15994
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Conceitos de voz ativa e voz passiva no gênero tirinha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre conceito de voz ativa e passiva em tirinhas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcional: Slide Carnival (tutorial disponível aqui).

Tema
Nesta aula, o aluno exercitará os conceitos de voz ativa e de voz passiva, e identificará ocorrências dessas formas em tirinhas. Para tanto, antes de iniciar o conteúdo da aula propriamente dito, compartilhe com os alunos qual é a proposta da aula.
Sugestão: retome a tarefa da aula anterior e instigue os alunos a interagir. Pergunte: o que mais chamou a atenção de vocês nas tirinhas? Vocês perceberam que nas tirinhas existe um conteúdo temático e que ele é apresentado com ironia? Quem gostaria de relembrar e dizer que ironias estavam presentes nas tirinhas que usamos na aula passada? Para isso, você pode compartilhar um áudio ou vídeo com os alunos, com o intuito de gerar maior interação.

Introdução
Compartilhe com a turma, pelo WhatsApp, um documento com a tirinha presente no slide do plano original. Em seguida, questione: quais são os verbos que aparecem na tirinha? Eles estão na voz ativa ou na voz passiva? Qual é o sentido de usar verbos na voz ativa nessa tirinha? Interferiria no sentido se transformássemos a voz ativa na voz passiva? Comente: a mudança da voz ativa para a passiva mudaria o foco da frase. Por exemplo, “Você leu isso?” (veja na tirinha), como ficaria na voz passiva? “Isso foi lido por você?”; aqui, o agente passa para o final da frase e o sujeito passa a ser o que era o objeto da ação, causando certa estranheza na frase. Em qual dos quadrinhos há ironia? Por quê? A voz passiva ajuda a construir essa ironia? A tirinha está disponível aqui.

Desenvolvimento
Encaminhe a atividade disponível aqui aos alunos e oriente que a resolvam em duplas. Essa atividade é chamada de mapa conceitual e serve para nos ajudar a pensar e aprender melhor os conteúdos da aula. Na atividade para visualização (disponível aqui), há um encaminhamento para as informações que devem constar nos quadrinhos. Uma proposta de resolução para o mapa está disponível aqui. Diga-lhes que agora serão eles que irão preencher os conceitos de voz ativa e de voz passiva analítica. Espere os alunos responderem ao exercício. Em outro momento previamente combinado com a turma, prossiga com os slide seguinte (veja no plano original).
Observação: os slides poderão ser encaminhados aos alunos, pelo WhatsApp, como apresentação no Slide Carnival (veja em Recursos Opcionais).

Fechamento
Depois das constatações levantadas e exercitadas pelos alunos, finalize a aula retomando o mapa conceitual e apresentando as características linguístico-discursivas do gênero tirinha, de modo a evidenciar o papel desempenhado pelas escolhas de estruturas na voz ativa e na voz passiva, mobilizadas para que o autor produza o efeito pretendido. Apesar de a voz passiva sintética não ter sido explorada nas tirinhas desta aula devido ao tempo disponível, lembre o exemplo dado na aula anterior (“Vende-se [a casa]”). Para esta etapa, selecione um dos mapas conceituais construídos pelos alunos para usar de exemplo.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a apreciar as tiras humorísticas, trabalhadas nesta aula, e interpretá-las junto aos alunos. Eles poderão também auxiliar os alunos quanto ao recurso da ironia: como se produz? Como reconhecê-lo?

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_07ATS02

(EF08LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas