Notícia 01
Plano de Aula
Plano de aula: Diferentes formas de contar o tempo
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Noções de tempo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, cartolina, durex, pincéis coloridos e cópia impressa das notícias.
Material complementar:
Notícia 1 (16/2/2018)
A notícia 1 trata da comemoração do Ano Novo segundo o calendário chinês.
Notícia 2 (8/9/2010)
A notícia 2 trata da comemoração do Ano Novo segundo o calendário judeu.
Linha do tempo segundo os calendários cristão, judeu e muçulmano
Linhas que apresentam alguns eventos que assinalaram a história de judeus, cristãos e muçulmanos.
Modelo do mapa mental.
Modelo simples de mapa mental.
Para você saber mais:
Notícias completas:
Agência EFE. Disponível em : http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/chineses-celebram-chegada-do-ano-4716-sem-foguetes-e-fogos-de. Acesso em: 3/11/2018.
Agência Estado. Disponível em : https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/israel-comemora-a-chegada-do-ano-5771-41ogsur2r35hj6002kpo1y91q/.
Acesso em: 3/11/2018.
SILVA, Rodrigo. História dos judeus completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-PtXgOkrLQI. Acesso em: 24/11/201.8
DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/.
Acesso em: 25/11/2018.
COGGIOLA, Osvaldo. Islã histórico e islamismo político. Disponível em: https://www.icarabe.org/sites/default/files/pdfs/o_mundo_arabe_contemporaneo_-_aula_6_anexo_2.pdf. Acesso em: 26/11/2018
FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF. Acesso em: 26/11/2018.
Cm Editor. Conheça as diferenças entre os calendários solares, lunares e lunisolares. Disponível em : https://www.consumidormoderno.com.br/2015/12/08/conhece-as-diferencas-entre-os-calendarios-solares-lunares-e-lunisolares/. Acesso em: 1º/12/2018.
CASAS, Renato Las. Calendários. Disponível em : http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm. Acesso em: 1º/12/2018.
ALENCAR, Lucas. Oito tipos de calendários usados pelo mundo. Disponível em : https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html. Acesso em: 1º/12/2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Professor, apresente o tema para os alunos escrevendo-o no quadro. Se preferir projete o tema. A apresentação deve ser simples e direta, evite muitas explicações para que a temática a ser estudada não seja antecipada. Você pode fazer a leitura do objetivo ou solicitar para a turma que, em conjunto, a faça. Nesta aula espera-se que os alunos identifiquem e compreendam como diferentes sociedades contam o tempo.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, distribua as duas notícias e faça a pergunta indicada. Caso não seja possível imprimir as notícias, elas podem ser projetadas ou mesmo escritas. Notícias disponíveis aqui :
É imprescindível garantir o protagonismo do aluno para que por meio do próprio raciocínio ele perceba que as sociedades fazem a contagem do tempo de maneira diferente. Por isso, deixe que todos leiam a notícia e que discutam entre si. Caminhe pela sala para auxiliar os grupos que solicitarem sua presença.
A expectativa é que a classe se surpreenda com o fato de os chineses estarem comemorando o ano 4.716 e os israelenses o ano 5.771, datações tão diferentes e distantes do ano em que eles estão vivendo. Espera-se também que surja uma curiosidade, na qual os alunos queiram saber o porquê da diferença.
Caso os alunos não fiquem curiosos, pergunte por que os povos citados nas notícias não estão contando o tempo da mesma forma ou mesmo relacione ao nosso tempo e indague por que estamos vivendo um ano diferente do deles. Ouça as explicações dos alunos, porém não forneça respostas. A intenção é apenas aguçar a curiosidade, pois a temática será discutida na próxima etapa do plano.
Notícias completas:
Agência EFE. Disponível em : http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/chineses-celebram-chegada-do-ano-4716-sem-foguetes-e-fogos-de. Acesso em: 3/11/2018.
Agência Estado. Disponível em : https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/israel-comemora-a-chegada-do-ano-5771-41ogsur2r35hj6002kpo1y91q/.
Acesso em: 3/11/2018.
Contexto
Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, distribua as duas notícias e faça a pergunta indicada. Caso não seja possível imprimir as notícias, elas podem ser projetadas ou mesmo escritas. Notícias disponíveis aqui :
É imprescindível garantir o protagonismo do aluno para que por meio do próprio raciocínio ele perceba que as sociedades fazem a contagem do tempo de maneiras diferentes. Por isso, deixe que todos leiam a notícia e que discutam entre si. Caminhe pela sala para auxiliar os grupos que solicitarem sua presença.
A expectativa é que a classe se surpreenda com o fato dos chineses estarem comemorando o ano 4.716 e os israelenses o ano 5.771, datações tão diferentes e distantes do ano em que eles estão vivendo. Espera-se também que surja uma curiosidade, na qual os alunos queiram saber o porquê da diferença.
Caso os alunos não fiquem curiosos, pergunte por que os povos citados nas notícias não estão contando o tempo da mesma forma ou mesmo relacione ao nosso tempo e indague por que estamos vivendo um ano diferente do deles. Ouça as explicações dos alunos, porém não forneça respostas. A intenção é apenas aguçar a curiosidade, pois a temática será discutida na próxima etapa do plano.
Notícias completas:
Agência EFE. Disponível em : http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/chineses-celebram-chegada-do-ano-4716-sem-foguetes-e-fogos-de. Acesso em: 3/11/2018.
Agência Estado. Disponível em : https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/israel-comemora-a-chegada-do-ano-5771-41ogsur2r35hj6002kpo1y91q/.
Acesso em: 3/11/2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Sem desfazer os trios, entregue as linhas do tempo segundo os calendários judeu, cristão e muçulmano. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo desenhadas no quadro. Linhas disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DuBBfZ3ePDdvgZDhjgf9AV3xyf4f4DCacKF8jPdd7XGadatVxDRunmAF5PnN/his6-01und02-linha-do-tempo-segundo-o-calendario-judeu-cristao-e-muculmano.pdf
Solicite aos trios que façam a leitura das datas e informações contidas nas linhas. (Se optar por projetar as linhas peça para que um aluno faça a leitura delas para a turma.)
Após a leitura, inicie o momento das perguntas. É muito importante fazê-las passo a passo, conforme descrito abaixo, para assegurar o protagonismo do aluno. As perguntas podem ser escritas no quadro ou mesmo projetadas.
Os estudantes devem discutir, em equipe, as diferenças que perceberam entre as linhas. Em seguida, solicite que registrem no caderno.
A discussão das notícias deve ser retomada. Assim, eles responderão a segunda pergunta indicada. (Com base na informação da linha do tempo judaica por que eles estariam, segundo a notícia lida anteriormente, comemorando o ano 5771?)
A expectativa é que os alunos consigam relacionar que os judeus passam a contar o ano 1 a partir da criação do mundo. Segundo este marco da cultura deles estariam, portanto, comemorando o ano 5771. Caso não cheguem a esta conclusão, peça que observem a linha do calendário judaico e pergunte aos alunos: A partir de qual evento os judeus começam a contar o tempo? Qual é o ano “1” do calendário judaico?
Seguindo para a última pergunta, espera-se que os alunos respondam que começamos a contar o tempo a partir do nascimento de Cristo e os muçulmanos a partir da fuga de Maomé para Medina. Se não chegarem a este entendimento, prossiga realizando o questionamento: A partir de qual evento os muçulmanos começaram a contar o tempo? Qual é o ano “1” para os muçulmanos?
Desta forma eles compreenderão que cada povo conta o tempo de acordo com marcos de sua cultura.
É provável que algum aluno questione sobre os chineses, porque segundo a notícia estariam comemorando o ano 4716. Você não precisa fornecer a resposta. Aproveite a curiosidade e peça para que os alunos pesquisem a resposta, que pode ser entregue em uma próxima aula.
Caso não surja este questionamento, então, você mesmo pode perguntar para eles. A intenção é levantar a curiosidade e incentivá-los na busca por esta informação.
Como adequar à sua realidade: Se em sua localidade houver centros de cultura judaica, islâmica, cristã ou chinesa, em uma próxima aula os alunos poderiam realizar uma visitação a fim de conhecer um pouco mais sobre a história e cultura destes povos.
Para você saber mais:
Os calendários judeu, cristão e muçulmano foram formulados a partir de eventos que marcaram sua cultura. Convencionou-se, assim, marcos de contagem que fizeram com que cada povo construísse o seu próprio calendário. Segue uma sugestão de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão desta temática.
SILVA, Rodrigo. História dos judeus completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-PtXgOkrLQI. Acesso em: 24/11/2018.
DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/.
Acesso em: 25/11/2018.
COGGIOLA, Osvaldo. Islã histórico e islamismo político. Disponível em: https://www.icarabe.org/sites/default/files/pdfs/o_mundo_arabe_contemporaneo_-_aula_6_anexo_2.pdf. Acesso em: 26/11/2018.
FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF. Acesso em: 26/11/2018.
Problematização
Orientações: Sem desfazer os trios, entregue as linhas do tempo segundo os calendários judeu, cristão e muçulmano. (Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo desenhadas no quadro.) Linhas disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DuBBfZ3ePDdvgZDhjgf9AV3xyf4f4DCacKF8jPdd7XGadatVxDRunmAF5PnN/his6-01und02-linha-do-tempo-segundo-o-calendario-judeu-cristao-e-muculmano.pdf
Solicite aos trios que façam a leitura das datas e informações contidas nas linhas. (Se optar por projetar as linhas, peça para que um aluno faça a leitura delas para a turma.)
Após a leitura, inicie o momento das perguntas. É muito importante fazê-las passo a passo, conforme descrito abaixo, para assegurar o protagonismo do aluno. As perguntas podem ser escritas no quadro ou mesmo projetadas.
Os estudantes devem discutir, em equipe, as diferenças que perceberam entre as linhas. Em seguida, solicite que registrem no caderno.
A discussão das notícias deve ser retomada. Assim, eles responderão a segunda pergunta indicada. (Com base na informação da linha do tempo judaica, por que eles estariam, segundo a notícia lida anteriormente, comemorando o ano 5771?)
A expectativa é que, neste momento, os alunos consigam relacionar que os judeus passam a contar o ano 1 a partir da criação do mundo. Segundo este marco da cultura deles, estariam, portanto, comemorando o ano 5771. Caso não cheguem a esta conclusão, peça que observem a linha do calendário judaico e pergunte aos alunos: A partir de qual evento os judeus começam a contar o tempo? Qual é o ano “1” do calendário judaico?
Seguindo para a última pergunta, espera-se que os alunos respondam que começamos a contar o tempo a partir do nascimento de Cristo e os muçulmanos a partir da fuga de Maomé para Medina. Se não chegarem a este entendimento, prossiga realizando o questionamento: A partir de qual evento os muçulmanos começaram a contar o tempo? Qual é o ano “1” para os muçulmanos?
Desta forma eles compreenderão que cada povo conta o tempo de acordo com marcos de sua cultura.
É provável que algum aluno questione sobre os chineses, porque segundo a notícia estariam comemorando o ano 4716. Você não precisa fornecer resposta. Aproveite a curiosidade e peça para que os alunos pesquisem a resposta, que pode ser entregue em uma próxima aula.
Caso não surja este questionamento, então, você mesmo pode perguntar para eles. A intenção é levantar a curiosidade e incentivá-los na busca por essa informação.
Como adequar à sua realidade: Se em sua localidade houver centros de cultura judaica, islâmica, cristã ou chinesa, em uma próxima aula, os alunos poderiam realizar uma visitação a fim de conhecer um pouco mais sobre a história e cultura destes povos.
Para você saber mais:
Os calendários judeu, cristão e muçulmano foram formulados a partir de eventos que marcaram sua cultura. Convencionou-se, assim, marcos de contagem que fizeram com que cada povo construísse o seu próprio calendário. Segue uma sugestão de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão desta temática.
SILVA, Rodrigo. História dos judeus completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-PtXgOkrLQI. Acesso em: 24/11/2018.
DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/.
Acesso em: 25/11/2018.
COGGIOLA, Osvaldo. Islã histórico e islamismo político. Disponível em: https://www.icarabe.org/sites/default/files/pdfs/o_mundo_arabe_contemporaneo_-_aula_6_anexo_2.pdf. Acesso em: 26/11/2018.
FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF. Acesso em: 26/11/2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Os alunos construirão um simples mapa mental. Exemplo de mapa mental disponível aqui:
Não é necessário desfazer os trios. Escreva no centro do quadro ou se desejar projete em letras de destaque (caixa alta) a palavra CALENDÁRIO. Você também pode optar por escrever em um papel pardo, 40kg ou cartolina.
Peça para que um representante de cada trio escreva uma palavra, uma frase ou mesmo faça um desenho ao redor do círculo principal que expresse o que aprendeu.
Professor, o mapa mental exposto neste plano pode ser adaptado por você, ele é apenas um exemplo. Você deve anexar mais espaços para que todos os representantes dos trios participem. Se você dispor de pincéis coloridos, os alunos podem fazer uso deles para que o mapa se torne mais atrativo.
A expectativa é que eles registrem, de forma resumida, a que conclusões chegaram como, por exemplo, que o tempo é contado de forma diferente pelas sociedades.
Outros, talvez, registrarão os motivos dessa contagem. Desta forma, eles irão construir um mapa mental que será visualizado por toda turma.
Finalize pedindo para que um aluno faça a leitura do mapa construído por eles e pergunte se eles imaginavam que o tempo era contado de maneira tão diferente. Ouça suas respostas.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS6_01UND02
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Canva.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar como diferentes sociedades contam o tempo.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts. (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula com algumas perguntas que possam despertar a curiosidade dos alunos quanto ao tema (eles não precisam, necessariamente, redigi-las), tais como:
- Em que ano nós estamos?
- Você acha possível que essa pergunta possa ter mais do que uma resposta?
Em seguida, convide-os a investigar sobre essa possibilidade. Encaminhe, por meio das ferramentas de sua escolha, as notícias sobre o ano novo chinês e judeu, e peça para que respondam a pergunta indicada no plano.
Problematização
Nesta etapa, o objetivo é de que os estudantes analisem a linha do tempo do calendário judaico, cristão e muçulmano, comparem as referências de datas e compreendam que cada povo conta o tempo de acordo com eventos importantes da própria cultura. É fundamental que, após expor o documento, você direcione a eles perguntas bem diretas:
- A partir de qual evento os judeus, cristãos e muçulmanos começam a contar o tempo?
- Escolha um evento que te chame a atenção e observe a qual ano ele equivale em cada cultura. São as mesmas datas?
Os estudantes poderão interagir dando retorno via mensagem (texto, áudio ou vídeo curto) ou ao vivo, pelo Hangouts.
Sistematização
A atividade sugerida pode ser adaptada de 3 maneiras para ser desenvolvida por meio do ambiente virtual:
Opção 1: Envie aos alunos o modelo de mapa mental, via Whatsapp ou e-mail, e peça para que o registrem e preencham nos cadernos ou em pequenos cartazes. Em seguida, solicite que compartilhem os resultados com o grupo via fotografia ou vídeo curto.
Opção 2: Envie aos alunos o modelo de mapa mental, via Whatsapp ou e-mail, e sugira que se inspirem nele para criar os próprios mapas mentais em sites gratuitos, como o Canva. Depois de pronto, devem baixar e compartilhar o mapa com o grupo.
Opção 3: Se estiver em videoconferência via Hangouts, clique em “Apresentar agora”, para que os alunos possam visualizar a sua tela. Exponha o arquivo com o modelo de mapa mental de sua escolha e peça sugestões de como ele pode ser preenchido.
Convite às famílias
Convide as famílias a descobrirem qual foi o ano de nascimento de cada um dos membros, de acordo com os diferentes calendários estudados.
Para isso, precisarão calcular, primeiramente, em que ano estamos segundo cada cultura e, depois, subtrair de cada uma destas datas obtidas a idade da pessoa.
Poderão, também, pesquisar juntos a respeito de outros calendários.
Saiba mais: Nova Escola. Tipos de Calendários (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Moura
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registros.
Objeto(s) de conhecimento: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
Palavras-chave: Calendário, tempo e história.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA