Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar as conjunções e a relação que estabelecem entre as partes do texto, assim como a função de ligar palavras e frases.
Materiais necessários: Quadro ou projetor, folhas impressas, caixa ou saco plástico.
Dificuldades antecipadas: Localizar as conjunções no texto.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
CUNHA, Celso F. da; CINTRA, Lindley F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.
DAVID, Ricardo Santos. Análise de uma conjunção. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/gramatica/analise-uma-conjuncao.htm>. Acesso em: 01 nov. 2018.
OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Tema da aula
Tempo sugerido:
Orientações:
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Inicie a aula questionando se os alunos sabem o significado da palavra “inclusão”. Espera-se que eles digam que significa incluir, permitir que todos, com suas diferenças e especificidades, devem ser tratados com igualdade e respeito.
- Promova uma rápida discussão sobre o tema e, em seguida, apresente o próximo slide (ou coloque, no quadro, o trecho a seguir- slide 4)
Introdução
Orientações:
- Apresente essa breve explicação sobre a inclusão. Diga que, na escola, praticamos a inclusão diariamente, pois exercitamos nossa capacidade de acolher e respeitar todos com suas diferenças e especificidades.
- Peça que observem as palavras destacadas. Pergunte qual a função delas e quais relações estabelecem entre as partes do texto . Espera-se que os alunos percebam que a palavra quando indica tempo, mas apresenta uma ideia de oposição e a palavra porque introduz uma explicação.
- Diga que essas palavras são chamadas de conjunções e que possuem a finalidade de auxiliar na organização e construção de sentidos no texto. Elas estabelecem relações como adição, oposição, tempo, causa, finalidade, comparação, entre outras.
- Explique que irão revisar o emprego das conjunções e as relações que estabelecem no texto “ Nova amiga” sobre o tema inclusão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente a matéria jornalística “Nova amiga”, disponível em materiais complementares.
- Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa. Em seguida, realize com eles uma leitura compartilhada. Após esses dois momentos, converse sobre o tema do texto fazendo questionamentos tais como: “Qual foi a novidade apresentada pelo programa infantil? O que a personagem Julia pretende nos ensinar? O que você entendeu sobre autismo após a leitura do texto?”
- Espera-se que os alunos respondam que a novidade apresentada pelo programa infantil é a presença de uma personagem portadora de autismo. A personagem Julia pretende nos mostrar que é possível incluir pessoas portadoras de autismo nas brincadeiras e atividades, evitando assim o preconceito. Após a leitura do texto, podemos entender melhor o que é autismo. Trata-se de um transtorno no qual o cérebro da criança apresenta um desenvolvimento diferente, podendo apresentar maior ou menor grau de comprometimento.
Materiais complementares: O texto para impressão está disponível aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize os alunos em duplas e solicite que localizem e destaquem no texto 7 conjunções, ou seja, palavras que são usadas para ligar duas ideias, estabelecendo relações de sentido entre as partes do texto, como adição, oposição, tempo, causa, condição e finalidade. Enfatize que essas palavras são muito importantes para a construção do sentido do texto. As conjunções são palavras invariáveis, isto é, não se flexionam em gênero e número.
- Apresente novamente o texto e peça que as duplas exponham oralmente quais conjunções localizaram no texto e quais relações estabelecem entre as partes do texto. As conjunções que aparecem no texto são: e (sentido de adição), como (conformidade), mas (oposição), quando (tempo), ou seja (explicação) , se (condição) e ou (alternância).
- Pergunte aos alunos que palavra podemos usar para substituir a conjunção “mas” na oração: “Ela não gosta muito de falar, mas adora cantar e desenhar.” Poderão responder: porém, entretanto, no entanto, todavia. Explique que todas essas conjunções apresentam sentido de oposição.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Proponha a brincadeira da batata-quente. Os alunos deverão passar um saquinho plástico ou uma caixinha contendo frases, enquanto um aluno escolhido ficará de costas e deverá dizer: “Queimou!”. Quem estiver com o saquinho na mão, deverá retirar uma frase e completá-la, observando a conjunção e o sentido que ela introduz na frase a ser elaborada. As frases abordarão o tema da aula e estão disponíveis no material para impressão.
- Para conclusão da aula, registre no caderno uma definição de conjunções e alguns exemplos. Elabore coletivamente essa definição, fazendo perguntas como: para que servem as conjunções? Quando são usadas no texto? Quais exemplos de conjunções você conheceu na atividade de hoje? Espera-se que os alunos cheguem à conclusão que as conjunções são palavras que ligam partes de uma frase ou de um texto, estabelecendo diferentes relações de sentido entre essas partes. São exemplos de conjunções: e, porque, porém, mas, como, então. As relações que estabelecem podem ser de causa, conclusão, explicação, consequência, adição, tempo, condição, oposição e finalidade.
Materiais complementares: A resolução das atividades está disponível aqui.