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Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Poluição Eletromagnética

Plano de aula de Ciências com atividades para 9º ano do Fundamental sobre o crescimento constante do uso de tecnologias ligadas às ondas eletromagnéticas e os impactos diretos e indiretos dessa prática aos seres humanos e ao meio ambiente.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudio Reinke

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula será dedicada ao estudo dos possíveis efeitos nocivos do uso constante das radiações eletromagnéticas sobre os seres humanos, buscando discutir a realidade dos fatos à luz dos estudos científicos, de modo a evitar a disseminação de informações duvidosas, ou sem comprovação científica a respeito do assunto. Essa aula será melhor compreendida pelos alunos se for precedida pela aula CIE9_06ME03 – A Energia do Espectro Eletromagnético; disponível pelo link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xCDecXwhAmKKnJcJdAQPzypdBWrZPxmSbRKNyeZrY8TX6VFba4k7aRqsjeJR/cie9-06me05--texto-para-a-aula.pdf.

Para esta aula é necessário que os alunos saibam distinguir as radiações ionizantes e não ionizantes; visto que para as radiações ionizantes não há muitas dúvidas ou polêmicas quanto aos efeitos da exposição humanas à este tipo de radiação, pois vários estudos e pesquisas científicas já corroboraram para esse entendimento. Entretanto, quando se fala em radiações não ionizantes, muitas são as teorias, suspeitas e discussões sobre os efeitos das mesmas sobre os seres humanos; principalmente quando se trata de tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano como rádios, TVs, celulares, wi-fi, entre outras. Desse modo, esta aula será dedicada à discutir o que já é fato comprovado ou especulação a respeito da exposição humana às radiações não ionizantes. O aporte teórico para esta aula pode ser obtido através da leitura do artigo da Revista Direito Ambiental e Sociedade, intitulado: “Ondas eletromagnéticas e o impacto na saúde humana” de Simone Murta Cardoso do Nascimento; mestre em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Graduada em Direito pela mesma instituição e, pesquisadora em Bioética Socioambiental do Centro de Estudos em Biodireito. O artigo encontra-se disponível para leitura e também download através do link: http://www.ucs.com.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4054/3097.

Recomendo também a leitura do artigo da Revista Tecnologia e Sociedade: “Os efeitos da radiação eletromagnética na vida do ser humano: uma análise do paradigma ambiental” dos autores Edson Leite Ribeiro e Martha Bulcão Pessoa e disponível através do Link:

http://www.redalyc.org/html/4966/496650324002/.

Materiais necessários para a aula: Computador com acesso à internet, projetor multimídia ou aparelho de TV conectado ao computador, caixas de som, papel A4 para impressão, papel pautado para redação, lápis ou canetas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que nesta aula eles irão estudar e analisar criticamente informações ligadas aos possíveis efeitos sobre os seres humanos da exposição constante às ondas eletromagnéticas, principalmente àquelas que são consideradas não ionizantes e que são mais utilizadas no cotidiano como as ondas de rádio; que abrigam a faixa de frequência de rádios, Tvs, Celulares, Wi-fi, entre outros e que por esse motivo são mais abundantes nos grandes centros urbanos. Pergunte aos alunos: “Para você o que significa poluição?”; “A poluição geralmente é relacionada à presença de fatores ou agentes contaminantes químicos. Mas, além das substâncias químicas, existem outros fatores considerados poluentes? Quais você citaria?”; “Nesse contexto, como você definiria o termo: poluição eletromagnética?”. Ouça as concepções e respostas dos alunos e fomente a discussão sobre as possíveis formas de poluição ambiental. Para isso, recomendo a leitura prévia do artigo: Poluição, da Professora de Biologia Lana Magalhães e disponível no site Toda Matéria pelo link: https://www.todamateria.com.br/poluicao/. A partir desse texto é imprescindível frisar para os alunos que a poluição pode ser um ato acidental ou intencional de inserção, não apenas de substâncias, mas também de energia no meio ambiente, com consequências negativas para os sistemas que o compõem.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos e discuta com eles as seguintes questões: “O que os aparelhos apresentados nas imagens têm em comum entre si?”; “Qual é o princípio de funcionamento dos mesmos?”; “Que tipos de poluições podem ser geradas por eles?”. Por meio das respostas obtidas e as concepções dos alunos, esclareça que todos os aparelhos apresentados são emissores ou receptores de ondas eletromagnéticas que transportam consigo energia através do meio de propagação e operam na faixa das ondas de rádio do espectro eletromagnético. Sugiro inclusive que esta aula seja precedida pela aula CIE09_04ME03 – Período e frequência de uma onda, onde é possível encontrar atividades práticas que relacionam a frequência, o comprimento de ondas com a energia que as produzem.

Outro ponto de atenção está no fato de que quando é citada a poluição relacionada aos aparelhos eletrônicos, muito se fala no lixo produzido, como aparelhos obsoletos, o descarte de baterias e peças que são ricas em metais pesados e altamente poluentes; entretanto, é necessário frisar também as formas discretas de poluição geradas por esses aparelhos, como a poluição sonora, visual, luminosa, entre outras. Outra preocupação atual é a possibilidade de efeitos nocivos gerados pelas alta concentração de ondas eletromagnéticas (energia), principalmente nos grandes centros, onde é crescente o número aparelhos celulares, roteadores de sinal Wi-fi, televisores, rádios e outros.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e discuta com os alunos a questão disparadora. Levante questões do tipo: “Será verdade que todo o tipo de radiação pode ser nociva aos seres humanos, mesmo as não ionizantes?”; “Muitas pessoas alegam que a exposição prolongada às ondas dos aparelhos celulares podem causar problemas à saúde e inclusive câncer. Será que essa afirmação é verdadeira?”. “Será que existem estudos que comprovam essas teorias?”. “Como devemos proceder quando não temos a certeza de fatos dessa natureza? Será que atitudes preventivas e o cuidado no uso dessas tecnologias são boas iniciativas?”. Ouça as respostas e concepções do educando e passe para o próximo slide.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: Este slide pode ser apresentado aos alunos de maneira rápida (30 segundos), apenas como informação dos materiais a serem utilizados nas atividades. As atividades propostas para esta aula têm o objetivo de fomentar discussões a respeito do uso das radiações não ionizantes no cotidiano e de seus possíveis malefícios à saúde; mesmo que esse seja ainda um assunto muito polêmico e de poucos resultados comprovados. Mas, é importante mesmo assim refletirmos sobre o mesmo. A atividade 1 propõe a exibição de um vídeo jornalístico que traz a visão de alguns especialistas a esse respeito e que mostra que mesmo entre a comunidade científica não existe ainda um consenso sobre a existência ou não de males ou doenças diretamente relacionadas à exposição constante às radiações de ondas de rádio nas grandes cidades. Nesse contexto, vale a pena refletir os argumentos de cada especialista e adotar então as medidas cautelares recomendadas pelos mesmos, visto que um estudo desta natureza necessita de décadas de acompanhamento e pesquisas para que possa fornecer à sociedade informações e dados confiáveis; e como ninguém, ou quase ninguém, gostaria de pagar para ver, a prevenção ainda pode ser o melhor remédio.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Na realização da atividade 1 exiba para os alunos o vídeo intitulado: Estudo mostra cuidados que devemos ter com celulares, disponível pelo link: https://globoplay.globo.com/v/4414841/. O vídeo tem a duração aproximada de 7:30 minutos. Reserve para esta etapa da atividade um tempo aproximado de 12 minutos, de modo que seja possível a exibição do vídeo e na sequência, a discussão de ideias e informações presentes no mesmo entre os educandos. Nessa discussão, peça aos alunos que reflitam sobre os argumentos apresentados pelos especialistas e posicione-se criticamente em relação ao uso das tecnologias baseadas em ondas eletromagnéticas, formulando argumentos e questionamentos sobre o assunto.

Caso não seja possível exibir o vídeo por problemas com internet ou falta de equipamentos multimídia para esse fim; utilize o texto do vídeo da reportagem para a leitura em grupo e discussão na sala de aula. O texto da reportagem está disponível para impressão através do link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g2QmpWbSBkE9kuSzZdxRMytYCAP3vhDVeEhH7BgS2a5wpFVdRpAXdYDTwwB9/cie9-06me05--texto-alternativo-para-a-aula.pdf. Nesse caso, imprima cópias do texto e distribua para grupos de até 4 alunos, de modo que possa ser feita uma leitura e reflexão sobre as informações presentes no mesmo.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa atividade divida a turma em grupos de 4 participantes e entregue o texto impresso para os grupos. Oriente os alunos durante a leitura para que a façam de modo compartilhado e também reflitam sobre cada parágrafo lido. Durante a leitura e após a mesma visite os grupos e observe as discussões e análises que os mesmos estão construindo durante a atividade. Faça as intervenções e observações que julgar necessário em cada e grupo e oriente-os na produção de uma lista de ideias e observações que expressam os conhecimentos que eles estruturaram durante a aula. Reserve para esta atividade um tempo aproximado de 14 minutos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Releia para os alunos a questão disparadora e discuta com os mesmos a pergunta nela apresentada. Questione os alunos: “É possível após essa aula determinar com segurança quais são os reais efeitos da exposição constante dos seres humanos à ação das ondas eletromagnéticas?”. “O que ainda é necessário para que possamos ter essa segurança?”. “Enquanto não temos dados e resultados concretos à respeito dos possíveis efeitos das ondas eletromagnéticas sobre nossa saúde ou do meio ambiente, o que podemos fazer?”. Dedique à leitura e discussão desse Slide o tempo de 3 minutos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide para os alunos e discuta com eles as observações feitas durante o vídeo exibido na atividade 1. Pergunte: “Quais as principais dúvidas pairam sobre as cabeças dos especialistas quanto aos possíveis efeitos das ondas eletromagnéticas, principalmente dos celulares sobre a saúde humana?”. “Que efeitos oriundos das ondas celulares produzidas já foram comprovados sobre alguns seres ou estruturas vivas por meio de estudos e pesquisas?”. “Alguns desses efeitos já foram observados também em seres humanos?”. “Se efeitos nocivos não foram comprovados até o momento em seres humanos, isso nos permite dizer que ondas eletromagnéticas de celulares são inofensivas? Por quê?”. “Diante de toda essa discussão, você acredita que a ciência é capaz de responder sempre a todas as dúvidas e questões humanas com certezas e verdades prontas e acabadas? Por quê?” Estimule nesse momento a discussão de ideias e a troca de argumentos entre os grupos antes formados, de modo que seja possível uma socialização efetiva entre toda a turma. Dedique à esta etapa de sistematização o tempo de 5 minutos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide aos alunos e também o vídeo da Advocacia Geral da União - AGU sobre os princípios da prevenção e da precaução.

O Vídeo encontra-se disponível pelo link: https://youtu.be/oJD7byokVMQ. Esclareça para os alunos que a prevenção está ligada a fatores de risco já comprovados pela ciência, órgãos ambientais e de saúde pública através de estudos e pesquisas; enquanto que a precaução está ligada a possíveis fatores de riscos ou mesmo suspeitas que não são comprovadas cientificamente e que muitas vezes são frutos de especulações ou crenças populares a respeito de uma situação; como é o caso de muitas pessoas afirmarem que celulares ou outros aparelhos causam câncer em seus usuários.

Discuta com os alunos o princípio da precaução apresentado na atividade 2 e a sua relação com o vídeo exibido na atividade 1. Pergunte aos alunos: “No vídeo apresentado na atividade 1, Aderbal Bonturi Pereira, diretor do Fórum de Fabricantes de Celulares afirma que: - “Usar celular é seguríssimo. Os celulares que são colocados para comercialização seguem determinados padrões definidos pela Organização Mundial de Saúde. E esses limites têm uma margem de segurança enorme”. Como você analisa a afirmação dada por esse senhor ao repórter?”; “A que parte do texto Poluição Eletromagnética e Princípio da Precaução você associaria a essa fala?”; “A que concepção do princípio da precaução está ligada a afirmação do diretor do Fórum de Fabricantes de Celulares? Forte ou fraca? Por quê?”. Dedique a esta etapa final de Sistematização o tempo de 5 minutos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula será dedicada ao estudo dos possíveis efeitos nocivos do uso constante das radiações eletromagnéticas sobre os seres humanos, buscando discutir a realidade dos fatos à luz dos estudos científicos, de modo a evitar a disseminação de informações duvidosas, ou sem comprovação científica a respeito do assunto. Essa aula será melhor compreendida pelos alunos se for precedida pela aula CIE9_06ME03 – A Energia do Espectro Eletromagnético; disponível pelo link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xCDecXwhAmKKnJcJdAQPzypdBWrZPxmSbRKNyeZrY8TX6VFba4k7aRqsjeJR/cie9-06me05--texto-para-a-aula.pdf.

Para esta aula é necessário que os alunos saibam distinguir as radiações ionizantes e não ionizantes; visto que para as radiações ionizantes não há muitas dúvidas ou polêmicas quanto aos efeitos da exposição humanas à este tipo de radiação, pois vários estudos e pesquisas científicas já corroboraram para esse entendimento. Entretanto, quando se fala em radiações não ionizantes, muitas são as teorias, suspeitas e discussões sobre os efeitos das mesmas sobre os seres humanos; principalmente quando se trata de tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano como rádios, TVs, celulares, wi-fi, entre outras. Desse modo, esta aula será dedicada à discutir o que já é fato comprovado ou especulação a respeito da exposição humana às radiações não ionizantes. O aporte teórico para esta aula pode ser obtido através da leitura do artigo da Revista Direito Ambiental e Sociedade, intitulado: “Ondas eletromagnéticas e o impacto na saúde humana” de Simone Murta Cardoso do Nascimento; mestre em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Graduada em Direito pela mesma instituição e, pesquisadora em Bioética Socioambiental do Centro de Estudos em Biodireito. O artigo encontra-se disponível para leitura e também download através do link: http://www.ucs.com.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4054/3097.

Recomendo também a leitura do artigo da Revista Tecnologia e Sociedade: “Os efeitos da radiação eletromagnética na vida do ser humano: uma análise do paradigma ambiental” dos autores Edson Leite Ribeiro e Martha Bulcão Pessoa e disponível através do Link:

http://www.redalyc.org/html/4966/496650324002/.

Materiais necessários para a aula: Computador com acesso à internet, projetor multimídia ou aparelho de TV conectado ao computador, caixas de som, papel A4 para impressão, papel pautado para redação, lápis ou canetas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que nesta aula eles irão estudar e analisar criticamente informações ligadas aos possíveis efeitos sobre os seres humanos da exposição constante às ondas eletromagnéticas, principalmente àquelas que são consideradas não ionizantes e que são mais utilizadas no cotidiano como as ondas de rádio; que abrigam a faixa de frequência de rádios, Tvs, Celulares, Wi-fi, entre outros e que por esse motivo são mais abundantes nos grandes centros urbanos. Pergunte aos alunos: “Para você o que significa poluição?”; “A poluição geralmente é relacionada à presença de fatores ou agentes contaminantes químicos. Mas, além das substâncias químicas, existem outros fatores considerados poluentes? Quais você citaria?”; “Nesse contexto, como você definiria o termo: poluição eletromagnética?”. Ouça as concepções e respostas dos alunos e fomente a discussão sobre as possíveis formas de poluição ambiental. Para isso, recomendo a leitura prévia do artigo: Poluição, da Professora de Biologia Lana Magalhães e disponível no site Toda Matéria pelo link: https://www.todamateria.com.br/poluicao/. A partir desse texto é imprescindível frisar para os alunos que a poluição pode ser um ato acidental ou intencional de inserção, não apenas de substâncias, mas também de energia no meio ambiente, com consequências negativas para os sistemas que o compõem.

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Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos e discuta com eles as seguintes questões: “O que os aparelhos apresentados nas imagens têm em comum entre si?”; “Qual é o princípio de funcionamento dos mesmos?”; “Que tipos de poluições podem ser geradas por eles?”. Por meio das respostas obtidas e as concepções dos alunos, esclareça que todos os aparelhos apresentados são emissores ou receptores de ondas eletromagnéticas que transportam consigo energia através do meio de propagação e operam na faixa das ondas de rádio do espectro eletromagnético. Sugiro inclusive que esta aula seja precedida pela aula CIE09_04ME03 – Período e frequência de uma onda, onde é possível encontrar atividades práticas que relacionam a frequência, o comprimento de ondas com a energia que as produzem.

Outro ponto de atenção está no fato de que quando é citada a poluição relacionada aos aparelhos eletrônicos, muito se fala no lixo produzido, como aparelhos obsoletos, o descarte de baterias e peças que são ricas em metais pesados e altamente poluentes; entretanto, é necessário frisar também as formas discretas de poluição geradas por esses aparelhos, como a poluição sonora, visual, luminosa, entre outras. Outra preocupação atual é a possibilidade de efeitos nocivos gerados pelas alta concentração de ondas eletromagnéticas (energia), principalmente nos grandes centros, onde é crescente o número aparelhos celulares, roteadores de sinal Wi-fi, televisores, rádios e outros.

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e discuta com os alunos a questão disparadora. Levante questões do tipo: “Será verdade que todo o tipo de radiação pode ser nociva aos seres humanos, mesmo as não ionizantes?”; “Muitas pessoas alegam que a exposição prolongada às ondas dos aparelhos celulares podem causar problemas à saúde e inclusive câncer. Será que essa afirmação é verdadeira?”. “Será que existem estudos que comprovam essas teorias?”. “Como devemos proceder quando não temos a certeza de fatos dessa natureza? Será que atitudes preventivas e o cuidado no uso dessas tecnologias são boas iniciativas?”. Ouça as respostas e concepções do educando e passe para o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: Este slide pode ser apresentado aos alunos de maneira rápida (30 segundos), apenas como informação dos materiais a serem utilizados nas atividades. As atividades propostas para esta aula têm o objetivo de fomentar discussões a respeito do uso das radiações não ionizantes no cotidiano e de seus possíveis malefícios à saúde; mesmo que esse seja ainda um assunto muito polêmico e de poucos resultados comprovados. Mas, é importante mesmo assim refletirmos sobre o mesmo. A atividade 1 propõe a exibição de um vídeo jornalístico que traz a visão de alguns especialistas a esse respeito e que mostra que mesmo entre a comunidade científica não existe ainda um consenso sobre a existência ou não de males ou doenças diretamente relacionadas à exposição constante às radiações de ondas de rádio nas grandes cidades. Nesse contexto, vale a pena refletir os argumentos de cada especialista e adotar então as medidas cautelares recomendadas pelos mesmos, visto que um estudo desta natureza necessita de décadas de acompanhamento e pesquisas para que possa fornecer à sociedade informações e dados confiáveis; e como ninguém, ou quase ninguém, gostaria de pagar para ver, a prevenção ainda pode ser o melhor remédio.

Slide Plano Aula

Orientações: Na realização da atividade 1 exiba para os alunos o vídeo intitulado: Estudo mostra cuidados que devemos ter com celulares, disponível pelo link: https://globoplay.globo.com/v/4414841/. O vídeo tem a duração aproximada de 7:30 minutos. Reserve para esta etapa da atividade um tempo aproximado de 12 minutos, de modo que seja possível a exibição do vídeo e na sequência, a discussão de ideias e informações presentes no mesmo entre os educandos. Nessa discussão, peça aos alunos que reflitam sobre os argumentos apresentados pelos especialistas e posicione-se criticamente em relação ao uso das tecnologias baseadas em ondas eletromagnéticas, formulando argumentos e questionamentos sobre o assunto.

Caso não seja possível exibir o vídeo por problemas com internet ou falta de equipamentos multimídia para esse fim; utilize o texto do vídeo da reportagem para a leitura em grupo e discussão na sala de aula. O texto da reportagem está disponível para impressão através do link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g2QmpWbSBkE9kuSzZdxRMytYCAP3vhDVeEhH7BgS2a5wpFVdRpAXdYDTwwB9/cie9-06me05--texto-alternativo-para-a-aula.pdf. Nesse caso, imprima cópias do texto e distribua para grupos de até 4 alunos, de modo que possa ser feita uma leitura e reflexão sobre as informações presentes no mesmo.

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Orientações: Nessa atividade divida a turma em grupos de 4 participantes e entregue o texto impresso para os grupos. Oriente os alunos durante a leitura para que a façam de modo compartilhado e também reflitam sobre cada parágrafo lido. Durante a leitura e após a mesma visite os grupos e observe as discussões e análises que os mesmos estão construindo durante a atividade. Faça as intervenções e observações que julgar necessário em cada e grupo e oriente-os na produção de uma lista de ideias e observações que expressam os conhecimentos que eles estruturaram durante a aula. Reserve para esta atividade um tempo aproximado de 14 minutos.

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Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Releia para os alunos a questão disparadora e discuta com os mesmos a pergunta nela apresentada. Questione os alunos: “É possível após essa aula determinar com segurança quais são os reais efeitos da exposição constante dos seres humanos à ação das ondas eletromagnéticas?”. “O que ainda é necessário para que possamos ter essa segurança?”. “Enquanto não temos dados e resultados concretos à respeito dos possíveis efeitos das ondas eletromagnéticas sobre nossa saúde ou do meio ambiente, o que podemos fazer?”. Dedique à leitura e discussão desse Slide o tempo de 3 minutos.

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Orientações: Apresente este slide para os alunos e discuta com eles as observações feitas durante o vídeo exibido na atividade 1. Pergunte: “Quais as principais dúvidas pairam sobre as cabeças dos especialistas quanto aos possíveis efeitos das ondas eletromagnéticas, principalmente dos celulares sobre a saúde humana?”. “Que efeitos oriundos das ondas celulares produzidas já foram comprovados sobre alguns seres ou estruturas vivas por meio de estudos e pesquisas?”. “Alguns desses efeitos já foram observados também em seres humanos?”. “Se efeitos nocivos não foram comprovados até o momento em seres humanos, isso nos permite dizer que ondas eletromagnéticas de celulares são inofensivas? Por quê?”. “Diante de toda essa discussão, você acredita que a ciência é capaz de responder sempre a todas as dúvidas e questões humanas com certezas e verdades prontas e acabadas? Por quê?” Estimule nesse momento a discussão de ideias e a troca de argumentos entre os grupos antes formados, de modo que seja possível uma socialização efetiva entre toda a turma. Dedique à esta etapa de sistematização o tempo de 5 minutos.

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Orientações: Apresente este slide aos alunos e também o vídeo da Advocacia Geral da União - AGU sobre os princípios da prevenção e da precaução.

O Vídeo encontra-se disponível pelo link: https://youtu.be/oJD7byokVMQ. Esclareça para os alunos que a prevenção está ligada a fatores de risco já comprovados pela ciência, órgãos ambientais e de saúde pública através de estudos e pesquisas; enquanto que a precaução está ligada a possíveis fatores de riscos ou mesmo suspeitas que não são comprovadas cientificamente e que muitas vezes são frutos de especulações ou crenças populares a respeito de uma situação; como é o caso de muitas pessoas afirmarem que celulares ou outros aparelhos causam câncer em seus usuários.

Discuta com os alunos o princípio da precaução apresentado na atividade 2 e a sua relação com o vídeo exibido na atividade 1. Pergunte aos alunos: “No vídeo apresentado na atividade 1, Aderbal Bonturi Pereira, diretor do Fórum de Fabricantes de Celulares afirma que: - “Usar celular é seguríssimo. Os celulares que são colocados para comercialização seguem determinados padrões definidos pela Organização Mundial de Saúde. E esses limites têm uma margem de segurança enorme”. Como você analisa a afirmação dada por esse senhor ao repórter?”; “A que parte do texto Poluição Eletromagnética e Princípio da Precaução você associaria a essa fala?”; “A que concepção do princípio da precaução está ligada a afirmação do diretor do Fórum de Fabricantes de Celulares? Forte ou fraca? Por quê?”. Dedique a esta etapa final de Sistematização o tempo de 5 minutos.

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