Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.
Materiais necessários: Cópias do artigo Fonte: TOLEDO, Karina. Uso excessivo de jogos eletrônicos pela geração digital preocupa os pais. Estadão. 06 fev. 2011. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/noticias/geral,uso-excessivo-de-jogos-eletronicos-pela-geracao-digital-preocupa-pais-imp-,675835>. Antes de entregá-lo para a turma, você deve grifar todas as ocorrências de quando, onde, como, se, ainda, assim como, para, nunca. Se preferir, utilize outro texto que apresente uma série de orações subordinadas adverbiais.
Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário do artigo, bem como o uso das orações subordinadas adverbiais.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- A fim de levantar o conhecimento prévio dos alunos, pergunte a eles: O que significa ser subordinado ao outro ou a alguma coisa? Espera-se que os alunos respondam que é ser dependente do outro.
- A partir daí, explique aos alunos, que ao contrário das orações coordenadas (já vistas antes, pois já estão estudando as subordinadas), as orações subordinadas têm o sentido de ser dependente de outra oração, que essa relação de dependência será estudada, nesta aula, por meio das orações subordinadas adverbiais.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles gostam de jogar, se seus pais reclamam ao verem eles jogarem, quanto tempo eles gastam do seu dia jogando. Peça aos alunos que exponham os motivos pelos quais gostam ou não de jogar.
- Após, lance as seguintes questões: “Enquanto eu jogo,...”; “Se eu jogasse todo dia, …” e “Sou bom jogador, como…”, peça que eles anotem as frases e completem no caderno as orações.
- Fale para eles não contarem para ninguém como completaram, a fim de que cada um possa pensar em uma resposta diferente para ser discutido os diferentes sentidos construídos.
Materiais complementares: caderno, lápis, data show e computador.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações:
- Divida a sala em grupos para discutirem as questões.
- Entregue as cópias do artigo “ Uso excessivo de jogos eletrônicos pela geração digital preocupa pais”. Antes de entregá-lo para a turma, você deve grifar todas as ocorrências de quando, onde, como, se, ainda, assim como, para, nunca. Solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto.
- Questione:
a) Quem é o autor do texto? R: Karina Toledo, O Estado de S.Paulo
b) Qual o propósito comunicativo do gênero? R: Convencer os leitores de que os jogos influenciam no comportamento das pessoas, se não forem usados de forma adequada, mas, para pais de crianças e adolescentes da geração digital, isso nem sempre é algo fácil de definir.
c) Quem vocês acham que se interessa pela leitura do gênero? R: Os alunos que gostam de jogar, os amantes de jogos, os pais.
d) O autor conclui, comprovando o que foi apontado no título? Cite um trecho do artigo que possa comprovar isso. R:"O mundo digital oferece inúmeras oportunidades de desenvolvimento cognitivo, aprendizagem e diversão. Não temos como negar nem omitir, mas aprender a fazer um uso saudável e agregador."
- Solicite que os grupos reflitam sobre o sentido das palavras em negrito, quais são os valores semânticos dessas palavras.
- Espere uns cinco minutos e escreva no quadro ou lance no quadro os seguintes sentidos: Tempo, Condição e Comparação.
- Questione se eles encontraram esses sentidos nas palavras destacadas do artigo;
- Dê mais cinco minutos para que relacionem os sentidos de tempo, condição e comparação aos termos destacados no artigo;
- Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho e questione o motivo de em determinado parágrafo ter sido feita uma comparação e não uma condição ou uma construção com sentido de tempo.
Materiais complementares: Para acessar o texto original, clique aqui.
Fonte: TOLEDO, Karina. Uso excessivo de jogos eletrônicos pela geração digital preocupa os pais. Estadão. 06 fev. 2011. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/noticias/geral,uso-excessivo-de-jogos-eletronicos-pela-geracao-digital-preocupa-pais-imp-,675835>.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que leiam como completaram as orações do início da aula no caderno;
- Escreva no quadro algumas frases dos alunos e discuta com eles quais têm as ideias de tempo, condição e comparação;
- Após, mostre o slide para a classe e discuta a ideia de tempo, condição e comparação nessas orações.
Fechamento
Orientações:
- Solicite aos alunos que leiam como completaram as orações do início da aula no caderno;
- Escreva no quadro algumas frases dos alunos e discuta com eles quais têm as ideias de tempo, condição e comparação;
- Após, mostre o slide para a classe e discuta a ideia de tempo, condição e comparação nessas orações.
Fechamento
Orientações:
- Solicite aos alunos que leiam como completaram as orações do início da aula no caderno;
- Escreva no quadro algumas frases dos alunos e discuta com eles quais têm as ideias de tempo, condição e comparação;
- Após, mostre o slide para a classe e discuta a ideia de tempo, condição e comparação nessas orações.