13802
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Letras iniciais das palavras de uma lista de compras

POR: Luciane Rolim De Moura Vilain 26/11/2018
Código: LPO1_10ATS01

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre a construção do sistema alfabético

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras.

Materiais necessários: várias folhas de cartolina ou papel pardo, pincel atômico, figuras (clique aqui para acessar o arquivo das figuras) e folhetos/tabloides de supermercado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro), possivelmente terão dificuldade em saber que letras são necessárias para escrever as palavras, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.

Referências sobre o assunto:

- Projeto Alfaletrar, encabeçado por Magda Soares (http://alfaletrar.org.br/sobre-o-alfaletrar)
- Vídeo do Ceale Debate (FaE/UFMG) de 24/04/18 - Tema: "Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?" (https://www.youtube.com/watch?v=dZWRhRN10ts)
- Livro “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais
- Livro “Reflexões sobre alfabetização”, de Emilia Ferreiro

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Conte para a turma qual é a proposta da aula do dia.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero lista de compras e sobre a sua finalidade. Para isso, envolva os alunos na atividade por meio de perguntas, tais como:
    - Vocês já foram a um supermercado ou a uma feira?
    - Com quem vocês foram?
    - O que as pessoas costumam levar para fazer compras? (Diante desse questionamento, a turma poderá citar: dinheiro/cartão, carteira, bolsa, sacola, carrinho etc. Caso não citem lista de compras, incentive os alunos a falar mais sobre o assunto, até que a mencionem - mesmo que utilizem outra expressão para se referirem a ela, por exemplo, “papel com anotações” ou “anotações do que é preciso comprar”.)
    - Vocês sabem para que serve uma lista de compras?
  • Após essa conversa inicial e o levantamento de hipóteses, comente que é comum as pessoas fazerem uma lista de compras para irem ao supermercado, a fim de se lembrarem do que precisam comprar. Essa lista também serve para que a pessoa não compre produtos a mais do que precisa, uma das premissas do consumo consciente.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • A fim de instigar a curiosidade dos alunos para a atividade, inicie esse momento com a seguinte situação hipotética: “Agora, nós temos um grande desafio: montar uma lista de compras. Mas não é uma lista de compras qualquer… É uma lista de compras com palavras que comecem com cada uma das letras do alfabeto”. Explique, então, que a turma fará uma grande lista no mural da sala.

Materiais complementares: várias folhas de cartolina ou papel pardo, pincel atômico e figuras (clique aqui para para imprimir as figuras e completar parte da lista de compras com a turma).

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Fixe as cartolinas ou o papel pardo nas paredes ou no mural da sala, pedindo aos alunos que digam as letras do alfabeto em ordem. À medida que forem falando, transcreva as letras na cartolina/papel pardo.
    Atenção professor: Você deverá deixar espaços para a colagem da imagem dos produtos da lista de compras e para a escrita das respectivas palavras. Esse espaço também servirá para que a turma continue colando imagens e rótulos de produtos de acordo com a letra inicial, ao longo dos dias subsequentes, enquanto durar o interesse dos alunos sobre o assunto.

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Antes de fazer a colagem, mostre uma imagem por vez e pergunte aos alunos: “Qual o nome deste produto?”, certificando-se de que todos conseguiram identificar a imagem.
  • Para fazer a colagem, pergunte com que letra começa a palavra que representa a imagem em questão e em que lugar da lista ela deve ser colada, de acordo com a letra inicial. Essa decisão será tomada de forma coletiva, portanto, os alunos precisarão chegar a um consenso.
  • Se preciso, forme grupos de crianças com hipóteses de escrita semelhantes, a fim de solicitar separadamente a cada grupo a indicação do local de colagem. Ao se depararem com alguma dificuldade, outro grupo de hipótese mais avançada será convidado a auxiliar. Assim, a turma trabalhará de forma colaborativa e os alunos aprenderão a respeitar o ritmo de aprendizagem dos colegas.
  • Ao lado de cada imagem, escreva a palavra que a representa, em letra bastão, diante das crianças, para que elas percebam que a escrita representa os sons da fala e que a direção da escrita se dá da esquerda para a direita e de baixo para cima.

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Depois de completar a lista com as imagens fornecidas, pergunte aos alunos que letras faltam para que a lista de compras de A a Z fique completa.
  • Mostre a eles, então, os folhetos e tabloides de supermercado, para que os manuseiem e compreendam como será a dinâmica das aula seguinte, na qual eles ajudarão a completar a lista.
  • Oriente os alunos para que angariem com os familiares alguns folhetos e tabloides como os mostrados por você, além de rótulos de produtos que costumam usar em casa. Explique que esses materiais serão usados para preencher as letras do alfabeto que ainda estão em branco na lista de compras da turma.
  • Envie um bilhete às famílias fazendo a solicitação de folhetos, tabloides e rótulos, porém ressalte que não é preciso comprar produtos exclusivamente para a atividade, e sim enviar aqueles que eventualmente já possuam em casa. Além de evitar a compra de produtos desnecessários, essa informação é importante para que a tarefa não se torne um peso para os familiares.

Materiais complementares: folhetos e tabloides de supermercado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras.

Materiais necessários: várias folhas de cartolina ou papel pardo, pincel atômico, figuras (clique aqui para acessar o arquivo das figuras) e folhetos/tabloides de supermercado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro), possivelmente terão dificuldade em saber que letras são necessárias para escrever as palavras, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.

Referências sobre o assunto:

- Projeto Alfaletrar, encabeçado por Magda Soares (http://alfaletrar.org.br/sobre-o-alfaletrar)
- Vídeo do Ceale Debate (FaE/UFMG) de 24/04/18 - Tema: "Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?" (https://www.youtube.com/watch?v=dZWRhRN10ts)
- Livro “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais
- Livro “Reflexões sobre alfabetização”, de Emilia Ferreiro

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Conte para a turma qual é a proposta da aula do dia.

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero lista de compras e sobre a sua finalidade. Para isso, envolva os alunos na atividade por meio de perguntas, tais como:
    - Vocês já foram a um supermercado ou a uma feira?
    - Com quem vocês foram?
    - O que as pessoas costumam levar para fazer compras? (Diante desse questionamento, a turma poderá citar: dinheiro/cartão, carteira, bolsa, sacola, carrinho etc. Caso não citem lista de compras, incentive os alunos a falar mais sobre o assunto, até que a mencionem - mesmo que utilizem outra expressão para se referirem a ela, por exemplo, “papel com anotações” ou “anotações do que é preciso comprar”.)
    - Vocês sabem para que serve uma lista de compras?
  • Após essa conversa inicial e o levantamento de hipóteses, comente que é comum as pessoas fazerem uma lista de compras para irem ao supermercado, a fim de se lembrarem do que precisam comprar. Essa lista também serve para que a pessoa não compre produtos a mais do que precisa, uma das premissas do consumo consciente.

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • A fim de instigar a curiosidade dos alunos para a atividade, inicie esse momento com a seguinte situação hipotética: “Agora, nós temos um grande desafio: montar uma lista de compras. Mas não é uma lista de compras qualquer… É uma lista de compras com palavras que comecem com cada uma das letras do alfabeto”. Explique, então, que a turma fará uma grande lista no mural da sala.

Materiais complementares: várias folhas de cartolina ou papel pardo, pincel atômico e figuras (clique aqui para para imprimir as figuras e completar parte da lista de compras com a turma).

Orientações:

  • Fixe as cartolinas ou o papel pardo nas paredes ou no mural da sala, pedindo aos alunos que digam as letras do alfabeto em ordem. À medida que forem falando, transcreva as letras na cartolina/papel pardo.
    Atenção professor: Você deverá deixar espaços para a colagem da imagem dos produtos da lista de compras e para a escrita das respectivas palavras. Esse espaço também servirá para que a turma continue colando imagens e rótulos de produtos de acordo com a letra inicial, ao longo dos dias subsequentes, enquanto durar o interesse dos alunos sobre o assunto.

Orientações:

  • Antes de fazer a colagem, mostre uma imagem por vez e pergunte aos alunos: “Qual o nome deste produto?”, certificando-se de que todos conseguiram identificar a imagem.
  • Para fazer a colagem, pergunte com que letra começa a palavra que representa a imagem em questão e em que lugar da lista ela deve ser colada, de acordo com a letra inicial. Essa decisão será tomada de forma coletiva, portanto, os alunos precisarão chegar a um consenso.
  • Se preciso, forme grupos de crianças com hipóteses de escrita semelhantes, a fim de solicitar separadamente a cada grupo a indicação do local de colagem. Ao se depararem com alguma dificuldade, outro grupo de hipótese mais avançada será convidado a auxiliar. Assim, a turma trabalhará de forma colaborativa e os alunos aprenderão a respeitar o ritmo de aprendizagem dos colegas.
  • Ao lado de cada imagem, escreva a palavra que a representa, em letra bastão, diante das crianças, para que elas percebam que a escrita representa os sons da fala e que a direção da escrita se dá da esquerda para a direita e de baixo para cima.

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Orientações:

  • Pergunte à turma:

- Qual o nome deste produto?

- Com que letra ele começa?

- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Depois de completar a lista com as imagens fornecidas, pergunte aos alunos que letras faltam para que a lista de compras de A a Z fique completa.
  • Mostre a eles, então, os folhetos e tabloides de supermercado, para que os manuseiem e compreendam como será a dinâmica das aula seguinte, na qual eles ajudarão a completar a lista.
  • Oriente os alunos para que angariem com os familiares alguns folhetos e tabloides como os mostrados por você, além de rótulos de produtos que costumam usar em casa. Explique que esses materiais serão usados para preencher as letras do alfabeto que ainda estão em branco na lista de compras da turma.
  • Envie um bilhete às famílias fazendo a solicitação de folhetos, tabloides e rótulos, porém ressalte que não é preciso comprar produtos exclusivamente para a atividade, e sim enviar aqueles que eventualmente já possuam em casa. Além de evitar a compra de produtos desnecessários, essa informação é importante para que a tarefa não se torne um peso para os familiares.

Materiais complementares: folhetos e tabloides de supermercado.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Letras iniciais das palavras de uma lista de compras

Finalidade da aula: Identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras.

 

Materiais necessários: várias folhas de cartolina ou papel pardo, pincel atômico, figuras (clique aqui para acessar o arquivo das figuras) e folhetos/tabloides de supermercado.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro), possivelmente terão dificuldade em saber que letras são necessárias para escrever as palavras, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.

 

Referências sobre o assunto:

- Projeto Alfaletrar, encabeçado por Magda Soares (http://alfaletrar.org.br/sobre-o-alfaletrar)
- Vídeo do Ceale Debate (FaE/UFMG) de 24/04/18 - Tema: "Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?" (https://www.youtube.com/watch?v=dZWRhRN10ts)
- Livro “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais
- Livro “Reflexões sobre alfabetização”, de Emilia Ferreiro


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes