Nesta atividade, disponibilize materiais de largo alcance como canos, caixas, cordas e tecidos para que as crianças ampliem as possibilidades de brincadeira.
Apresente a proposta
Compartilhe com as famílias um vídeo, por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação, sobre brincadeiras de crianças com materiais de largo alcance (disponível aqui), e diga o quanto seria divertido criar brinquedos e brincadeiras com os materiais que têm disponíveis em casa. Ao final, faça o convite:
- Que tal brincarmos com esses materiais?
Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a disponibilizar materiais inusitados para que as crianças ampliem as possibilidades de brincadeira. Dê sugestões de materiais às famílias, como, por exemplo, caixotes de madeira ou plástico, tábuas, pneus, tijolos, canos de PVC, caixas de papelão grandes, tocos de madeira, bobinas grandes, pedaços de conduítes, cordas e tecidos (toalhas de mesa e lençóis velhos), canos, caixas, cordas etc., orientando sobre a segurança e higiene dos materiais. Compartilhe referências sobre as possíveis brincadeiras com esses materiais.
Sugira às famílias
Sugira que as famílias disponibilizem os materiais de acordo com as possibilidades encontradas em casa e que convidem as crianças a explorar, criar e brincar com eles. Sugira que favoreçam as crianças no desenvolvimento de suas hipóteses, pensando nas possibilidades de brincadeiras ou brinquedos, mas que deixem que as criações surjam naturalmente, apoiando as crianças, caso necessitem, na construção de um brinquedo, por exemplo. Proponha que brinquem juntos, validando os enredos, iniciativas e narrativas das crianças com os materiais.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem fotos das brincadeiras e criações das crianças, de modo que você possa dividi-las com todo o grupo. É possível encaminhá-las via Apresentações Google (disponível aqui) ou por Whatsapp, por exemplo. Sugira ainda que guardem esses materiais para que, no retorno à escola, as crianças possam levá-los e organizar kits de brincadeiras coletivas.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_08UND04
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Apoiador Técnico
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes