14539
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Facebook: um convite à produção textual dissertativa-argumentativa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Facebook: um convite à produção textual dissertativa-argumentativa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos e explicando brevemente seu objetivo, conforme as orientações do slide Tema.

Introdução
Em um vídeo, apresente a lista de conjunções coordenativas, disponível no primeiro slide de Introdução (também envie uma cópia a eles, via e-mail ou em um grupo de WhatsApp, para que eles tenham acesso ao conteúdo), e diga que eles produzirão, nesta aula, um texto argumentativo que trate de algum tema da atualidade e em que haja algumas conjunções.

Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, peça que os alunos se dividam em duplas, para se conectar via WhatsApp e discutir, em conjunto, a produção textual. Ainda no áudio ou vídeo, peça que escolham um tema (dê preferência ao tema tecnologia, já que foi tratado nos outros planos de aula desta sequência) e escrevam seus textos conscientes dos efeitos de sentido do uso das conjunções em textos de tradição argumentativa (peça que eles grifem as conjunções utilizadas em seus textos). Oriente que os alunos produzam o texto pelo Google Docs, em que poderão escrever de forma colaborativa e, inclusive, ter o acompanhamento em tempo real do professor, deixando dicas e comentários nos textos (caso essa alternativa não seja possível, dê a liberdade para que as duplas criem o texto em um canal mais acessível a eles, como o WhatsApp, por exemplo).

Fechamento
No grupo de Whatsapp da turma, peça que um aluno de cada dupla leia o seu texto (por áudio) e explique as conjunções utilizadas, bem como os efeitos de sentido que tal uso provoca. Faça comentários durante a exposição de cada grupo e, se necessário, sugira que reescrevam. Dê um prazo para que os alunos entreguem a atividade.

Convite às famílias
A família pode auxiliar na revisão do texto produzido pelas duplas, observando se existe coerência e se os conectivos utilizados estão adequados ao propósito comunicativo. Mostrar a produção escrita para alguém é uma ótima ferramenta para verificar se o texto está inteligível e se as ideias estão claras e objetivas. Convide, sempre que possível, a família a fazer essas leituras; eles irão adorar participar do processo de aprendizagem de seus filhos, irmãos ou netos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_06ATS03

(EF09LP08) Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas