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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O que são oxítonas?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre definição de oxítonas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francislene Vilela Dourado
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: O que são oxítonas?

Finalidade da aula: Identificar as sílabas das palavras e reconhecer a classificação das sílabas tônicas, com foco nas oxítonas.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/acentuação

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF03LP04

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as sílabas das palavras e reconhecer a classificação das sílabas tônicas, com foco nas oxítonas.

Materiais necessários: Atividades impressas, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.

Dificuldades antecipadas: Aluno não saber o que é sílaba e não reconhecer acentos gráficos.

Referências sobre o assunto:

  • NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Col. Como eu ensino).  
  • SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação língua portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/ Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 80p.: il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf,
  • p. 24 a 27. Acesso em: 1º de novembro de 2018.


Código: LPO3_13ATS01

(EF03LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.


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