Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel, quadro, texto, atividades impressas e projetor.
Material complementar:
Calendário
Calendário/datas comemorativas e estações do ano.
Linha do tempo
Modelo de linha do tempo que lista eventos futuros.
Calendário Kayaby
Calendário que apresenta as principais atividades realizadas pelo povo indígena Kayaby durante o ano.
Tabela 02
Tabela que sintetiza as formas de perceber o tempo.
Para você saber mais:
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: Reflexão e Ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2.ed. 2013.
NOVAIS, Adauto (Org.) Tempo e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SANCHÍS, Ramón. Evolução Histórica das Concepções sobre o Tempo. Disponível em: https://nova-acropole.pt/evolucao-historica-das-concepcoes-sobre-o-tempo/. Acesso em 12/11/2018.
CALAZANS, Diego José de. Tempo ou Não- Tempo? Um estudo acerca da experiência de tempo e o não-tempo da experiência. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10314/10314_3.PDF. Acesso em 12/11/2018.
TREIN, Hans (Org.). Caderno para a Semana dos povos indígenas 2006. pp. 12-13. Disponível em : http://comin.org.br/static/arquivos-publicacao/semana-dos-povos-2006-1207077020.pdf .
Acesso em 26/10/2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Escreva ou projete o objetivo e apresente-o para os alunos. É importante expor para o aluno o objetivo que se quer chegar com a aula, no entanto, de forma simples e direta para que eles construam o raciocínio por conta própria. Nesta aula espera-se que os alunos compreendam formas de perceber o tempo, especialmente o tempo cíclico e linear.
Contexto
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: É muito importante seguir os passos descritos abaixo para que os alunos, dentro de uma lógica, formulem o próprio raciocínio a respeito do tempo cíclico e linear.
Organize a sala em duplas. Desenhe no quadro, projete ou imprima o calendário e solicite aos alunos que individualmente façam o preenchimento dele em seus cadernos. Calendário disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/quxvs6qgnQMXHJs4TeaQsv826v5WbpXYeZ84zY2sMqPT7H44upW96UeRYVgg/his6-01und01-calendario.pdf
Em curtas frases os alunos devem preencher os meses com datas comemorativas e estações do ano. Durante o preenchimento, caminhe pela sala e auxilie-os. O foco é a citação de festividades como, por exemplo, Natal, Páscoa, dia das mães, etc. O aluno poderá citar também festividades específicas de sua região e até mesmo datas comemorativas pessoais como aniversários. Não esquecendo das estações anuais (outono, inverno, primavera, verão). Caso os estudantes tenham dificuldades nas definições das estações permita que pesquisem as informações.
Após o preenchimento individual do calendário, eles devem, em duplas, debater e responder o questionamento proposto.
Espera-se que a turma perceba a repetição de eventos e como eles operam em um tempo cíclico. Caso tenham dificuldade em compreender, compare o calendário a uma roda que ao girar sempre retorna para os mesmos eventos. Pergunte se a sensação não é a de estar dentro de um círculo ou de uma roda gigante.
Para a compreensão do tempo linear, após a atividade da Tabela (01), escreva no quadro, projete ou imprima o modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gX2y4QHmfVuK56HuQ2FFaBCG6aGaqvAXQ5cy96HfKZSHrDMfyU2U6cKwXH56/his6-01und01-linha-do-tempo.pdf
Peça para que produzam sua própria linha do tempo (individualmente) em seus cadernos. Devem escrever o que desejam para o futuro, 4 eventos são suficientes. Ajude-os a fazer ajustes conforme o tempo disponível. Se preferir, os alunos poderão adicionar mais eventos ou elaborar desenhos para expressá-los.
Ao término, em duplas, devem debater e responder o questionamento proposto. A expectativa é que tenham a sensação que o tempo é como uma reta com eventos que não se repetem. Caso não cheguem à essa conclusão, pergunte se os eventos seguem uma sequência cronológica formando uma reta crescente.
Ao final, selecione 3 duplas e solicite que comparem o tempo apresentado no calendário com o da linha do tempo e façam uma exposição diretamente para a turma.
Para você saber mais: O tempo faz parte do fundamento da história. Os grupos humanos registravam e percebiam o tempo de formas diferentes. Entender essa especificidade é imprescindível para a compreensão da dinâmica social. Os gregos, por exemplo, compreendiam o tempo de forma cíclica, como um eterno retorno aos mesmos acontecimentos; sua concepção de tempo era marcada por uma sequência de ciclos que se repetiam. O tempo na tradição cristã traz uma concepção linear, em que há uma sucessão de eventos, logicamente, que não se repetem e que caminham para um fim dos tempos tendo, portanto, um começo e um fim.
Sugestões:
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: Reflexão e Ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2.ed. 2013.
NOVAIS, Adauto (Org.) Tempo e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SANCHÍS, Ramón. Evolução Histórica das Concepções sobre o Tempo. Disponível em: https://nova-acropole.pt/evolucao-historica-das-concepcoes-sobre-o-tempo/. Acesso em 12/11/2018.
Contexto
Orientações: É muito importante seguir os passos descritos abaixo para que os alunos, dentro de uma lógica, formulem o próprio raciocínio a respeito do tempo cíclico e linear.
Organize a sala em duplas. Desenhe no quadro, projete ou imprima o calendário e solicite aos alunos que individualmente façam o preenchimento dele em seus cadernos. Calendário disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/quxvs6qgnQMXHJs4TeaQsv826v5WbpXYeZ84zY2sMqPT7H44upW96UeRYVgg/his6-01und01-calendario.pdf
Em curtas frases os alunos devem preencher os meses com datas comemorativas e estações do ano. Durante o preenchimento, caminhe pela sala e auxilie-os. O foco é a citação de festividades como, por exemplo, Natal, Páscoa, dia das mães, etc. O aluno poderá citar também festividades específicas de sua região e até mesmo datas comemorativas pessoais como aniversários. Não esquecendo das estações anuais (outono, inverno, primavera, verão). Caso os estudantes tenham dificuldades nas definições das estações permita que pesquisem as informações.
Após o preenchimento individual do calendário, eles devem, em duplas, debater e responder o questionamento proposto.
Espera-se que a turma perceba a repetição de eventos e como eles operam em um tempo cíclico. Caso tenham dificuldade em compreender, compare o calendário a uma roda que ao girar sempre retorna para os mesmos eventos. Pergunte se a sensação não é a de estar dentro de um círculo ou de uma roda gigante.
Para a compreensão do tempo linear, após a atividade da Tabela (01), escreva no quadro, projete ou imprima o modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gX2y4QHmfVuK56HuQ2FFaBCG6aGaqvAXQ5cy96HfKZSHrDMfyU2U6cKwXH56/his6-01und01-linha-do-tempo.pdf
Peça para que produzam sua própria linha do tempo (individualmente) em seus cadernos. Devem escrever o que desejam para o futuro, 4 eventos são suficientes. Ajude-os a fazer ajustes conforme o tempo disponível. Se preferir, os alunos poderão adicionar mais eventos ou elaborar desenhos para expressá-los.
Ao término, em duplas, devem debater e responder o questionamento proposto. A expectativa é que tenham a sensação que o tempo é como uma reta com eventos que não se repetem. Caso não cheguem à essa conclusão, pergunte se os eventos seguem uma sequência cronológica formando uma reta crescente.
Ao final, selecione 3 duplas e solicite que comparem o tempo apresentado no calendário com o da linha do tempo e façam uma exposição diretamente para a turma.
Para você saber mais: O tempo faz parte do fundamento da história. Os grupos humanos registravam e percebiam o tempo de formas diferentes. Entender essa especificidade é imprescindível para a compreensão da dinâmica social. Os gregos, por exemplo, compreendiam o tempo de forma cíclica, como um eterno retorno aos mesmos acontecimentos; sua concepção de tempo era marcada por uma sequência de ciclos que se repetiam. O tempo na tradição cristã traz uma concepção linear, em que há uma sucessão de eventos, logicamente, que não se repetem e que caminham para um fim dos tempos tendo, portanto, um começo e um fim.
Sugestões:
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: Reflexão e Ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2.ed. 2013.
NOVAIS, Adauto (Org.) Tempo e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SANCHÍS, Ramón. Evolução Histórica das Concepções sobre o Tempo. Disponível em: https://nova-acropole.pt/evolucao-historica-das-concepcoes-sobre-o-tempo/. Acesso em 12/11/2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Ainda em duplas. Peça para que façam a leitura do calendário Kayaby, que pode estar impresso ou projetado (se optar por projetar, selecione um aluno para fazer a leitura para a turma). Calendário disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p59YZFYPuAdcdWzfXsEU7m8hGUwJKe5jK3jN9trFk3ScDzfVfQ6Mke6kAFwU/his6-01und01-calendario-kayaby.pdf
Após a leitura, os alunos responderão à pergunta indicada. (Todos os anos os Kayaby fazem a colheita do mel em qual mês?).
Em seguida, solicite que discutam se o tempo vivido pelos Kayaby é cíclico ou linear. Eles devem apresentar justificativas e fazer o registro em seus cadernos. As justificativas podem ser embasadas em informações apresentadas no próprio calendário.
A expectativa é que os alunos identifiquem o tempo cíclico, pois todos os anos os Kayaby realizam as mesmas atividades como, por exemplo, a colheita do mel em outubro.
Caso os alunos não cheguem às respostas esperadas, peça para que imaginem uma rotina de segunda a sexta colhendo mel e pergunte se durante esse período eles possuem a sensação de estarem vivendo coisas novas ou sempre as mesmas. Pergunte também como se sentiriam ao fazer essa mesma atividade todo ano. Assim, retome a pergunta.
Dessa forma, os alunos compreenderão a dinâmica do tempo cíclico e ainda conhecerão um ritmo de vida diferente do vivido por eles.
Para você saber mais:
TREIN, Hans (Org.). Caderno para a Semana dos povos indígenas 2006. pp. 12-13. Disponível em : http://comin.org.br/static/arquivos-publicacao/semana-dos-povos-2006-1207077020.pdf .
Acesso em 26/10/2018.
É provável que surjam dúvidas a respeito do significado de algumas palavras do calendário. Por isso, segue um breve glossário.
Pescaria de linhada: Expressão utilizada para se referir a pesca com linha.
Coivara: Procedimento agrícola que envolve a queima da floresta nativa.
Pescaria com Timbó: É uma pesca artesanal que utiliza cipó timbó. O timbó é um cipó venenoso que ao ser batido e diluído na água asfixia os peixes tornando mais fácil sua captura.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Ainda em duplas. Peça para que façam a leitura do calendário Kayaby, que pode estar impresso ou projetado (se optar por projetar, selecione um aluno para fazer a leitura para a turma). Calendário disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p59YZFYPuAdcdWzfXsEU7m8hGUwJKe5jK3jN9trFk3ScDzfVfQ6Mke6kAFwU/his6-01und01-calendario-kayaby.pdf
Após a leitura, os alunos responderão à pergunta indicada. (Todos os anos os Kayaby fazem a colheita do mel em qual mês?).
Em seguida, solicite que discutam se o tempo vivido pelos Kayaby é cíclico ou linear. Eles devem apresentar justificativas e fazer o registro em seus cadernos. As justificativas podem ser embasadas em informações apresentadas no próprio calendário.
A expectativa é que os alunos identifiquem o tempo cíclico, pois todos os anos os Kayaby realizam as mesmas atividades como, por exemplo, a colheita do mel em outubro.
Caso os alunos não cheguem às respostas esperadas, peça para que imaginem uma rotina de segunda a sexta colhendo mel e pergunte se durante esse período eles possuem a sensação de estarem vivendo coisas novas ou sempre as mesmas. Pergunte também como se sentiriam ao fazer essa mesma atividade todo ano. Assim, retome a pergunta.
Dessa forma, os alunos compreenderão a dinâmica do tempo cíclico e ainda conhecerão um ritmo de vida diferente do vivido por eles.
Para você saber mais:
TREIN, Hans (Org.). Caderno para a Semana dos povos indígenas 2006. pp. 12-13. Disponível em : http://comin.org.br/static/arquivos-publicacao/semana-dos-povos-2006-1207077020.pdf .
Acesso em 26/10/2018.
É provável que surjam dúvidas a respeito do significado de algumas palavras do calendário. Por isso, segue um breve glossário.
Pescaria de linhada: Expressão utilizada para se referir a pesca com linha.
Coivara: Procedimento agrícola que envolve a queima da floresta nativa.
Pescaria com Timbó: É uma pesca artesanal que utiliza cipó timbó. O timbó é um cipó venenoso que ao ser batido e diluído na água asfixia os peixes tornando mais fácil sua captura.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Escolha duas duplas e peça para que venham até o quadro e preencham a tabela. A tabela pode estar projetada ou desenhada no quadro.
Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8Zz3SsUCr9CgvGss7dWNjxq2kAEg6uBNc9C3SbMV8Kkeye3NkDf2gtYMJTK6/his6-01und01-tabela-02.pdf
As duplas devem escrever um evento que foi listado na rotina, um fato citado na linha do tempo e um fato do calendário Kayaby. Ao lado responderão se o aspecto citado corresponde ao tempo cíclico ou linear, em seguida justificarão a resposta.
É esperado que eles retomem o aprendizado das percepções de tempo da contextualização e que com base na análise de tempo do calendário Kayaby consigam identificar o tempo cíclico. Será uma forma de garantir que todos compreendam o que foi abordado anteriormente.
Finalize perguntando, diretamente para a turma, se eles já tinham parado para pensar que o tempo poderia ser compreendido de formas diferentes.