Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o título da aula com os alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos. Por exemplo:
- O que vocês imaginam que são dispositivos de registros de imagem?
- Vocês conhecem algum?
- Saberiam dizer como eles funcionam?
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:
- O que vocês entendem da primeira imagem?
- O que vocês entendem das imagens imagem?
- Quais são as semelhanças?
- Quais são as diferenças?
- O que as pessoas pretendem fazer?
- Vocês conhecem o objeto utilizado pelas pessoas?
- Para que serve?
Oriente e medeie a discussão de forma que o registro da imagem/paisagem fique evidenciado.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:
- Como a câmera fotográfica capta as imagens?
- O que será que tem nas máquinas que nos permite registrar um momento?
- Conseguimos enxergar seus detalhes?
- Vocês conhecem algo que não conseguimos enxergar?
- O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Inicie a atividade apresentando o slide. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro.
Divida a turma em cinco grupos e entregue a cada um os seguintes materiais: 1 cartolina preta, 1 caixa de papelão (aproximadamente 26cmX18cmX8cm), fita preta, papel vegetal e a lente retirada de uma lupa. Instruções para a construção da câmara.
Oriente para que cada um construa um protótipo de um objeto de registro de imagens semelhante a uma máquina fotográfica utilizando os princípios da câmara escura, seguindo as instruções que receberam junto com o material.
Reserve 25 minutos para essa parte da atividade. Vá observando e mediando as construções, mas deixe que os alunos construam da forma que preferirem, que criem hipóteses e façam tentativas. Se possível, registre as hipóteses dos alunos.
Assim que os modelos estiverem prontos, oriente cada grupo a apresentar o que construiu e ir completando os próprios trabalhos com informações oferecidas pelos outros grupos.
Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, questione os alunos: (reserve 5 minutos para a parte final da atividade)
- O que vocês observaram na construção do objeto?
- Quais elementos eram necessários?
- Qual a função da lente?
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos:
- Como estava a imagem que vocês observaram?
Recorrendo à imagem do slide, oriente-os a observar com atenção e perceber por que a imagem se apresenta invertida.
Após mostrar a imagem e ouvir as reflexões dos alunos, explique que os raios de luz entram na câmera, se cruzam e isso faz com que a imagem se forme invertida – debaixo pra cima e da direita pra esquerda, como eles observaram no protótipo.
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Continue a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:
- Qual a função da lente para a formação da imagem?
- Como vocês imaginam que a imagem é registrada?
Neste momento, é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes utilizadas nos objetos. Porém, esse assunto é melhor trabalhado na aula CIE5_11TU04, na qual o aprofundamento, a aplicação e as diferenças sobre essas lentes e seu uso serão abordados.