue as linhas do tempo segundo os calendários judeu, cristão e muçulmano. (Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo desenhadas no quadro.) Linhas disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DuBBfZ3ePDdvgZDhjgf9AV3xyf4f4DCacKF8jPdd7XGadatVxDRunmAF5PnN/his6-01und02-linha-do-tempo-segundo-o-calendario-judeu-cristao-e-muculmano.pdf

Solicite aos trios que façam a leitura das datas e informações contidas nas linhas. (Se optar por projetar as linhas, peça para que um aluno faça a leitura delas para a turma.)

Após a leitura, inicie o momento das perguntas. É muito importante fazê-las passo a passo, conforme descrito abaixo, para assegurar o protagonismo do aluno. As perguntas podem ser escritas no quadro ou mesmo projetadas.

Os estudantes devem discutir, em equipe, as diferenças que perceberam entre as linhas. Em seguida, solicite que registrem no caderno.

A discussão das notícias deve ser retomada. Assim, eles responderão a segunda pergunta indicada. (Com base na informação da linha do tempo judaica, por que eles estariam, segundo a notícia lida anteriormente, comemorando o ano 5771?)

A expectativa é que, neste momento, os alunos consigam relacionar que os judeus passam a contar o ano 1 a partir da criação do mundo. Segundo este marco da cultura deles, estariam, portanto, comemorando o ano 5771. Caso não cheguem a esta conclusão, peça que observem a linha do calendário judaico e pergunte aos alunos: A partir de qual evento os judeus começam a contar o tempo? Qual é o ano “1” do calendário judaico?

Seguindo para a última pergunta, espera-se que os alunos respondam que começamos a contar o tempo a partir do nascimento de Cristo e os muçulmanos a partir da fuga de Maomé para Medina. Se não chegarem a este entendimento, prossiga realizando o questionamento: A partir de qual evento os muçulmanos começaram a contar o tempo? Qual é o ano “1” para os muçulmanos?

Desta forma eles compreenderão que cada povo conta o tempo de acordo com marcos de sua cultura.

É provável que algum aluno questione sobre os chineses, porque segundo a notícia estariam comemorando o ano 4716. Você não precisa fornecer resposta. Aproveite a curiosidade e peça para que os alunos pesquisem a resposta, que pode ser entregue em uma próxima aula.

Caso não surja este questionamento, então, você mesmo pode perguntar para eles. A intenção é levantar a curiosidade e incentivá-los na busca por essa informação.

Como adequar à sua realidade: Se em sua localidade houver centros de cultura judaica, islâmica, cristã ou chinesa, em uma próxima aula, os alunos poderiam realizar uma visitação a fim de conhecer um pouco mais sobre a história e cultura destes povos.

Para você saber mais:

Os calendários judeu, cristão e muçulmano foram formulados a partir de eventos que marcaram sua cultura. Convencionou-se, assim, marcos de contagem que fizeram com que cada povo construísse o seu próprio calendário. Segue uma sugestão de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão desta temática.

SILVA, Rodrigo. História dos judeus completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-PtXgOkrLQI. Acesso em: 24/11/2018.

DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/.
Acesso em: 25/11/2018.

COGGIOLA, Osvaldo. Islã histórico e islamismo político. Disponível em: https://www.icarabe.org/sites/default/files/pdfs/o_mundo_arabe_contemporaneo_-_aula_6_anexo_2.pdf. Acesso em: 26/11/2018.

FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF. Acesso em: 26/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Os alunos construirão um simples mapa mental. Exemplo de mapa mental disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DfpF2P7aYSQ4x8ZA5dhz3tEEZbzFjnNvbUSWWsTHWHnvSYWePYdjkdu43cx4/his6-01und02-modelo-de-mapa-mental.pdf

Não é necessário desfazer os trios. Escreva no centro do quadro ou se desejar projete em letras de destaque (caixa alta) a palavra CALENDÁRIO. Você também pode optar por escrever em um papel pardo, 40kg ou cartolina.

Peça para que um representante de cada trio escreva uma palavra, uma frase ou mesmo faça um desenho ao redor do círculo principal que expresse o que aprendeu.

Professor, o mapa mental exposto neste plano pode ser adaptado por você, ele é apenas um exemplo. Você deve anexar mais espaços para que todos os representantes dos trios participem. Se você dispor de pincéis coloridos, os alunos podem fazer uso deles para que o mapa se torne mais atrativo.

A expectativa é que eles registrem, de forma resumida, a que conclusões chegaram como, por exemplo, que o tempo é contado de forma diferente pelas sociedades.

Outros, talvez, registrarão os motivos dessa contagem. Desta forma, eles irão construir um mapa mental que será visualizado por toda turma.

Finalize pedindo para que um aluno faça a leitura do mapa construído por eles e pergunte se eles imaginavam que o tempo era contado de maneira tão diferente. Ouça suas respostas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano :

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano