15920
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Grande ateliê de artes

Nesta proposta, organize espaços e materiais para que as crianças possam fazer livremente produções artísticas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Leda Barbosa

Grande ateliê de artes

Apresente a proposta
Envie imagens de crianças criando produções artísticas livremente na escola, ou busque-as na internet. Explique sobre a importância de continuarem a ter oportunidade de realizarem atividades assim em casa, no sentido da livre escolha para criação. De forma animada, convide: “olhando essas imagens, deu vontade de fazer um ateliê de artes? Então, que tal fazerem aí em casa com a família?”

Antecipe que, após a atividade, eles deverão expor na parede de casa as produções, além de registrar e enviar o material para você. Assim, você poderá compor uma exposição coletiva virtual da turma. 

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a organizarem um ateliê em casa com os recursos disponíveis. Para isso, liste vários materiais, para que possam fazer as adaptações dentro de cada realidade. Acesse aqui uma boa referência, com muitas opções para você se inspirar e indicar para as famílias. Lembre-os que é importante que a criança esteja acompanhada durante toda a proposta, para a segurança dela. 

Sugira às famílias
Oriente as famílias a envolverem a criança durante toda a proposta: desde o planejamento, passando pela organização, execução e reorganização do espaço utilizado. Peça para favorecerem e instigarem a livre exploração, validando as iniciativas dela no sentido de fazer as próprias produções artísticas, misturando alguns materiais e descobrindo novas formas de expressão. Sugira que componham a exposição em casa e registrem esse momento juntos e de forma divertida, ao brincar de esconder e achar enquanto organizam o espaço.  

Para compartilhar com o grupo
Socialize com todas as famílias os registros que receber, para que se sintam estimuladas a fazerem. Para isso, você poderá usar o Apresentações Google, por exemplo. Componha uma exposição coletiva virtual da turma e depois a exponha na escola, quando retornarem às aulas presenciais, para recepcioná-los. Isso favorecerá o senso de pertencimento, através das memórias afetivas evocadas por essas experiências que tiveram em casa, que será importante principalmente na fase de readaptação. 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI2_07UND04

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas