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Plano de aula - Explorando o calendário

Plano de aula de Matemática com atividades para o 2º ano do Fundamental sobre nomear os meses do ano; reconhecer a ordem e a quantidade de dias de cada mês.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Livia Cardozo Amarante

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário.
  • Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos Específicos

Nomear os meses do ano;

Reconhecer a ordem e a quantidade de dias de cada mês.

Conceito chave

Meses do ano

Recursos necessários

Folhas de atividades

Lápis e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Imprima o cartaz e fixe na parede. Distribua para a turma o nomes dos meses do ano, podendo inclusive dividir a turma em duplas ou trios, para que eles decidam entre si onde colocar cada palavra. Convide os alunos a completarem o quadro do cartaz com os meses do ano, de acordo com a classificação em números de dias. Na primeira coluna, meses com 28 ou 29 dias. Na segunda coluna, meses com 30 dias e na terceira coluna, meses com 31 dias. Deixe os alunos livres para buscarem formas de descobrir quantos dias tem cada mês. Após completarem a tabela. Verifique se está correta consultando com a turma um calendário. Para saber mais sobre a quantidade de dias dos meses, sugerimos a leitura deste artigo.

Propósito: Relembrar conceitos importantes sobre os meses do ano e a quantidade de dias que cada um possui .

Discuta com a turma:

  • Os meses tem quantidade de dias diferentes?
  • Como você descobriu isso?
  • Como podemos verificar se você preencheram o cartaz corretamente?

Material complementar para impressão:

Atividade de Retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Peça que os alunos, individualmente, inicieM a leitura da atividade e façam as primeiras análises.

Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a atividade.

Discuta com a turma:·

  • Como vocês fizeram para descobrir o dia do aniversário de cada um?
  • É possível saber o dia do aniversário de Cauê sem saber o da Mariana?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Agora, agrupe os alunos em duplas, convide-os a pensarem sobre essas questões. Deixe que discutam, troquem com os colegas e criem suas estratégias para responderem as questões. Circule pela sala e observe se está havendo troca. Depois, solicite que as duplas exponham os caminhos para encontrar as soluções.

Propósito: Responder às questões, analisando o calendário.

Discuta com a turma:

  • Como saber a ordem dos aniversariantes?
  • Vocês precisarão do calendário anual para responder essas questões?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Com os alunos ainda em duplas, passe para essa atividade, onde terão que fazer comparações entre as datas de aniversário das novas crianças. Após as discussões das duplas, solicite aos alunos que exponham suas respostas e faça comparações com as demais duplas. Incentive as discussões.

Propósito: Analisar os meses do ano fazendo comparações.

Discuta com a turma:·

  • Como vocês fizeram para descobrir se tem alguma criança que faz aniversário no mesmo dia que outra?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para esta série de slides. Nele, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes aos meses do ano. Apresente aos alunos as duas respostas diferentes em relação aos aniversários das crianças. Questione-os sobre qual das respostas estão corretas. Depois que chegarem às conclusões, solicite que os alunos apontem dentro da resposta errada (1), quais os erros.

Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre as soluções.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou respostas diferentes?
  • As duas respostas concordam que Ana faz aniversário primeiro? E você?
  • Qual o mês 8? Porque você acha que na resposta 1 mencionou que Mariana faz aniversário no mês 8?
  • Por que você acha que na resposta 2 as três crianças foram citadas por fazerem aniversário em mês que tem feriado, e na resposta 1, somente Ana e Cauê?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações: Apresente essas situações para os alunos e incentive as discussões. Você pode dividir a lousa em três partes, colocar as três opções e solicitar as duplas que marquem com um X a resposta que acreditem estar corretas. Peça que expliquem como chegaram às conclusões. Questione se encontraram alguma coincidência em relação às datas de aniversário das crianças: Karina e Cauê fazem aniversário no mesmo dia.

Propósito: Discutir sobre as datas dos aniversários, fazendo relações com os meses.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para descobrir qual das opções está errada? E porque ela está errada?
  • Qual a coincidência que vocês encontraram?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade relembrando os meses do ano, a quantidade de dias de cada mês e retomando com os alunos os passos que seguiram para interpretar as informações referentes às datas especiais.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11)

Orientações: Entregue para os alunos a atividade para que façam individualmente. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções dos alunos na lousa. Alguns alunos terão dificuldade em realizar a atividade sem o calendário anual, então oriente-os a consultarem o calendário para responderem as questões.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre os meses do ano.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11)

Orientações: Entregue para os alunos a atividade para que façam individualmente. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções dos alunos na lousa. Alguns alunos terão dificuldade em realizar a atividade sem o calendário anual, então oriente-os a consultarem o calendário para responderem as questões.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre os meses do ano.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário.
  • Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos Específicos

Nomear os meses do ano;

Reconhecer a ordem e a quantidade de dias de cada mês.

Conceito chave

Meses do ano

Recursos necessários

Folhas de atividades

Lápis e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Imprima o cartaz e fixe na parede. Distribua para a turma o nomes dos meses do ano, podendo inclusive dividir a turma em duplas ou trios, para que eles decidam entre si onde colocar cada palavra. Convide os alunos a completarem o quadro do cartaz com os meses do ano, de acordo com a classificação em números de dias. Na primeira coluna, meses com 28 ou 29 dias. Na segunda coluna, meses com 30 dias e na terceira coluna, meses com 31 dias. Deixe os alunos livres para buscarem formas de descobrir quantos dias tem cada mês. Após completarem a tabela. Verifique se está correta consultando com a turma um calendário. Para saber mais sobre a quantidade de dias dos meses, sugerimos a leitura deste artigo.

Propósito: Relembrar conceitos importantes sobre os meses do ano e a quantidade de dias que cada um possui .

Discuta com a turma:

  • Os meses tem quantidade de dias diferentes?
  • Como você descobriu isso?
  • Como podemos verificar se você preencheram o cartaz corretamente?

Material complementar para impressão:

Atividade de Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Peça que os alunos, individualmente, inicieM a leitura da atividade e façam as primeiras análises.

Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a atividade.

Discuta com a turma:·

  • Como vocês fizeram para descobrir o dia do aniversário de cada um?
  • É possível saber o dia do aniversário de Cauê sem saber o da Mariana?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Agora, agrupe os alunos em duplas, convide-os a pensarem sobre essas questões. Deixe que discutam, troquem com os colegas e criem suas estratégias para responderem as questões. Circule pela sala e observe se está havendo troca. Depois, solicite que as duplas exponham os caminhos para encontrar as soluções.

Propósito: Responder às questões, analisando o calendário.

Discuta com a turma:

  • Como saber a ordem dos aniversariantes?
  • Vocês precisarão do calendário anual para responder essas questões?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Com os alunos ainda em duplas, passe para essa atividade, onde terão que fazer comparações entre as datas de aniversário das novas crianças. Após as discussões das duplas, solicite aos alunos que exponham suas respostas e faça comparações com as demais duplas. Incentive as discussões.

Propósito: Analisar os meses do ano fazendo comparações.

Discuta com a turma:·

  • Como vocês fizeram para descobrir se tem alguma criança que faz aniversário no mesmo dia que outra?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para esta série de slides. Nele, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes aos meses do ano. Apresente aos alunos as duas respostas diferentes em relação aos aniversários das crianças. Questione-os sobre qual das respostas estão corretas. Depois que chegarem às conclusões, solicite que os alunos apontem dentro da resposta errada (1), quais os erros.

Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre as soluções.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou respostas diferentes?
  • As duas respostas concordam que Ana faz aniversário primeiro? E você?
  • Qual o mês 8? Porque você acha que na resposta 1 mencionou que Mariana faz aniversário no mês 8?
  • Por que você acha que na resposta 2 as três crianças foram citadas por fazerem aniversário em mês que tem feriado, e na resposta 1, somente Ana e Cauê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações: Apresente essas situações para os alunos e incentive as discussões. Você pode dividir a lousa em três partes, colocar as três opções e solicitar as duplas que marquem com um X a resposta que acreditem estar corretas. Peça que expliquem como chegaram às conclusões. Questione se encontraram alguma coincidência em relação às datas de aniversário das crianças: Karina e Cauê fazem aniversário no mesmo dia.

Propósito: Discutir sobre as datas dos aniversários, fazendo relações com os meses.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para descobrir qual das opções está errada? E porque ela está errada?
  • Qual a coincidência que vocês encontraram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade relembrando os meses do ano, a quantidade de dias de cada mês e retomando com os alunos os passos que seguiram para interpretar as informações referentes às datas especiais.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11)

Orientações: Entregue para os alunos a atividade para que façam individualmente. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções dos alunos na lousa. Alguns alunos terão dificuldade em realizar a atividade sem o calendário anual, então oriente-os a consultarem o calendário para responderem as questões.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre os meses do ano.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11)

Orientações: Entregue para os alunos a atividade para que façam individualmente. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções dos alunos na lousa. Alguns alunos terão dificuldade em realizar a atividade sem o calendário anual, então oriente-os a consultarem o calendário para responderem as questões.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre os meses do ano.

Slide Plano Aula

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