Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lívia Cardozo Amarante
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário.
- Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.
Objetivos Específicos
Nomear os meses do ano;
Reconhecer a ordem e a quantidade de dias de cada mês.
Conceito chave
Meses do ano
Recursos necessários
Folhas de atividades
Lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Imprima o cartaz e fixe na parede. Distribua para a turma o nomes dos meses do ano, podendo inclusive dividir a turma em duplas ou trios, para que eles decidam entre si onde colocar cada palavra. Convide os alunos a completarem o quadro do cartaz com os meses do ano, de acordo com a classificação em números de dias. Na primeira coluna, meses com 28 ou 29 dias. Na segunda coluna, meses com 30 dias e na terceira coluna, meses com 31 dias. Deixe os alunos livres para buscarem formas de descobrir quantos dias tem cada mês. Após completarem a tabela. Verifique se está correta consultando com a turma um calendário. Para saber mais sobre a quantidade de dias dos meses, sugerimos a leitura deste artigo.
Propósito: Relembrar conceitos importantes sobre os meses do ano e a quantidade de dias que cada um possui .
Discuta com a turma:
- Os meses tem quantidade de dias diferentes?
- Como você descobriu isso?
- Como podemos verificar se você preencheram o cartaz corretamente?
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Peça que os alunos, individualmente, inicieM a leitura da atividade e façam as primeiras análises.
Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a atividade.
Discuta com a turma:·
- Como vocês fizeram para descobrir o dia do aniversário de cada um?
- É possível saber o dia do aniversário de Cauê sem saber o da Mariana?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Agora, agrupe os alunos em duplas, convide-os a pensarem sobre essas questões. Deixe que discutam, troquem com os colegas e criem suas estratégias para responderem as questões. Circule pela sala e observe se está havendo troca. Depois, solicite que as duplas exponham os caminhos para encontrar as soluções.
Propósito: Responder às questões, analisando o calendário.
Discuta com a turma:
- Como saber a ordem dos aniversariantes?
- Vocês precisarão do calendário anual para responder essas questões?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Com os alunos ainda em duplas, passe para essa atividade, onde terão que fazer comparações entre as datas de aniversário das novas crianças. Após as discussões das duplas, solicite aos alunos que exponham suas respostas e faça comparações com as demais duplas. Incentive as discussões.
Propósito: Analisar os meses do ano fazendo comparações.
Discuta com a turma:·
- Como vocês fizeram para descobrir se tem alguma criança que faz aniversário no mesmo dia que outra?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para esta série de slides. Nele, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes aos meses do ano. Apresente aos alunos as duas respostas diferentes em relação aos aniversários das crianças. Questione-os sobre qual das respostas estão corretas. Depois que chegarem às conclusões, solicite que os alunos apontem dentro da resposta errada (1), quais os erros.
Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre as soluções.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou respostas diferentes?
- As duas respostas concordam que Ana faz aniversário primeiro? E você?
- Qual o mês 8? Porque você acha que na resposta 1 mencionou que Mariana faz aniversário no mês 8?
- Por que você acha que na resposta 2 as três crianças foram citadas por fazerem aniversário em mês que tem feriado, e na resposta 1, somente Ana e Cauê?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)
Orientações: Apresente essas situações para os alunos e incentive as discussões. Você pode dividir a lousa em três partes, colocar as três opções e solicitar as duplas que marquem com um X a resposta que acreditem estar corretas. Peça que expliquem como chegaram às conclusões. Questione se encontraram alguma coincidência em relação às datas de aniversário das crianças: Karina e Cauê fazem aniversário no mesmo dia.
Propósito: Discutir sobre as datas dos aniversários, fazendo relações com os meses.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para descobrir qual das opções está errada? E porque ela está errada?
- Qual a coincidência que vocês encontraram?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade relembrando os meses do ano, a quantidade de dias de cada mês e retomando com os alunos os passos que seguiram para interpretar as informações referentes às datas especiais.
Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11)
Orientações: Entregue para os alunos a atividade para que façam individualmente. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções dos alunos na lousa. Alguns alunos terão dificuldade em realizar a atividade sem o calendário anual, então oriente-os a consultarem o calendário para responderem as questões.
Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre os meses do ano.
Materiais complementares para impressão:
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11)
Orientações: Entregue para os alunos a atividade para que façam individualmente. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções dos alunos na lousa. Alguns alunos terão dificuldade em realizar a atividade sem o calendário anual, então oriente-os a consultarem o calendário para responderem as questões.
Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre os meses do ano.