15371
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Artigo de divulgação científica: é possível prever o que será dito a seguir?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre os mecanismos de coesão sequencial.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Explique aos alunos, pelo WhatsApp, que deverão organizar um texto e utilizar os mecanismos de coesão sequencial para melhor articulá-lo. Observação: o intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial e como eles se relacionam com a progressão textual.

Introdução
Retome com os alunos, por meio de um documento encaminhado pelo WhatsApp, o conceito de artigo de divulgação científica. Solicite que leiam o título e o resumo do texto. Peça que articulem: qual será o objeto que será tratado no artigo? Questione: a que público se destinaria este artigo? Que aspectos do texto podem indicar a que interlocutor é dirigido?
Observação: espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de divulgação científica a partir da leitura e indagação sobre o título.

Desenvolvimento
Divida a turma em 6 equipes. Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica. Encaminhe os trechos, aleatoriamente, para um representante de cada grupo, pelo WhatsApp. Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial. Explique que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida). Apresente aos alunos uma lista de conectivos para que preencham o texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto.) Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam (por meio de chamadas de vídeo ou áudio) para ordenar o texto da maneira que lhes pareça mais lógica. O artigo na íntegra está disponível aqui.

Fechamento
Peça que os alunos leiam o artigo de divulgação científica da forma como os grupos preencheram as lacunas e organizaram o texto. Solicite que, assim que tiverem certeza de suas respostas, as compartilhem com a turma, no grupo do WhatsApp. Analise os textos dos grupos e oriente-os se for necessário. Finalize a aula com alguns questionamentos aos grupos sobre os elementos utilizados no texto: 1. Qual(is) adiciona(m) uma ideia a outra? 2. Qual(is) apresenta(m) oposição de ideias? 3. Qual(is) afirma(m) o que já foi dito? 4. Qual(is) explica(m) retomando a ideia anterior? 5. Qual(is) sintetiza(m) e inicia(m) uma conclusão? 6. Qual(is) apresenta(m) continuidade da ideia anterior? Peça que apresentem as palavras que poderiam substituir as que foram grifadas, de modo a realizar a progressão textual. Apresente a ordem do texto como está disposta no slide 4 ao slide 10 (encaminhe ao grupo). Em seguida, mostre quais são os elementos de coesão sequencial que preenchem corretamente a lacuna. A resolução da atividade está disponível aqui. Ao final, apresente as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão nesse último slide.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a auxiliar os alunos quanto à organização do texto. É importante que as famílias acompanhem os desafios dos discentes e os estimulem.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista 


Código: LPO8_14ATS02

(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

(EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas