Disponbilize livros para as crianças selecionarem os personagens favoritos e brincarem com eles.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Geanne Moreira da Silva
Mentor: Elisiane Andreia Lippi
Especialista do subgrupo etário: Mônica Sâmia
Campos de Experiência: O EU, O NÓS E O OUTRO; CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS; ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
Transversal:
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Abordagem didática: O jogo simbólico é estruturador no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças porque, por meio da imaginação e da possibilidade de assumir papeis diferenciados, elas constroem compreensões sobre a realidade. As situações imaginárias são caminhos para a construção do pensamento abstrato e colocam os pequenos na condição de potencializar tudo o que sabem para representar diferentes papeis e resolver desafios inerentes a eles. Assim, desenvolvem a autonomia, ao mesmo tempo em que vão tomando consciência e demonstrando suas compreensões sobre o mundo, sobre as relações sociais e sobre si mesmas.
Código: EDI3_34UND02
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes