13468
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - As Drogas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a definição de DROGAS trazida pela OMS

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Folhas impressas da atividade (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qp5nPup3HWn3RFSrfHNCkbfHtxxAXbnjXRTpWDuJw5XUeSe9Jj4XRqvdv7Uw/orientacoes-ao-professor-mao-na-massa-cie6-08ve01.pdf) e materiais para consulta na etapa mão na massa (acesso à internet ou impressos previamente).

Materiais de apoio:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qp5nPup3HWn3RFSrfHNCkbfHtxxAXbnjXRTpWDuJw5XUeSe9Jj4XRqvdv7Uw/orientacoes-ao-professor-mao-na-massa-cie6-08ve01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fepj8PF7Q6SNu8pHJhegRZjjn6aUrUGs4eFayxSJeMpjBcJSADCjB6w28Sdu/atividade-para-impressao-quadro-cie6-08ve01.pdf

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que vocês discutirão sobre a definição de Drogas, seus efeitos no organismo e impactos na sociedade.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem um projeto, ou melhor, o projeto da escola de alguém. Leia a história e, se possível, projete para que os estudantes a acompanhem (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz).

De acordo com o seu contexto escolar é indicado que o nome do personagem seja alterado se houver algum estudante com o mesmo nome em sua turma.

Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas, como:

  • Você conhece o lambe-lambe? Como costumam ser escritos? Com qual objetivo? (espera-se que os estudantes abordem o fato de ser uma arte provocativa que faz indagações gerando reflexões);
  • O que a mensagem quer dizer? Por que se utilizou duas vezes a palavra droga? (espera-se que compreendam o tom pejorativo da imagem em questão);
  • Por que Rafael poderia ter ficado em dúvida? A definição de drogas pode ser mais complexa do que aparenta? Por quê? (Espera-se que toquem no assunto de que há tipos de drogas, por exemplo).
  • E, afinal, o que são drogas?

Também é possível convidar o(a) professor(a) de arte para uma parceria, para que explique um pouco mais sobre esse tipo de arte, o lambe-lambe.

Material de apoio:

Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando-as no caderno, e que as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas, como:

  • As drogas são um perigo para a saúde? Por quê?
  • Há tipos de drogas? Todas atuam da mesma forma?

Lembre-se de que este é um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses formuladas pelos próprios estudantes.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Sugere-se no máximo 20 minutos para a realização desta atividade. Você deverá entregar para cada estudante uma folha impressa “Definições e descobertas” e eles deverão registrar sua hipótese individual sobre o conceito de drogas. Depois, deverão se unir a outro colega (sugestão de formação de duplas no material de orientações), compartilhar suas ideias e eles construirão uma hipótese da dupla, registrando-a na folha impressa. Finalmente, deverão analisar a definição sobre drogas proposta pela OMS, registrando no campo específico da folha impressa e pesquisarão novas informações em materiais de pesquisa, como os sugeridos no documento de orientações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qp5nPup3HWn3RFSrfHNCkbfHtxxAXbnjXRTpWDuJw5XUeSe9Jj4XRqvdv7Uw/orientacoes-ao-professor-mao-na-massa-cie6-08ve01.pdf. Os materiais podem ser impressos e distribuídos aos estudantes ou poderão acessar os materiais em equipamentos com acesso à internet, caso disponível em sua escola.

Para apresentar a definição da OMS você pode projetá-la ou escrevê-la no quadro. A impressão da folha pode ser substituída pela organização do esquema no caderno caso prefira, então, passe-o no quadro e peça que os estudantes reproduzam em seus cadernos. Todavia, este procedimento requer mais tempo. Apesar de serem frutos de discussão, os registros são individuais e podem, assim, serem colados no caderno como materiais de estudos.

Ao circular pelas duplas incentive-os em suas discussões, questionando:

  • Todas as drogas são iguais?
  • Como as drogas agem em nosso corpo? Em quais partes dele?

Link para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fepj8PF7Q6SNu8pHJhegRZjjn6aUrUGs4eFayxSJeMpjBcJSADCjB6w28Sdu/atividade-para-impressao-quadro-cie6-08ve01.pdf.

Link para orientações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qp5nPup3HWn3RFSrfHNCkbfHtxxAXbnjXRTpWDuJw5XUeSe9Jj4XRqvdv7Uw/orientacoes-ao-professor-mao-na-massa-cie6-08ve01.pdf.

Materiais necessários: Folhas impressas e materiais para consulta (acesso à internet ou impressos previamente).

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 10 minutos para esse momento. Para esta etapa peça que algumas duplas compartilhem com a turma as suas descobertas e hipóteses. Faça intervenções e conexões buscando relacionar as percepções dos estudantes à questão disparadora e aos objetivos da aula.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Sugere-se 6 minutos para este momento. Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e retome a questão disparadora, leia e peça que a respondam novamente, considerando o que discutiram nas atividades anteriores. Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à questão e peça que todos registrem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula. Neste momento você pode retomar as respostas dos estudantes às questões e caso algum tópico importante tenha ficado fora da discussão, retome-o neste etapa.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 6 minutos para este momento. Projete o slide ou leia as informações para discuti-las com os estudantes e, assim, sistematizar os conteúdos da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Folhas impressas da atividade (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qp5nPup3HWn3RFSrfHNCkbfHtxxAXbnjXRTpWDuJw5XUeSe9Jj4XRqvdv7Uw/orientacoes-ao-professor-mao-na-massa-cie6-08ve01.pdf) e materiais para consulta na etapa mão na massa (acesso à internet ou impressos previamente).

Materiais de apoio:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qp5nPup3HWn3RFSrfHNCkbfHtxxAXbnjXRTpWDuJw5XUeSe9Jj4XRqvdv7Uw/orientacoes-ao-professor-mao-na-massa-cie6-08ve01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fepj8PF7Q6SNu8pHJhegRZjjn6aUrUGs4eFayxSJeMpjBcJSADCjB6w28Sdu/atividade-para-impressao-quadro-cie6-08ve01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que vocês discutirão sobre a definição de Drogas, seus efeitos no organismo e impactos na sociedade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem um projeto, ou melhor, o projeto da escola de alguém. Leia a história e, se possível, projete para que os estudantes a acompanhem (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz).

De acordo com o seu contexto escolar é indicado que o nome do personagem seja alterado se houver algum estudante com o mesmo nome em sua turma.

Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas, como:

  • Você conhece o lambe-lambe? Como costumam ser escritos? Com qual objetivo? (espera-se que os estudantes abordem o fato de ser uma arte provocativa que faz indagações gerando reflexões);
  • O que a mensagem quer dizer? Por que se utilizou duas vezes a palavra droga? (espera-se que compreendam o tom pejorativo da imagem em questão);
  • Por que Rafael poderia ter ficado em dúvida? A definição de drogas pode ser mais complexa do que aparenta? Por quê? (Espera-se que toquem no assunto de que há tipos de drogas, por exemplo).
  • E, afinal, o que são drogas?

Também é possível convidar o(a) professor(a) de arte para uma parceria, para que explique um pouco mais sobre esse tipo de arte, o lambe-lambe.

Material de apoio:

Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando-as no caderno, e que as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas, como:

  • As drogas são um perigo para a saúde? Por quê?
  • Há tipos de drogas? Todas atuam da mesma forma?

Lembre-se de que este é um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses formuladas pelos próprios estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Sugere-se no máximo 20 minutos para a realização desta atividade. Você deverá entregar para cada estudante uma folha impressa “Definições e descobertas” e eles deverão registrar sua hipótese individual sobre o conceito de drogas. Depois, deverão se unir a outro colega (sugestão de formação de duplas no material de orientações), compartilhar suas ideias e eles construirão uma hipótese da dupla, registrando-a na folha impressa. Finalmente, deverão analisar a definição sobre drogas proposta pela OMS, registrando no campo específico da folha impressa e pesquisarão novas informações em materiais de pesquisa, como os sugeridos no documento de orientações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qp5nPup3HWn3RFSrfHNCkbfHtxxAXbnjXRTpWDuJw5XUeSe9Jj4XRqvdv7Uw/orientacoes-ao-professor-mao-na-massa-cie6-08ve01.pdf. Os materiais podem ser impressos e distribuídos aos estudantes ou poderão acessar os materiais em equipamentos com acesso à internet, caso disponível em sua escola.

Para apresentar a definição da OMS você pode projetá-la ou escrevê-la no quadro. A impressão da folha pode ser substituída pela organização do esquema no caderno caso prefira, então, passe-o no quadro e peça que os estudantes reproduzam em seus cadernos. Todavia, este procedimento requer mais tempo. Apesar de serem frutos de discussão, os registros são individuais e podem, assim, serem colados no caderno como materiais de estudos.

Ao circular pelas duplas incentive-os em suas discussões, questionando:

  • Todas as drogas são iguais?
  • Como as drogas agem em nosso corpo? Em quais partes dele?

Link para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fepj8PF7Q6SNu8pHJhegRZjjn6aUrUGs4eFayxSJeMpjBcJSADCjB6w28Sdu/atividade-para-impressao-quadro-cie6-08ve01.pdf.

Link para orientações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qp5nPup3HWn3RFSrfHNCkbfHtxxAXbnjXRTpWDuJw5XUeSe9Jj4XRqvdv7Uw/orientacoes-ao-professor-mao-na-massa-cie6-08ve01.pdf.

Materiais necessários: Folhas impressas e materiais para consulta (acesso à internet ou impressos previamente).

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 10 minutos para esse momento. Para esta etapa peça que algumas duplas compartilhem com a turma as suas descobertas e hipóteses. Faça intervenções e conexões buscando relacionar as percepções dos estudantes à questão disparadora e aos objetivos da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Sugere-se 6 minutos para este momento. Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e retome a questão disparadora, leia e peça que a respondam novamente, considerando o que discutiram nas atividades anteriores. Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à questão e peça que todos registrem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula. Neste momento você pode retomar as respostas dos estudantes às questões e caso algum tópico importante tenha ficado fora da discussão, retome-o neste etapa.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 6 minutos para este momento. Projete o slide ou leia as informações para discuti-las com os estudantes e, assim, sistematizar os conteúdos da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano