Nesta proposta, veja como apresentar o ambiente e os educadores a crianças durante os primeiros dias na instituição.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Karla Alessandra Santos Pereira de Souza
Mentora: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses
Campos de Experiência: O Eu, o outro e o nós
Objetivos e códigos da Base
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Abordagem didática: Para algumas crianças o ingresso na escola é tranquilo. Já para outras a perspectiva de uma "separação" da família pode ser bastante sofrida. Para aquelas que já estão na instituição, a chegada de novas crianças exige uma reorganização na rotina e, por isso, também é fundamental considerá-las no processo. A adaptação é de todas. Quanto mais seguras e acolhidas estiverem, maior a possibilidade de interagirem, brincarem e compartilharem experiências. Nesse sentido, é essencial a organização de atividades para conhecer os espaços da escola, os colegas e os adultos.
Código: EDI2_01UND01
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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