Plano de Aula

Plano de aula: Letras iniciais das palavras de uma lista de compras

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que começa com...

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras.

Materiais necessários: várias folhas de cartolina ou papel pardo, pincel atômico, figuras (clique aqui para acessar o arquivo das figuras) e folhetos/tabloides de supermercado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro), possivelmente terão dificuldade em saber que letras são necessárias para escrever as palavras, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.

Referências sobre o assunto:

- Projeto Alfaletrar, encabeçado por Magda Soares (http://alfaletrar.org.br/sobre-o-alfaletrar)
- Vídeo do Ceale Debate (FaE/UFMG) de 24/04/18 - Tema: "Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?" (https://www.youtube.com/watch?v=dZWRhRN10ts)
- Livro “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais
- Livro “Reflexões sobre alfabetização”, de Emilia Ferreiro

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Conte para a turma qual é a proposta da aula do dia.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados